Campanha de Vacinação contra Influenza 2025 inicia em São Gonçalo do Rio Abaixo
A Secretaria de Saúde de São Gonçalo do Rio Abaixo deu início nessa segunda-feira (7), à Campanha de Vacinação contra Influenza, que se estenderá até janeiro de 2026. A ação visa imunizar a população contra os vírus sazonais da gripe, com atenção especial aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.
Neste ano, a novidade é a inclusão dos trabalhadores dos Correios entre os grupos contemplados. A vacinação está disponível em todas as Unidades de Saúde da Família do município, com horários diferenciados: de segunda a quinta-feira, das 8h30 às 16h30, e nas sextas-feiras, das 8h30 às 15h30.
Um dia especial de mobilização, o chamado Dia “D”, está marcado para 10 de maio, sábado, quando todas as unidades de saúde ficarão abertas das 8h30 às 16h30 para intensificar a vacinação.
Os grupos prioritários incluem: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes em qualquer período da gravidez, idosos com 60 anos ou mais, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), povos indígenas e comunidades quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde e educação, profissionais de segurança pública e salvamento. Também as pessoas com deficiência permanente, profissionais de transporte (caminhoneiros, motoristas de ônibus e trabalhadores portuários), população carcerária e funcionários do sistema prisional, pessoas com doenças crônicas (respiratórias, cardíacas, renais, diabetes, entre outras).
Para se vacinar, é necessário apresentar CPF ou Cartão do SUS, além do cartão de vacina. No caso de crianças, é obrigatória a apresentação de documento de identificação e carteira de vacinação.
A Secretaria de Saúde ressalta a importância da vacinação para prevenir casos graves de gripe e suas complicações, especialmente nos grupos mais vulneráveis. A influenza pode ser especialmente perigosa para esses grupos prioritários. A vacina é segura e protege contra as formas mais graves da doença.
Arquivo/PSGRA
Vacinação está disponível nos Postos de Saúde a todos os grupos prioritários.
—