Carnaval de BH ganha novo ritmo com a chegada da Virada Eletrônica e do Quarteirão Eletrônico
Iniciativas prometem agitar o carnaval de BH com grandes nomes da cena eletrônica e intervenções que vão embalar o after dos blocos da capital
Zeca Carmargo, a DJ alemã Celine, DJ Carlos Kroeff, DJ Tom McGuigan são algumas das atrações da Virada Eletrônica que acontece de segunda para terça, entre 22h e 5h. O Quarteirão Eletrônico será de sábado a terça, sempre de 19h às 20h.
O carnaval de Belo Horizonte vai ganhar uma nova frequência em 2025 com a chegada da Virada Eletrônica e do Quarteirão Eletrônico. Sob o comando de conhecidos DJs e VJs da cena eletrônica da capital mineira e convidados de renome internacional, os eventos prometem uma festa com muita música, performances e projeções. O Quarteirão Eletrônico, com curadoria de Felipe Reis e Leandro Rallo, levará o som dos DJs para as dispersões da Via Andradas, Via Brasil e Via Amazonas, durante todos os dias da folia, logo após os desfiles dos blocos, sempre das 19h às 20h. Já a Virada Eletrônica, será o grande after do carnaval de Belo Horizonte na Via das Artes Amazonas no dia 03/03 (segunda) para 04/03 (terça), das 22h às 5h, com a participação de artistas como Zeca Camargo, a DJ alemã Celine e vários outros.
A Virada Eletrônica faz parte da Via das Artes, iniciativa do Governo de Minas, realizada pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) e pela Fundação Clóvis Salgado (FCS), em correalização com a Prefeitura de Belo Horizonte e patrocínio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e Cemig. Para Sérgio Rodrigo Reis, presidente da Fundação Clóvis Salgado, “essa é uma oportunidade de celebrar a cultura mineira em suas diversas formas, mostrando a força da nossa tradição carnavalesca e a nossa abertura para novas expressões artísticas”.
Um dos curadores dos projetos, Felipe Reis, explica que a ideia é oferecer uma experiência diferente para o folião, unindo a tradição do Carnaval com a energia da música eletrônica. “Queremos que as pessoas sintam a vibração da cidade, a alegria do Carnaval, mas com um toque moderno e inovador”, completa.
Virada Eletrônica – 3/3, segunda, às 22h até 4/3, terça, às 5h – Av. Amazonas, número 77, Centro
A Virada Eletrônica na Via das Artes Amazonas será um grande after do Carnaval de BH. A festa começa na segunda, dia 03/02, às 22h com o DJ Leandro Rallo, que se revezará com performances de circo e as visualizações dos VJs. À meia-noite, Zeca Camargo, artista e pesquisador musical, assume o comando com uma seleção que vai do pop ao funk, do eletrônico às brasilidades. Às 2h, Felipe Reis B2B Celine, um encontro de DJs, VJs e artistas circenses, prometem um show de EDM com sets variados que culminarão em uma grande performance visual. E para encerrar a noite, às 4h, Shapless assume o comando com um after party que mistura Chill-out, performances de circo relaxantes e projeções noturnas. A Virada Eletrônica será na Av. Amazonas, número 77, Centro.
Quarteirão Eletrônico – diariamente, das 19h às 20h
No Quarteirão Eletrônico da Via da Artes Andradas (avenida dos Andradas 4.000), a festa começa no sábado com o DJ Carlo Dee, seguido pelo DJ Markko no domingo, DJ Tom McGuigan na segunda-feira e DJ Carlos Kroeff na terça-feira. Todas as noites, o público poderá conferir a animação digital do VJ Céu Estrelado, que representa o céu durante a folia, e as performances da Trupe do Circo de rua.
Na Via das Artes Brasil (avenida Brasil, 883), o Quarteirão Eletrônico também promete agitar o público. No sábado, o DJ Leo Mille assume o comando, seguido pelo DJ Valber no domingo e na terça-feira, e pelo DJ Markko na segunda-feira. O VJ Noite, com seu visual interativo “Cores do Carnaval”, que celebra as cores da festa, e a Trupe do Circo de rua, com suas performances, garantem a animação todas as noites.
A Via das Artes Amazonas (avenida Amazonas,77) também terá o seu Quarteirão Eletrônico, com uma programação especial. No sábado, o DJ Markko assume o comando, seguido pelo DJ Carlos Kroeff no domingo, DJ Paula Vilarino na segunda-feira e DJ Tom McGuigan na terça-feira. Todas as noites, o VJ Visual de Folclore Mineiro, com seus estímulos visuais inspirados na cultura mineira, e a Trupe do Circo de rua, com suas performances, prometem encantar o público.