Geral

Comemoração ao aniversário de Carlos Drummond de Andrade conta com atentado poético e presença de Imortal da Academia Brasileira de Letras em BH

 

Diversas atividades incluem aula com Antonio Carlos Secchin, aberta ao público geral

 

 

A cidade de Belo Horizonte será palco de uma série de ações em homenagem ao poeta Carlos Drummond de Andrade. Organizadas pela Fundação Torino, Escola Internacional de Nova Lima, MG, a partir de uma proposta de comemoração anual do Dia D do Instituto Moreira Salles, essas ações acontecem em apresentações e exposições nos dias 30 e 31. A programação inclui atividades educativas e criativas, explorando a obra de Drummond através de expressões artísticas produzidas pelos alunos e convidados.
Serão diversos eventos especiais. Um deles é a aula ministrada por Antonio Carlos Secchin, imortal da Academia Brasileira de Letras, que fará uma interpretação que promete mergulhar nas profundezas da poesia de Carlos Drummond de Andrade. Intitulado “Um Encontro: o poeta Drummond e o menino Carlos“, o evento acontecerá no dia 30 de outubro, às 19h30, um dia antes do aniversário do poeta. A aula também faz parte do Divinas Conversas, ciclo de encontros e palestras promovido pela Fundação Torino, Escola Internacional de Nova Lima, MG. Aberto ao público geral, o evento tem como objetivo aproximar a comunidade das culturas brasileira e italiana por meio da língua e da literatura de ambos os países.
Apaixonado pela obra de Drummond, Secchin realiza os famosos saraus, nos quais aborda diversos aspectos da vida e do vasto trabalho do poeta, natural de Itabira. A aula interpretativa se concentrará no poema “Infância”, escrito em 1930. Este poema, de aparente simplicidade, contém as grandes questões que permeiam a poesia de Drummond. A proposta é revelar como uma leitura atenta e minuciosa pode trazer à superfície um universo de significados, muitas vezes ofuscados em uma primeira leitura. “Nosso objetivo é mostrar que, por trás da simplicidade do texto, existe um vasto mundo de informações ocultas, revelando as nuances e complexidades da poesia de Drummond”, comenta Antonio Carlos Secchin.

“Secchin é uma referência em crítica literária no Brasil e internacionalmente. Ele é um dos melhores intérpretes de autores como João Cabral de Melo Neto, Cecília Meireles e Carlos Drummond de Andrade. A Fundação Torino oferece ao público uma oportunidade única, uma ocasião ímpar para mergulhar nos mistérios da literatura drummondiana, guiados pela perspicácia de Secchin”, explica Rogério Faria Tavares, jornalista, escritor, presidente emérito da Academia Mineira de Letras e curador desta edição do Divinas Conversas.

No dia 31, aniversário de Drummond, o “Atentado Poético” na Praça da Liberdade será marcado por intervenções poéticas e um “abandono” de livros de Drummond, uma iniciativa do grupo de teatro da Fundação Torino. As ações serão finalizadas em um Sarau Literário no mesmo dia, celebrando a poesia e a literatura.

Essas expressões artísticas serão o resultado de todo um trabalho realizado dentro da programação curricular do mês de outubro. Alunos da Fundação participarão de oficinas de arte, literatura, música e tecnologia, interpretando e reimaginando a poesia de Drummond de maneiras inovadoras. Para os estudantes da Scuola Media (Ensino Fundamental II), as atividades incluem oficinas nas quais técnicas de colagem e escrita criativa serão utilizadas para desenvolver novos textos a partir dos versos de Drummond. Além disso, se dedicarão à música, transformando versos e poemas do autor em canções.

Os alunos da Scuola Superiore (Ensino Médio) vão se aprofundar na era digital, explorando a inteligência artificial para criar imagens que ilustrem textos e poemas de Drummond. Uma das turmas se concentrará na obra “Boitempo”, fazendo uma leitura e remixagem dos textos e relacionando-os com seus próprios projetos de vida. Outra turma trabalhará em uma mostra fotográfica e no desenvolvimento de desenhos e caricaturas inspirados em Drummond, com destaque para uma palestra sobre o poema “A Máquina do Mundo”, ministrada por Pedro Rena Todeschi, um ex-aluno e agora mestre pela UFMG.

Todas essas atividades também servirão para comemorar o Dia Nacional da Língua Portuguesa em 5 de novembro. Esta é uma oportunidade imperdível para todos os amantes da literatura e poesia se reunirem e explorarem a poesia de Drummond em um ambiente inspirador e educativo.

 

Serviço

Divinas Conversas com Antonio Carlos Secchin — Um Encontro: o poeta Drummond e o menino Carlos

Data — 30 de outubro

Horário — 19h30

Local: Fundação Torino -Rua Jornalista Djalma Andrade, 1300. Piemonte. Nova Lima, MG

Convites – disponíveis:

Link

Crédito – Aroreira

Sobre Antonio Carlos Secchin

Poeta renomado com oito livros publicados, dentre os quais destacam-se “Desdizer” (2017), “Cantar amigo” (2017) e “Todos os ventos”, este último agraciado com três prêmios de melhor livro do gênero no Brasil em 2002.

Como ensaísta, é autor de importantes obras, incluindo “Percursos da poesia brasileira, do século XVIII ao XXI”, que foi premiado pela APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) em 2018 como o melhor ensaio publicado no país. Outras obras notáveis incluem “Papéis de prosa” e “Papéis de poesia II”, ambos lançados pela Editora da UNESP em 2022.

Foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras em junho de 2004 e, atualmente, desempenha o papel de Secretário-Geral da instituição. Em 2019, foi honrado com o Grande Prêmio Cidade do Rio de Janeiro, concedido pela Academia Carioca de Letras, reconhecendo o conjunto de sua obra literária.

Sobre o Divinas Conversas

Criado em 2016, o Divinas Conversas é um ciclo de encontros promovido pela Fundação Torino, com o intuito de integrar conhecimentos, ideias e pensamentos que permeiam as culturas brasileira e italiana, através da literatura de ambos os países. Não apenas nomes ligados diretamente à arte da escrita, mas também profissionais de outras áreas afins, fazem parte da seleção de palestrantes. Os encontros acontecem no auditório da Fundação Torino e são abertos à comunidade escolar e ao público externo.

Sobre a Fundação Torino

Há mais de 45 anos reconhecida pela consolidada tradição científica e humanística, a Fundação Torino, regulamentada pelos governos brasileiro e italiano, atua como Escola Internacional, da Educação Infantil ao Ensino Médio, e oferece duplo diploma aos seus alunos, que podem ingressar nas mais conceituadas universidades do Brasil, da União Europeia e da América. As ações educacionais da Fundação Torino ultrapassam seus muros, trazendo várias conexões entre temas como literatura, música, arte, esportes, tecnologia, entre outros.

Atuando também como Centro de Línguas em dois pontos da Cidade – Belvedere e Praça da Liberdade (nas dependências da Casa Fiat de Cultura), a Escola oferece cursos de idioma também na modalidade on-line, sendo referência no ensino de italiano, idioma do berço da cultura ocidental.

Em 2016, a Fundação Torino inaugurou seu Centro Cultural, que abriga a biblioteca Dante Alighieri, com títulos em vários idiomas; um auditório com programação variada de palestras e uma moderna galeria dedicada a exposições fotográficas. Toda a programação do Centro Cultural da Fundação Torino é gratuita.

Link

fundacaotorino

(31) 3289-4200