Geral

Conheça os dispositivos de segurança para o salto de paraquedas

Você quer saltar de paraquedas, mas ainda não pulou porque tem medo? Veja o quanto é seguro saltar de paraquedas e não deixe de viver essa experiência.

E se alguém te dissesse que saltar de paraquedas é ainda mais seguro que andar de ônibus?

Pois, saiba que isso é o que as estatísticas comprovam, segundo o infográfico produzido pela empresa americana especialista em saúde Best Health Degrees. E mesmo assim, ainda existem pessoas que desejam saltar de paraquedas, mas não saltam porque deixam o medo tomar conta.

Entretanto, muitos desses medos são infundados e tem como base a má informação. Por isso este conteúdo surgiu. Aqui, vamos apresentar os dispositivos de segurança usados no salto de paraquedas.

Então, veja como saltar de paraquedas é realmente seguro e não deixe que o medo tome conta, fazendo com que você perca uma das melhores sensações que existe. Confira!

Medo de saltar de paraquedas? Por quê?

Algumas pessoas desejam saltar de paraquedas, mas ainda assim possuem receios e acabam deixando de viver experiências memoráveis. Mas, por que essas pessoas têm medo de saltar de paraquedas?

Um dos principais medos refere-se ao fato de pensar na probabilidade do paraquedas não abrir, não é? “E se a corda arrebentar?” “E se o paraquedas não abrir?”

Contudo, esses receios não passam de mitos, visto que, hoje, os equipamentos utilizados são extremamente seguros e nem se usa mais a corda de rasgo para abri-lo.

Ou seja, o paraquedas abre através de um dispositivo de segurança, e se, acontecer de não abrir (o que é muito raro), o paraquedas extra funciona instantaneamente.

Além disso, a produção do equipamento é realizada com os melhores e mais resistentes materiais. Afinal, o equipamento acompanhou o avanço tecnológico, aprimorando todo seu funcionamento. Assim, a tecnologia garante segurança ao saltar de paraquedas.

Para se ter ideia, apesar de ser um esporte radical, o salto de paraquedas é mais seguro do que você imagina. Conforme a Associação de Paraquedismo dos Estados Unidos a taxa de acidentes fatais neste esporte é de 0,004 para 1000 saltos.

E ainda, esses dados foram confirmados também pela Universidade de Stanford, em matéria do BBC News, que compara os riscos de um dia comum aos riscos de um esporte radical, como o paraquedismo.

Portanto, não há o que temer, saltar de paraquedas é extremamente seguro. Mas, confirme a segurança desse esporte conhecendo mais sobre alguns itens que ajudam a proporcionar uma experiência incrível.

5 dispositivos de segurança para o salto de paraquedas

Equipamento

Todo equipamento para o salto de paraquedas é composto de cinco partes essenciais, veja quais:

  • Velame: parte superior do paraquedas, a qual se abre como um cogumelo, feito de seda ou nylon e pode ter até 10 metros de diâmetro. Todo equipamento conta com dois, um principal e uma reserva;

  • Altímetro: instrumento que indica a distância do nível do mar. Usam para saber quando acionar o paraquedas, emitindo avisos sonoros. No entanto, hoje temos também o DDA, dispositivo de abertura automática, que serve para abrir o paraquedas automaticamente, caso o velame não seja acionado.

  • Capacete: todos os saltadores precisam usá-lo para proteger a cabeça de qualquer esbarrão;

  • Óculos: dispositivo de segurança para proteger os olhos de ventos fortes, visto que os saltos podem alcançar 300 km por hora;

  • Macacão: existem vários tipos de macacão, conforme seu objeto. Ou seja, quanto maior ele for, menor será a velocidade da queda livre.

Cursos

Qualquer pessoa que deseja saltar de paraquedas pela primeira vez passa por um treinamento rápido e prático no solo, onde recebe orientações de um instrutor preparado que irá realizar o salto duplo.

Ou seja, ninguém salta de paraquedas sozinho sem passar por diversos procedimentos de preparação. Assim, o primeiro salto, chamado salto duplo ou “tandem”, é aquele onde o passageiro salta acompanhado do instrutor.

Neste caso, o passageiro só precisa relaxar e curtir o momento, visto que o instrutor é o responsável por todas as etapas do salto. Portanto, ele é quem vai acionar o paraquedas.

Instrutor

Para se tornar um instrutor de salto duplo, o piloto realiza uma série de cursos e ainda comprova uma quantidade específica de saltos feitos. Ou seja, não é qualquer pessoa que pode saltar como instrutor.

Além disso, é uma das últimas carteiras que os paraquedistas podem tirar. Isto porque, o instrutor que acompanha o salto duplo precisa apresentar determinado nível técnico, assim como experiência em saltos. Deste modo, garante segurança e conforto aos seus passageiros.

Vale ressaltar que os cursos exigidos para ser um instrutor são certificados pela Confederação Brasileira de Paraquedismo, bastante exigentes com seus alunos.

Reconhecimento da empresa de paraquedismo

Toda empresa que oferece este serviço precisa estar regulamentada conforme os padrões e normas estabelecidos pelos órgãos internacionais de regularização do esporte.

Desta forma, a empresa deve apresentar instrutores profissionais e habilitados. Assim como um bom atendimento ao público e disponibilizar equipamentos revisados e qualificados para a prática.

Além disso, confira a área de pouso e procure ouvir ou ler sobre a experiência de pessoas que já saltaram com a empresa desejada. Você pode encontrar esses depoimentos em sites e redes sociais da empresa.

Local

Geralmente, o local é determinado conforme as características de cada região. Entretanto, alguns pontos fundamentais precisam ser observados para garantir a segurança do salto, como o espaço e o pouco tráfego aéreo.

Assim, quem deseja saltar de paraquedas busca por lugares especializados, assim, pular de paraquedas em Boituva costuma ser a primeira opção para quem deseja dar o primeiro salto.

Isto porque, a cidade abriga o Centro Nacional de Paraquedismo que se encontra a 116 km da capital paulista. Além disso, o local apresenta o maior centro da América Latina, com bares, restaurantes, hotel, área de camping, vestiários e estacionamento. Ou seja, conta com uma estrutura completa e garante a segurança em diferentes tipos de saltos, com instrutores bem qualificados.

Então, é seguro saltar de paraquedas?

Vale ressaltar que, antes do salto, é fundamental realizar um exame médico que certifique suas condições de saúde. Visto que a adrenalina no momento é alta. Por isso, algumas pessoas com problemas de coração devem evitar o salto.

Mas, com exames médicos realizados, transforme seu medo em coragem! Afinal, como você viu, vários dispositivos e procedimentos de segurança funcionam para garantir um salto de paraquedas seguro e emocionante.

Portanto, com todas essas informações, você está esperando o quê para viver essa aventura?