Criador de técnica inovadora para cirurgia de fissura labiopalatina participa do 60º Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica
Criador de técnica inovadora para cirurgia de fissura labiopalatina participa do 60º Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica
Dr. David Fisher conduziu treinamento sobre o método que usa tecnologia de simulação 3D para que cirurgiões aprimorassem suas técnicas de correção de fissuras labiopalatinas com maior precisão e segurança
A Smile Train, maior organização mundial dedicada ao tratamento de fissuras labiopalatinas, trouxe ao Brasil o cirurgião plástico canadense Dr. David Fisher para participar do 60º Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, que aconteceu de 30 de outubro a 1º de novembro de 2024, em João Pessoa (PB). Dr. Fisher, reconhecido por ser o inventor da técnica de Fisher, conduziu uma sessão de treinamento no simulador cirúrgico de fissura labiopalatina no dia 31 de outubro, que incluiu a marcação de lábio unilateral, ensinando como realizar essa marcação de forma precisa por meio de sua técnica.
Dr. David Fisher é cirurgião plástico no Hospital for Sick Children, em Toronto, Canadá, e é reconhecido internacionalmente por sua experiência em cirurgias pediátricas, especialmente na correção de fissuras labiopalatinas. Além de seu trabalho clínico, ele é um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento de técnicas inovadoras na área de fissuras e integra clínicas especializadas em regiões remotas do Canadá, promovendo o acesso a cuidados de alta qualidade.
Desenvolvido pela Simulare Medical, uma divisão da Smile Train desde 2020, o simulador cirúrgico de fissura labiopalatina unilateral permite que cirurgiões pratiquem e aprimorem suas habilidades a qualquer momento e em qualquer lugar. Usando impressões 3D e silicone, o simulador recria diferentes tipos de tecido, como pele, músculo e gordura, oferecendo um dos modelos mais realistas disponíveis para treinamento cirúrgico. Além de refinar habilidades técnicas, ele também educa cirurgiões sobre diversos tipos de defeitos de fissura, incluindo unilaterais e bilaterais.
“O simulador fortalece a capacidade das equipes cirúrgicas, garantindo cirurgias mais seguras e de alta qualidade, especialmente em países de baixa e média renda, onde o acesso a treinamentos clínicos avançados pode ser limitado”, comenta Mariane Goes, diretora de Treinamento e Educação da Smile Train para a América Latina e Caribe.
A Smile Train tem sido pioneira na introdução de tecnologias como o Simulare para capacitar profissionais de saúde locais em mais de 70 países, oferecendo não apenas cirurgias de fissura, mas um atendimento multidisciplinar completo. Desde 1999, a organização já realizou mais de 1,5 milhão de cirurgias em todo o mundo, mudando a vida de milhares de crianças.
Sobre Smile Train
A Smile Train capacita profissionais de saúde locais com treinamento, financiamento e recursos para fornecer cirurgia gratuita de fissura labiopalatina e atendimento multidisciplinar para crianças em todo o mundo. A organização promove uma solução sustentável e um modelo de saúde global escalável para o tratamento de fissuras, melhorando drasticamente a vida das crianças, incluindo a sua capacidade de comer, respirar, falar e, em última análise, prosperar. Para mais informações sobre a Smile Train e o simulador de fissura labiopalatina, visite: www.smiletrain.org.
Imagens relacionadas
![]() Divulgação baixar em alta resolução |
![]() Divulgação baixar em alta resolução |