Danfoss leva caminhão elétrico da Dinamarca para Le Mans, na França
Danfoss leva caminhão elétrico da Dinamarca para Le Mans, na França
- O caminhão elétrico da Danfoss, de 20 toneladas e 17 metros de comprimento, está acompanhando 47 carros elétricos na “maior viagem elétrica do mundo”;
- O caminhão da Danfoss participa da jornada para destacar o potencial de eletrificação e descarbonização do transporte pesado;
- A viagem pretende dissipar a ansiedade pela autonomia e demonstrar que é possível eletrificar o transporte numa extensão muito maior do que comumente se percebe atualmente.
O grupo de engenharia dinamarquês Danfoss anunciou hoje que irá conduzir um dos seus caminhões elétricos da Dinamarca para Le Mans, na França, para coincidir com a corrida de 24 horas, juntamente com 47 carros elétricos. O caminhão elétrico de 20 toneladas e 17 metros de comprimento fará parte do que os organizadores chamam de “a maior viagem elétrica do mundo”.
O caminhão elétrico faz parte da frota de caminhões totalmente elétricos da Danfoss. Ele participará na viagem para destacar o potencial de eletrificação e descarbonização do transporte pesado e as muitas soluções tecnológicas que já existem hoje. O caminhão contém vários componentes essenciais da Danfoss, que registrou um crescimento significativo no seu negócio de eletrificação nos últimos anos.
“De todos os caminhões na Dinamarca, 48% deles percorrem menos de 300 quilômetros por dia. Portanto, não vemos barreiras tecnológicas nem práticas à conversão para caminhões totalmente elétricos. Para garantir a melhor produtividade possível, a infraestrutura de carregamento deve ser estabelecida principalmente em locais como terminais de carga, para que o tempo de carregamento seja igual ao tempo do recarregamento elétrico. Estamos enviando um dos nossos oito caminhões elétricos para Le Mans a fim de provar que, já hoje, é possível percorrer distâncias maiores. Em outras palavras, não há razão para termos ansiedade por causa da autonomia e, ao mesmo tempo, a eletrificação do transporte pesado dará uma contribuição significativa para a transição ecológica”, afirma Torben Christensen, Diretor de Sustentabilidade da Danfoss.
De acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE), os caminhões e outros transportes pesados emitiram 1,776 milhões de toneladas de CO2 ao longo do ano de 2020.
A viagem é organizada como um evento sem fins lucrativos pela empresa GodEnergi e tem como objetivo dissipar a ansiedade pela autonomia e demonstrar que é possível eletrificar os transportes, numa extensão muito maior do que normalmente se percebe hoje.
“Somos 115 participantes, nesta viagem rodoviária, que amam o automobilismo e os carros, e ao mesmo tempo, que desejam provar que é possível percorrer longas distâncias em veículos elétricos. Temos o prazer de ter a parceria da Danfoss e de seu caminhão elétrico, por ser essa uma empresa reconhecida por suas soluções e tecnologia em eletrificação”, afirma Jan Darville, CEO da GodEnergi.
Eletrificado desde Nordborg, na Dinamarca, até Le Mans, na França
A viagem elétrica composta pelos 47 carros elétricos e pelo caminhão elétrico partirá oficialmente da sede da Danfoss em Nordborg, na ilha de Als, no sul da Jutlândia, em 12 de junho.
De Nordborg, a delegação cruzará a fronteira para a Alemanha e chegará à Holanda no mesmo dia para uma escala.
No dia 13 de junho, a delegação seguirá da Holanda, passando pela Bélgica, até ao destino final: Le Mans, na França. Todo o comboio consiste inteiramente em veículos elétricos e todos os aspectos da viagem são eletrificados. Os participantes contarão com a energia dos carros participantes para o acampamento, inclusive quando cozinharão seus alimentos em churrasqueiras elétricas.
Fatos: Tecnologia Danfoss no caminhão
Normalmente, o E-truck faz parte das operações internas da Danfoss e transporta cargas entre as instalações de produção e os locais logísticos. Além disso, o caminhão está repleto de soluções e componentes do portfólio próprio da Danfoss. A Danfoss Editron está fornecendo o carregador de bordo ED3 e a fonte de alimentação elétrica para os caminhões elétricos Volvo, o que permite o recarregamento CA rápido durante a noite e funciona como um facilitador essencial para a eletrificação de caminhões e ônibus rodoviários, bem como de veículos fora de estrada. A funcionalidade dupla do ED3 fornece 43 kW de potência para carregar um caminhão durante a noite (8 a 9 horas), enquanto utiliza tomadas de energia CA prontamente disponíveis. Isto permite a rápida implantação de caminhões EV, ao mesmo tempo que minimiza os custos de infraestrutura de carregamento para os usuários finais. Embora o carregamento CC seja mais rápido e, normalmente, a opção mais adotada, a capacidade de carregar rapidamente com energia CA (ou seja, conectar-se diretamente à rede elétrica para o recarregamento) é crucial, por fornecer flexibilidade aos veículos elétricos pesados. O recarregamento rápido em CA é necessário para eliminar a ansiedade pela autonomia para veículos comerciais que operam em rotas variáveis ou veículos em canteiros de obras, onde não é possível acessar o carregamento em CC. Este produto exclusivo também atua como uma tomada de energia elétrica (ePTO) de 44 kW para acionar funções auxiliares de veículos, como compressores em caminhões refrigerados e compactadores em caminhões de lixo, bem como funções de trabalho em veículos fora de estrada, tais como escavadeiras. A Semikron Danfoss fornece inversores de tração SKAI de alta tensão (HV) para caminhões elétricos da Volvo. O inversor de tração desempenha um papel crucial no controle do fluxo de energia elétrica da bateria para o motor elétrico que aciona o veículo. O controle preciso do fluxo é essencial para permitir a aceleração e desaceleração suaves, bem como um consumo eficiente de energia. Essencialmente, o inversor atua como uma extensão direta do acelerador do veículo, determinando a velocidade e a intensidade com que o motor deve funcionar, com base nas informações do motorista. O inversor também faz parte do trem de força que converte a corrente contínua (CC) da bateria em corrente alternada (CA), necessária ao motor elétrico. Por fim, é o inversor que permite a chamada travagem regenerativa, que amplia a autonomia do veículo elétrico ao produzir nova energia elétrica para a bateria quando o veículo freia e desacelera. O SKAI HV foi projetado para ser utilizado em ônibus, máquinas de construção, embarcações marítimas e caminhões, estando entre os inversores mais robustos e comprovados do mercado para veículos elétricos pesados. |
Sobre a Danfoss
A Danfoss desenvolve tecnologias avançadas que nos permitem construir um amanhã melhor, mais inteligente e mais eficiente. Nas cidades em crescimento, asseguramos o fornecimento de alimentos frescos e o melhor conforto em nossas casas e escritórios, atendendo à necessidade de infraestrutura eficiente em energia, sistemas conectados e energia renovável integrada. Nossas soluções são usadas em áreas como refrigeração, ar condicionado, aquecimento, controle de motores e máquinas móbil. Nossa engenharia inovadora remonta a 1933 e hoje a Danfoss ocupa posições líderes no mercado, empregando mais de 28 mil e atendendo clientes em mais de 100 países. Somos uma empresa privada controlada pela família fundadora. Leia mais sobre nós em www.danfoss.com.br.
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