Delivery noturno apresenta crescimento: como empresas de entregas vêm se adaptando à demanda
Entregas entre 18h e 4h demonstram crescimento de 13,8% no primeiro trimestre deste ano
Os pedidos de delivery no período noturno, que vai das 18h às 4h, cresceram 13,8% no primeiro trimestre deste ano em comparação com o último trimestre de 2022, de acordo com um levantamento da Gaudium, startup focada nos mercados de mobilidade e logística. A tendência pode ter influências dos hábitos adquiridos junto às medidas de restrição da pandemia de Covid-19, que levou as pessoas a pedirem todo tipo de produto e serviço para evitar sair de casa. Mas ela também sofre impacto na crescente flexibilidade de horários e de trabalho dos consumidores, além do aumento da oferta nos aplicativos.
“Antes, era muito comum que só se pedisse comida, o que mudou bastante nos últimos anos. Hoje você consegue receber produtos de farmácia, mercado, roupas, jóias e outros, que fogem dos horários de pico comuns das refeições. O trabalho mais autônomo, junto ao crescimento do home office, também afeta os horários dos usuários, que podem optar em trabalhar de noite/madrugada e pedir deliveries diversos durante o período”, defende Ricardo Góes, sócio-executivo da Gaudium.
A Taubaté Express (SP), empresa que realiza entregas de pequeno e médio porte de restaurantes, bares, adegas, auto peças e demais estabelecimentos, decidiu estender até às 23h o seu plantão comercial. “Por atendermos lojas de produtos diferentes, em que a demanda é muito variável, optamos por estabelecer um plantão do nosso time comercial todos os dias das 9h às 23h, servindo melhor os usuários que fazem pedidos à noite”, explica Edmar Herrero, fundador da empresa.
E na Nova Delivery, plataforma de entregas localizada na região de Piracicaba (SP), o plantão é 24h. “O nosso grande diferencial de empresas maiores, além das taxas mais baixas que cobramos, é também o nosso atendimento ao público e aos motoqueiros, que podem entrar em contato conosco a qualquer momento do dia”, pontua Cézar Mendes, ex-motoqueiro e criador da companhia.
Já a TaOn Delivery, de Londrina (PR), obteve um crescimento expressivo durante a pandemia e viu subir a demanda por pedidos noturnos. Elias Oliveira, CEO da empresa, conta que o segredo para se adaptar foi analisar o volume de entregas. “Para eu me organizar e garantir que haverá entregadores disponíveis para as demandas na plataforma, realizo uma análise periódica dos hábitos dos usuários”, conta Elias.
Outras soluções para se adaptar à tendência
Além da análise da demanda, extensão de plantões e atendimento 24h, o sócio-executivo da Gaudium sugere outras atitudes para os negócios que lidam com serviços de entrega se diferenciarem da concorrência. “Estabelecimentos podem investir em campanhas promocionais noturnas para incentivar pedidos, e estender esse tipo de ação às redes sociais e mensagens por whatsapp”, propõe.
Outra solução que o executivo recomenda aos comerciantes, em vista de atrair motoqueiros e entregadores a se manterem disponíveis durante a noite e a madrugada, são os benefícios diferenciados dos grandes players. Ter parceria com borracharias e mecânicos, por exemplo, é um bom atrativo para estes profissionais. Outra dica seria criar uma escala de pontuação, beneficiando com algum tipo de bônus os entregadores que mais trabalhassem nos períodos com maior demanda.
“Os estabelecimentos e empresas de delivery devem estar sempre atentos às mudanças nos hábitos de consumo deste mercado, podendo prever mais facilmente como oferecer melhores serviços e se tornar referência em suas regiões de atuação. Isso tudo sem esquecer de dar todo o suporte necessário aos entregadores”, finaliza Góes.
Sobre a Gaudium
A Gaudium, dona da Machine, é uma empresa de tecnologia criada em 2011 pelo cientista da computação Bruno Muniz e pelo engenheiro Ricardo Góes. Hoje, a startup é focada nos mercados de mobilidade e logística, foi eleita em 2022 a 2° melhor pequena empresa para se trabalhar no Rio de Janeiro e uma das 150 do Brasil pela Great Place to Work e já participou de dois Programas de Aceleração Scale Up da Endeavor. Além da Machine, a empresa é dona do 55content, portal de conteúdo sobre tecnologia, negócios e mobilidade, e do Mr. Frete, um site de busca por empresas de motoboy.