Desigualdade na Educação foi tema de Fórum em Belo Horizonte
O evento, que colocou a iniciativa privada no centro da discussão, teve os ingressos esgotados e 50% do valor conquistado será destinado para o combate à fome
Como parte da comemoração aos dez anos de atividade do Instituto Capitalismo Consciente no Brasil, ontem (18) foi realizado o Fórum Regional do Capitalismo Consciente na Fundação Dom Cabral (FDC), no campus de Belo Horizonte. Com o tema “Desigualdade na Educação”, o evento faz parte de uma série de 11 fóruns regionais como parte do III Fórum Brasileiro do Capitalismo Consciente, que terá uma edição nacional em São Paulo, que vai fazer um balanço das discussões realizadas ao longo de 2023. O evento, que colocou a iniciativa privada no centro da discussão sobre a desigualdade no acesso à educação, teve os ingressos esgotados e 50% do valor conquistado será destinado para o combate à fome e à insegurança alimentar, em parceria com a Start-up Connecting Food.
O Fórum Regional de Belo Horizonte apresentou cases como a Escola de Negócios da Favela e da Mineração Morro do Ipê, além de explorar os conceitos do Capitalismo Consciente para uma gestão mais humana e sustentável e discutir a importância da educação de stakeholders para geração de valor para a sociedade e para os negócios. “Estar em Belo Horizonte e poder acompanhar grandes lideranças locais falando sobre Capitalismo Consciente e dos pilares que o sustenta, foi enriquecedor. E a gente realmente acredita que Minas precisa ser protagonista e tomar a frente desses grandes desafios e que possa nos ajudar a abrir oportunidades para o mercado e sanar desigualdades sociais”, comentou Daniela Garcia, CEO do Instituto Capitalismo Consciente Brasil.
O evento contou com a participação de Daniela Garcia, CEO do ICCB; Hugo Bethlem, Cofundador e Presidente do Conselho do ICCB; Denise Baumgratz, líder da filial do ICCB em Belo Horizonte; e dos convidados Christiano Rohlfs (Inter & Co), Roberto Matias (Totvs) e Kátia Rocha (Patrus Transportes), Cristiano Parreiras (Mineração Morro do Ipê), Tatiana Senra e Emilena Oliveira (FDC), Gabriel Monteiro (ICCB) e de Ricardo Castanheira e Leila Said, que comandaram o workshop ‘MindShakers: O futuro é agora!’.
“Foi um dia de celebração pelos 10 anos do Instituto e um pouco mais de 3 desde os primeiros movimentos para trazer uma filial para cá, mas também foi uma chamada para ação, individual e coletiva, para a redução das desigualdades através da educação”, avalia Denise Baumgratz, líder Regional do Capitalismo Consciente em Belo Horizonte.
A discussão promovida pelo Fórum faz parte do objetivo de 2023 do ICCB de contribuir para a redução de dez impactantes desigualdades do país. A série de eventos que reúne empresários locais e lideranças, tem como intuito fomentar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 10 e 4 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que tratam sobre a redução das desigualdades e a educação de qualidade.
Sobre o Instituto Capitalismo Consciente Brasil
Desde 2013 contribuindo para transformar a forma como se fazem negócios e investimentos no país, o Instituto Capitalismo Consciente Brasil (ICCB) incentiva, inspira e ajuda empreendedores e líderes a aplicarem os princípios do capitalismo consciente em suas organizações, com uma abordagem pautada em propósito e cuidado com os stakeholders. Em 2023, a organização celebra 10 anos de atividades promovendo ainda mais cursos e formações, expansão de suas filiais regionais pelo Brasil, presentes no Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, além da realização de grandes eventos com objetivo de elevar ainda mais consciência, com a missão reduzir desigualdades e realizar programas de conscientização, inspiração e educação. Em sua primeira década, o Instituto alcançou a marca de 228 corporações associadas, 487 embaixadores certificados, 76,3 mil seguidores nas redes sociais e o número de associados pessoa-física ultrapassou a marca de 5,5 mil pessoas.