Música

DEXTER 8º ANJO NOS 10 ANOS DO MEMORIAL VALE 27/11/2021

No próximo sábado dia 27 de novembro, às 19 horas, Dexter – 8º Anjo – como é conhecido pelos fãs – grande referência no Hip Hop nacional, se apresenta no Memorial Vale dentro da programação dos 10 anos do Memorial. O show é exclusivo para o Memorial Vale e será exibido pelo YouTube. Para a abertura do show foi convidado o DJ Nedu Lopes, que figura hoje entre os melhores DJs do mundo. O evento integra o projeto Diversidade Periférica e a programação do Mês da Consciência Negra. A curadoria é de Patrícia Alencar, integrante da CUFA – Central Única das Favelas.

 

Marcos Fernandes de Omena, conhecido pelos fãs como Dexter 8° Anjo, é referência no hip hop nacional desde os anos 90, quando fundou o grupo 509-E. O apelido foi inspirado no filho de Martin Luther King Jr, Dexter Scott King, e significa: destro, direito, correto, sagaz e ligeiro – segundo Dexter, qualidades indispensáveis para sobreviver na periferia. O rapper tem 31 anos de carreira, suas primeiras composições foram inspiradas pelos grupos Public Enemy, NWA, Kool Moe Dee e Racionais MC’s. Para ele, a música é uma ferramenta de disseminação de cultura, conhecimento e valores, e é graças a ela que tem visto sua vida mudar. Já lançou três DVDs em uma série chamada “Dexter & Convidados”, em que contou com as participações mais que especiais como: Ed Motta, Vanessa Jackson, Rappin Hood, Péricles, Mano Brown, DJ Kl Jay, Edi Rock, Pinha, DJ Cia, Ao Cubo, Guilherme Arantes, Paula Lima, Katinguelê, Thaíde, Juninho do Banjo, Terra Preta e Seu Jorge. Privado de sua liberdade por 13 anos, Dexter reconhece os deslizes do passado e os encara como aprendizado. Hoje essa experiência é compartilhada com pessoas de todo país, através de palestras, bate papos, shows e eventos, que agora são negociados pela sua própria produtora, em São Paulo, a 8º Anjo Produções. Para ele, a música é uma ferramenta de disseminação de cultura, conhecimento e valores, e é graças a ela que tem visto sua vida mudar.

 

“Nunca imaginei que um dia eu subiria no palco e teria como convidados, Seu Jorge, Guilherme Arantes e tantas outras feras que participaram do meu DVD. A música me possibilitou isso”, fala Dexter. O DVD ao qual o artista se refere é o 3o da série “Dexter & Convidados”, com subtítulo “A liberdade não tem preço”, gravado em 2013. Ao lado da Banda Oitavo Anjo, que sempre o acompanha em grandes apresentações, Dexter recebeu nomes como: Péricles, Mano Brown, DJ Kl Jay, Edi Rock, Pinha, DJ Cia, Ao Cubo, Guilherme

Arantes, Paula Lima, DJ Hum, Katinguelê, Thaíde, Juninho do Banjo, Terra Preta e Seu Jorge. O show teve como mestre de cerimônia o rapper Max B.O.

 

DJ Nedu Lopes, em três décadas de profissão, com resultados expressivos em campeonatos de DJs como o Red Bull 3Style e o Kame World Classic, já representou o Brasil em países como França, Canadá, EUA e Nova Zelândia, colocando o nome do país entre os primeiros do mundo todas as vezes que competiu. Além da atuação em competições mundiais, já se apresentou em diversas cidades pelo mundo passando por 19 países entre Europa, Ásia, Oceania e as Américas, levando seu estilo Open Format que abrange gêneros do Hip Hop ao Eletrônico, passando por diversos outros como Rock, Reggae e Old School. Após se tornar tri-campeão do 3Style, foi convidado pela Red Bull para ser o curador e um dos jurados da competição no Brasil. Além deste, é frequentemente convidado a compor o júri de competições como DMC, Hip Hop DJ, IDA, Pro Scratch Brasil e Soco Na Gangrena. É também instrutor na DJ Ban Music Center, o maior centro de música eletrônica da América Latina, e “artist endorsed” das marcas Pioneer DJ e Serato. Como produtor lançou diversas faixas por selos nacionais e internacionais como: Trama, Black White Records, Mic Mac Records, Virale Records, Houzone Music, Anarchy In The Funky Records e Paradise Party.

 

Diversidade Periférica

O projeto Diversidade Periférica traz mensalmente para o Memorial Minas Gerais Vale uma programação artística-cultural com conteúdos que mergulham na trajetória ancestral dos becos e vielas do espaço de saber chamado Favela, e também das comunidades de periferia de Belo Horizonte e vizinhanças.

 

Patrícia Alencar, curadora do Diversidade Periférica, é mineira nascida na Favela do Morro do Papagaio, em Belo Horizonte. É ativista social, gestora cultural, arte educadora e dançarina, engajada na luta contra o racismo e pela igualdade social, desenvolve suas atividades desde de 1998. Hoje é uma das Diretoras da CUFA (Central Única de Favelas), co-fundadora da Frente Favela Brasil e também faz parte da Associação Sócio Cultural Bataka. Produziu eventos de relevância para Belo Horizonte, como o Dia das Favelas, Taça das Favelas, Carnafavela, Hip Hop Rua, entre outros. Sua atuação tem como premissa a transformação social por meio das artes e por meio do protagonismo de moradores de favelas.

 

 

Memorial Minas Gerais Vale – 10 anos com você

O Memorial Minas Gerais Vale está completando 10 anos com muitas histórias para contar. O museu já recebeu mais de 1,1 milhão de pessoas, de todos os lugares do Brasil e de outros continentes. São mais de 1.600 eventos realizados e cerca de 200 mil pessoas em visitas mediadas. Integra o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, um dos maiores complexos de cultura do Brasil. Caracterizado como um museu de experiência, com exposições que utilizam arte e tecnologia de forma intensa e criativa, é um dos vencedores do Travellers’ Choice Awards do TripAdvisor. Na curadoria e museografia de Gringo Cardia, cenários reais e virtuais se misturam para criar experiências e sensações que levam os visitantes do século XVIII ao século XXI.

 

Mais que um espaço dedicado às tradições, origens e construções da cultura mineira, o Memorial é um lugar de trânsito e cruzamento entre a potência da história e as pulsações contemporâneas da arte e da cultura, onde o presente e o passado estão em contato direto, em permanente renovação. É vivo, dinâmico, transformador e criador de confluências com artistas independentes e com diversos segmentos da cultura mineira.

 

Circuito Liberdade

O Memorial Minas Gerais Vale é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.

 

 

Memorial Vale na web:

http://www.memorialvale.com.br

https://www.facebook.com/memorialvale 

https://www.instagram.com/memorial.vale 

https://www.youtube.com/user/memorialvale

www.memorialvale.com.br/visite/visita-virtual/

 

Hashtags usadas nas postagens do Memorial Vale na quarentena:

#MemorialValeEmCasa

#MuseumsAndChill

#MemorialValeNosUne

#ValePatrocina