Dia das Mães: empreendedores de Minas Gerais faturam 20% a mais com vendas online em 2023
- O faturamento chegou a aproximadamente R$19 milhões durante o período que antecede o Dia das Mães;
- Mais de 250 mil produtos foram vendidos durante as semanas que antecedem a data;
- O estado ficou em segundo lugar no ranking nacional de maiores faturamentos;
- Dados são da Nuvemshop, plataforma de e-commerce que tem mais de 110 mil lojas online.
São Paulo, 18 de maio de 2023 — De acordo com o levantamento da Nuvemshop — plataforma para criação de lojas online líder na América Latina –, os pequenos e médios empreendedores online de Minas Gerais movimentaram aproximadamente R$19 milhões em vendas no período relacionado ao Dia das Mães, um aumento de 20% em relação ao ano passado — quando faturou cerca de R$16 milhões.
Durante as campanhas especiais para a data, as lojas online do estado comercializaram mais de 250 mil itens, quantidade 20% superior à registrada no ano anterior (209 mil). O número de pedidos online aumentou para 75 mil (+28%). E o ticket médio chegou a R$249,70.
“O Dia das Mães é uma das datas comemorativas mais importantes para o varejo. Os dados mostram que os lojistas online do Minas Gerais se destacaram por apresentar um faturamento acima de outros estados no Brasil, o que mostra que os empreendedores estão apostando cada vez mais no online como estratégia para aumentar seu faturamento e alcançar novos clientes”, comenta Babi Tonhela, especialista em e-commerce da Nuvemshop.
Moda foi o segmento que mais faturou no estado com mais de R$9 milhões durante o período relacionado à data comemorativa. Seguido por Acessórios (R$1 milhão), Saúde & Beleza (R$850,5 mil) e Casa & Jardim (R$804,5 mil).
Dentre os métodos de pagamento, o PIX se destacou, dobrando sua participação comparado a 2022 (15,5%), representando 31,5% dos pedidos pagos deste ano. No entanto, o cartão de crédito segue liderando, com 56,5% dos pagamentos.
Minas Gerais ficou em segundo lugar no ranking nacional de faturamento na data especial. Em todo o país, as lojas online faturaram R$189,5 milhões durante as vendas relacionadas ao Dia das Mães, apresentando um crescimento de 33% no período.
Para o levantamento de dados, foram consideradas as vendas realizadas nas três semanas de 2022 e 2023 que antecedem o Dia das Mães, com base nos lojistas brasileiros da Nuvemshop.
Lojistas mineiras aproveitam data para faturar mais
|
Para Renata e Maria Teresa Aramuni, irmãs e proprietárias da Cleusa Boutique, loja online de moda focada em mulheres maduras (com mais de 55 anos), o Dia das Mães é o período de vendas mais importante do ano. “A maioria das nossas clientes já é inclusive avó. Além de receberem presentes, elas aproveitam esta época do ano para comprar para elas mesmas. Por isso, buscamos sempre trazer coleções novas com qualidade e conforto que atendem às especificidades da nossa clientela”, comenta Renata Aramuni.
O empreendimento foi criado pelos pais, Cleusa e Ernesto, há mais de cinquenta anos, e hoje em dia as filhas estão à frente dos negócios. Com o início da pandemia e o fechamento de lojas físicas, as empreendedoras precisaram buscar dentro do ambiente online uma forma de expandir a atuação da loja, que existe no mesmo endereço de Belo Horizonte (MG) desde 1971. Em 2022, a loja faturou R$2,2 milhões com vendas online, vendendo mais de 10 mil produtos e aumentando seu faturamento em 73% no último ano. No período de Dia das Mães de 2022 as empreendedoras faturaram R$260 mil.
“Por atendermos um público mais velho, muitos consultores acreditavam que não teríamos sucesso com o e-commerce. No entanto, provamos o contrário”, explica Maria Tereza Aramuni. “Durante o distanciamento social, o meio digital foi um refúgio para muitas pessoas, inclusive para o nosso público. Apostamos em estratégias de fidelização e atendimento humanizado e, assim, conseguimos dobrar o nosso faturamento com o e-commerce”.
Sobre a Nuvemshop:
A Nuvemshop é a plataforma de e-commerce líder na América Latina e tem o compromisso de potencializar e motivar todos os empreendedores a transformarem seus sonhos em histórias que transcendam. Com mais de 110 mil lojas, integra produtos, pagamentos, envios e disponibiliza de um ecossistema com mais de 1.000 parceiros, como Facebook, Instagram, marketplaces e lojas físicas. Atualmente, a companhia tem mais de 1.000 colaboradores e escritórios no Brasil, México, Argentina e Colômbia. Em 2021, a empresa se tornou unicórnio no Brasil e adquiriu o Ecommerce na Prática, maior escola e comunidade de e-commerce do mundo; e a Mandaê, plataforma de logística. Em 2022, consolidou novas unidades de negócios: Nuvemshop Next, focada em lojistas que faturam acima de 100 mil reais mensais e que buscam escalar seus negócios rapidamente; Nuvem Pago, meio de pagamento para PMEs do e-commerce; e Nuvem Pay, solução de checkout que facilita a jornada de compras.