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Dicas capitais para uma gestão financeira digital

 

 

 

Especialista da faculdade Pitágoras orienta como o empreendedor pode ser bem-sucedido no mundo virtual

Minas Gerais, janeiro de 2022 – O mundo digital está muito presente na vida de todo mundo, e, se você quiser manter o seu negócio competitivo, precisa aproveitar as oportunidades que as novas tecnologias oferecem. Mas com tantas ferramentas, é difícil saber por onde começar mesmo para quem já tem um negócio digital, não é?
De acordo com o coordenador do curso de Administração da faculdade Pitágoras, Adão Aparecido Ferreira Rodrigues, para gerar o lucro desejado, o negócio precisa de planejamento financeiro e um bom gerenciamento. “Para ter sucesso em um empreendimento, seja digital ou não, é necessário conhecer o mercado de atuação, qual o público-alvo dos produtos ou serviços que irá oferecer e entender o fluxo de caixa e de administração”, destaca.
O professor ainda aponta as semelhanças no gerenciamento de negócios no mundo virtual e no físico. “São procedimentos muito próximos, ou seja, são aplicáveis nos dois modelos de negócio, com exceção de alguns pontos, como no investimento de captação de clientes em anúncios buscadores e redes sociais. É preciso usar essas ferramentas com inteligência”.
Veja algumas dicas do professor da faculdade Pitágoras para administrar um negócio digital:
1. Entenda do mercado digital

Vender em loja física é muito diferente. Por isso, saiba o preço do seu produto para gerar lucro. Lembre-se que a venda na internet exige outros cuidados como: custo da hospedagem do site, taxa cobrada pelo meio de pagamento que vai escolher, prazo para o dinheiro entrar conta, custo da transportadora, entre outros. “Entender a dinâmica dos custos no on-line é essencial para obter lucro. Assim como no físico, avaliar essas variáveis e encontrar os melhores fornecedores para depois estipular um preço”, explica Rodrigues.
2. Cuide da fachada da sua loja virtual

Lembre-se que o site é a loja. Logo, é preciso fazer um para vender. Não gaste dinheiro com desenhos ou recursos mirabolantes. Faça algo simples e seguro, mostre logo de cara o que tem a oferecer. Um bom site é aquele que vende.
3. Quem é o seu cliente?

A internet nos permite conhecer o consumidor de forma mais prática. Outra forma de entender melhor o consumidor é verificar o que a concorrência está oferecendo. Isso ajuda a conhecer os hábitos de compra. Não faça panfletagem por WhatsApp ou nas redes sociais. “Mensagens promocionais aleatórias não criam identificação e podem afastar potenciais clientes. Conheça o perfil do comprador primeiro, entenda se ele é casado, se tem filhos, se mora sozinho, entre outras coisas. Com essas informações você pode montar grupos de pessoas com interesses em comum, para enviar promoções mais direcionadas e que façam sentido para ele”, recomenda o professor.
4. Fique de olho na logística e no estoque

Já que o consumidor não vai até sua loja pegar o produto é importante ficar atento sobre os processos de logística. Vai usar os correios? Vai optar por uma empresa terceira? Irá atender todo o território nacional? Segundo uma pesquisa realizada pelo Sebrae sobre as principais dificuldades de gestão de um e-commerce, a logística foi apontada como o segundo maior obstáculo encontrado na administração do comércio virtual. A carga tributária ficou em primeiro lugar.
5. Aproveite as dicas de plataformas de negócios

Existem sites que estão prontos para anunciar e vender qualquer produto. Eles são chamados de marketplaces. A grande maioria é gratuita. Neles é possível criar a descrição de um produto, colocar fotos e fazer negociações. Não esqueça de olhar se há taxas cobradas na hora da venda.
6. Mantenha uma planilha de custos atualizada

Um dos maiores erros de empreendedores iniciantes é misturar o orçamento pessoal com o do negócio. Tirar dinheiro do caixa da empresa para cobrir gastos pessoais pode parecer normal, mas pode ser fatal. “O ideal é definir uma remuneração fixa para você como um funcionário da empresa. Essa prática garante sua retirada mensal e a saúde do empreendimento”, conclui Rodrigues.

 

Sobre a Faculdade Pitágoras

Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância.
Presente nos estados de Minas Gerais, Maranhão, Goiás, Ceará, Pará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Acre, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Paraná e São Paulo, a Faculdade Pitágoras presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos.
Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade Pitágoras oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.
A Faculdade Pitágoras nasceu herdando a tradição e o ensino de qualidade oferecido pelo Colégio Pitágoras, fundado em 1966, que também deu origem ao grupo Kroton. Para mais informações, acesse o site da Faculdade Pitágoras o Blog Pitágoras.

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