Diplomacia Corporativa e Negócios Internacionais – O impacto da guerra da Rússia e Ucrânia nos negócios corporativos
O conflito entre Rússia e Ucrânia está causando um impacto relevante nas empresas globais. É o que ressalta Marcelo Zorovich, professor e coordenador dos cursos de Administração e de Relações Internacionais da ESPM. Para ele, os embargos estão afetando as imagens corporativas, as decisões estratégicas dos negócios e vem levando muitas companhias a saírem da Rússia.
Desde o início do conflito, mais de 400 empresas ocidentais retiraram ou suspenderam suas operações em solo russo, de acordo com um estudo realizado pela Universidade de Yale. Empresas como McDonald ‘s, que possui cerca de 850 lojas, Starbucks, com 130 unidades no país, Hyundai, Visa, Honeywell e HP, estão entre as que deixaram suas operações na Rússia.
Zorovich destaca que em muitos casos, algumas dessas companhias continuam pagando seus funcionários, deixando assim a porta aberta para um possível retorno ao país. Adidas, Disney, IBM e Nike se enquadram nessa categoria.
Marcelo Zorovich está à disposição para comentar o assunto, principalmente, em pontos como: relacionamento das empresas com a cadeia de suprimentos; impacto a imagem e a marca de um país que está sendo criticado internacionalmente por atos de guerra; impacto no valor das ações das empresas que estão deixando a Rússia.
Sugestão de fonte para entrevistas: Marcelo Zorovich
Coordenador dos cursos de Administração e de Relações Internacionais da ESPM. Doutor em Relações Internacionais (USP), mestre em Relações Internacionais ênfase em Economia Política(University of Miami), mestre em Relações Internacionais Université Laval (Québec, Canadá), e MBA pela FEA-USP. Pesquisador em Diplomacia Corporativa, Estratégia e Gestão Empresarial.
Sobre a ESPM
A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração e Economia Criativa. Seus 12 600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 100 funcionários estão distribuídos em cinco campi – dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro, um em Porto Alegre e um em Florianópolis. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM.