Diversão em Cena fecha o mês de julho em Piracicaba com o espetáculo “Rosa Pequena, Vida de Circo”, de teatro de sombras e bonecos
As aventuras de Rosa, uma menina que viaja com o circo e sonha em voar será neste domingo (21/7), às 16h, no Teatro Municipal Erotídes de Campos
Fechando a programação do mês de julho em Piracicaba, o Diversão em Cena apresenta ao público o espetáculo “Rosa Pequena, Vida de Circo”, que conta as aventuras de Rosa, uma menina que viaja com o circo e mora num trailer com sua amiga galinha chamada Judith. A montagem é da Companhia das Rosas, que utiliza técnicas de manipulação de bonecos e de sombras para contar a história de Rosa, uma boneca em tamanho real que sonha em voar. A peça é sem falas, dirigida por Bruno Rudolf. Promovido pela Fundação ArcelorMittal há 14 anos, o Diversão em Cena é o maior programa de formação de público de teatro infantil do país.
Além da Rosa, outros objetos ganham vida em cena, como a galinha e uma miniatura da Rosa. O espetáculo estreou no Sesc Bom Retiro, em 2019, e é fruto de uma longa pesquisa das fundadoras da companhia na construção de uma dramaturgia sem palavras que utiliza diversas linguagens expressivas, como o teatro de bonecos, o circo, o teatro de sombras e o teatro físico. A peça foi criada em 2017, resultado da parceria entre as artistas Erica Stoppel e Luara Bolandini, que buscavam investigar a relação entre a arte circense e o teatro de bonecos, e ao mesmo tempo dialogar com as crianças dando voz às questões relacionadas ao universo delas.
SERVIÇO | DIVERSÃO EM CENA
Piracicaba
Rosa Pequena, Vida de Circo (Companhia das Rosas)
21 de julho, domingo, às 16h
Local: Teatro Municipal Erotídes de Campos (Parque do Engenho: Av. Dr. Maurice Allain, 454, Vila Rezende)
Classificação indicativa: 2 anos
Duração 45 minutos
Lotação: 320 lugares
Entrada Gratuita
FICHA TÉCNICA
Criação e Interpretação: Erica Stoppel e Luara Bolandini
Intérprete convidada: Geisa Helena/Adriana Telg
Direção geral: Bruno Rudolf
Co-criação de dramaturgia e assessoria em linguagem de animação e teatro de sombras: Luiz Andre Cherubini (grupo Sobrevento)
Colaboração na criação de dramaturgia: Vera Abbud e Nereu Afonso
Direção de arte: Dani Garcia
Criação de Trilha Sonora: Rodrigo Zanettini e Vinicius Politano
Trilha sonora: Simone Julian (flautas, sax soprano e clarinete) | Felipe Chacon (clarone e tuba) | Vinicius Politano (violão) | Rodrigo Zanettini (piano) | Gabriella Emy Dal’ Jovem (trompete) | Fábia Fusco (clarinete) | Renato Farias (trombone e souzafone) | Débora Predella (violino) | Gabriel Parreira (cello) | Katu Haí (flautas)
Gravação, mixagem e master: João Candau e Felipe Chacon | Estudio: Colméia
Desenho de luz: Domingos Quintiliano
Escultura e confecção da Rosa: Mandy
Concepção de cenário e estruturas: Erica Stoppel e Paulo Sérgio Salzano
Adereços: Jay Oliveira, Dodô Giovanetti e Bruno Rudolf
Fotografia: Carlos Gueller
Direção de Produção: Cia das Rosas
Produção: Marcelo Orquiza
Administração: Norma Souza Tozi
Coordenação Geral: Cia das Rosas
Acesso e formação de público
Para contribuir com a democratização do acesso à cultura, a Fundação ArcelorMittal atua com a formação de público e a formação de profissionais para atuarem na área cultural. Neste contexto, destaca-se o Diversão em Cena. Realizado em parceria com grupos e produtores culturais, que contam com patrocínio da ArcelorMittal e Belgo Arames por meio das Leis Federal, Estaduais e Municipais de Incentivo à Cultura, a iniciativa leva apresentações teatrais gratuitas ou a preços populares a teatros, escolas e praças públicas de todo o Brasil. Em 14 anos de programa, o Diversão em Cena já ultrapassou 3 mil espetáculos pelo país e alcançou um público de cerca de 1,3 milhão de pessoas.
Sobre a Fundação ArcelorMittal
A Fundação ArcelorMittal é o núcleo de investimento e transformação social do Grupo ArcelorMittal, e sua estratégia principal se divide em três eixos de atuação: educação, cultura e esporte. Por meio de projetos e iniciativas nessas áreas, se propõe a transformar a vida de crianças e jovens de forma coletiva e participativa, compartilhando conhecimento e inovação, contribuindo para a inclusão e a formação de cidadãos para um futuro melhor.
Sobre a Magenta Cultural
A Magenta é uma empresa que contribui para realização de projetos culturais nas suas mais diversas linguagens, oferecendo plano de gestão e produção aos realizadores.
Desde o início de suas atividades no início de 2013, a empresa esteve presente em projetos de responsabilidade sociocultural, de marketing cultural, de acessibilidade, todos realizados com equipes multidisciplinares e processos colaborativos.
A empresa é fruto da especialização de Maysa Lepique (gestora responsável) que ao longo de sua carreira como atriz sempre esteve envolvida no planejamento, gestão, administração financeira e produção de projetos teatrais.
Sobre a Mina Cultural/ EXPERIÊNCIA, CRIATIVIDADE, INOVAÇÃO E ESTRATÉGIA
Com o slogan “Apoiando marcas a mudar o mundo”, a Mina Cultural atua desde 2007 no fortalecimento da imagem e do propósito de empresas por meio de projetos transformadores. Conectar marcas às demandas da sociedade por meio de projetos de impacto, inspirando empresas a serem agentes de transformação, criando soluções criativas e inovadoras para questões sociais e ambientais gerando valor compartilhado.
A Mina Cultural viabiliza a realização de centenas de projetos culturais, esportivos, de saúde, educação e direitos humanos, para os mais diversos públicos em todas as regiões do Brasil, sempre comprometida com empresas que contribuam para um mundo mais justo e sustentável, assumindo responsabilidades e abraçando causas para reforçar sua identidade.