Diversão em Cena leva a Iracemápolis o espetáculo de teatro de bonecos “Mundo Sonha Mundo”
Grupo Teatro de Sobras valoriza a reutilização criativa de materiais recicláveis como característica central de sua linguagem cênica. A apresentação é gratuita no Teatro Prefeito Virgínio neste sábado (13), às 16h
O maior projeto de circulação e formação de plateia de teatro infantil, Diversão em Cena, abre a temporada do mês de julho na cidade de Iracemápolis com a apresentação gratuita “Mundo Sonha Mundo”, do grupo Teatro de Sobras de Ribeirão Preto, dia 13 de julho, sábado, às 16h. Promovido pela Fundação ArcelorMittal há 14 anos, o Diversão em Cena é o maior programa de formação de público de teatro infantil do país.
Criado em 2019 e com atuação centrada na exploração de materiais recicláveis e sobras descartáveis para a confecção e elaboração de seus espetáculos, a peça narra a história de Pétala, uma jovem cientista que vive no século XXI e constrói uma máquina do tempo que a transporta para o futuro. A partir daí, a pequena heroína vai ao encontro de grandes desafios numa terra hostil povoada por coisas extraordinárias e misteriosas.
Com tema e linguagem sobre a reutilização criativa de materiais recicláveis, Mundo Sonha Mundo conta com mais de 80% dos elementos utilizados em cena, como a boneca Pétala, cenários e adereços coletados de sucatas. O corpo da boneca é de garrafa pet, os cabelos são confeccionados a partir de restos de espuma encontrados num brinquedo descartado, as orelhas são feitas de tampinhas de refrigerante. Já a cabeça, o tronco, os braços, as mãos, pernas e pés recebem o recheio com papel velho.
Mundo Sonha Mundo desde a sua temporada de estreia em outubro de 2022, vem circulando em muitas cidades do estado de São Paulo e participando de festivais importantes no cenário estadual, como a Virada Cultural da cidade de São Paulo na edição de 2023.
SERVIÇO | DIVERSÃO EM CENA
Mundo Sonha Mundo (Teatro de Sobras)
Iracemápolis
13 de julho, sábado, 16h
Local: Teatro Prefeito Virgínio Ometto (R. Pedro Chinelato, 203, Centro)
Indicado para crianças a partir de 7 anos.
Entrada gratuita
FICHA TÉCNICA
Criação Cênica: Teatro de Sobras – Ribeirão Preto/SP
Assessoria Cênica: Coletivo Pigmalião Escultura que Mexe – Belo Horizonte/MG
Cenografia e Bonecos: Teatro de Sobras
Atrizes-Animadoras: Cazula Mariana, Ju Marques, Júlio Avanci e Renan Eichel
Trilha sonora original e produção musical: Híbrida – Floresthá Produções
Concepção Iluminação: Daniele Viola
Figurino Pétala: Zezé Cherubini
Design gráfico: Rodrigo Lima
50 minutos de duração
Acesso e formação de público
Para contribuir com a democratização do acesso à cultura, a Fundação ArcelorMittal atua com a formação de público e a formação de profissionais para atuarem na área cultural. Neste contexto, destaca-se o Diversão em Cena. Realizado em parceria com grupos e produtores culturais, que contam com patrocínio da ArcelorMittal e Belgo Arames por meio das Leis Federal, Estaduais e Municipais de Incentivo à Cultura, a iniciativa leva apresentações teatrais gratuitas ou a preços populares a teatros, escolas e praças públicas de todo o Brasil. Em 14 anos de programa, o Diversão em Cena já ultrapassou 3 mil espetáculos pelo país e alcançou um público de cerca de 1,3 milhão de pessoas.
Sobre a Fundação ArcelorMittal
A Fundação ArcelorMittal é o núcleo de investimento e transformação social do Grupo ArcelorMittal, e sua estratégia principal se divide em três eixos de atuação: educação, cultura e esporte. Por meio de projetos e iniciativas nessas áreas, se propõe a transformar a vida de crianças e jovens de forma coletiva e participativa, compartilhando conhecimento e inovação, contribuindo para a inclusão e a formação de cidadãos para um futuro melhor. Saiba mais em: www.famb.org.br.
Sobre a Magenta Cultural
A Magenta é uma empresa que contribui para realização de projetos culturais nas suas mais diversas linguagens, oferecendo plano de gestão e produção aos realizadores.
Desde o início de suas atividades no início de 2013, a empresa esteve presente em projetos de responsabilidade sociocultural, de marketing cultural, de acessibilidade, todos realizados com equipes multidisciplinares e processos colaborativos.
A empresa é fruto da especialização de Maysa Lepique (gestora responsável) que ao longo de sua carreira como atriz sempre esteve envolvida no planejamento, gestão, administração financeira e produção de projetos teatrais.
Sobre a Mina Cultural/ EXPERIÊNCIA, CRIATIVIDADE, INOVAÇÃO E ESTRATÉGIA
Com o slogan “Apoiando marcas a mudar o mundo”, a Mina Cultural atua desde 2007 no fortalecimento da imagem e do propósito de empresas por meio de projetos transformadores. Conectar marcas às demandas da sociedade por meio de projetos de impacto, inspirando empresas a serem agentes de transformação, criando soluções criativas e inovadoras para questões sociais e ambientais gerando valor compartilhado.
A Mina Cultural viabiliza a realização de centenas de projetos culturais, esportivos, de saúde, educação e direitos humanos, para os mais diversos públicos em todas as regiões do Brasil, sempre comprometida com empresas que contribuam para um mundo mais justo e sustentável, assumindo responsabilidades e abraçando causas para reforçar sua identidade.