DIVERSIDADE PERIFÉRICA NO MEMORIAL VALE, DIA 8 DE DEZEMBRO, GRATUITO
DJs Bebeça e Roxxie, rappers Dokttor Bhu e Shabê e exposição Rainhas Negras estão na programação
No dia 8 de dezembro, próxima quinta-feira, o projeto Diversidade Periférica trará para o Memorial Vale a apresentação das DJs Bebela e Roxxie, às 18h, mostrando a força feminina na Black Music. Na mesma noite, Márcio Silva abrirá a exposição “Rainhas Negras”, e os paladinos Dokttor Bhu e Shabê, com sua originalidade, encerrarão a ocasião emanando boas vibrações inspiradoras, a partir das 20h. A curadoria do Diversidade Periférica é de Patrícia Alencar. A retirada de ingressos pode ser feita a partir de uma hora antes do evento, sendo no máximo um par de ingressos por pessoa. Os lugares são limitados e as apresentações são gratuitas.
DJ Bebela Dias, nome artístico de Isabela Dias Campos, nascida em Junho de 1994, criada na zona oeste de Belo Horizonte e amante da Black Music. Iniciou sua jornada artística em 2011 como MC e produtora de eventos. A DJ Bebela Dias tem ênfase musical na vertente da música preta, relacionado aos gêneros e seus respectivos subgêneros do Rap, R&B, Soul, Ragga, Samba, BASS, Funk e House. No ano de 2015, entrou na discotecagem sendo DJ e produtora do Rap Hour, Bronka, VideoTraxx, Juice e DJ residente da Underfeelings e Original Sundays. Mais informações: Instagram | Facebook https://www.instagram.com/
Dokttor Bhu e Shabê – Política, amor, setentismo e a cultura pop norteiam o trabalho desses MC’s que conquistaram com originalidade e irreverência seu espaço na cena musical de Minas Gerais. O CD de estreia, Conglomano (um conglomerado de irmãos), produzido por Dokttor Bhu, traz uma diversidade saudável com letras impactantes, em cima de uma sonoridade fundamentada no que eles intitulam “setentismo”, uma mistura de soul, funk, MPB, rock e a psicodelia dos anos 70. Os paladinos estão juntos desde 2006.
Márcio Silva – Exposição Rainhas Negras – O artista Márcio Silva, fotógrafo e produtor cultural, apresenta a exposição da 2ª edição fotográfica do seu projeto “Pretas no Branco” , desta vez, com o tema “Rainhas Negras”, na midiateca do Memorial Vale. A exposição contará com imagens que retratam a beleza e a força das mulheres negras, celebrando sua história, ancestralidade, diversidade e contribuindo para a visibilidade das mulheres negras na sociedade. As imagens abordam temas como a representação da mulher na sociedade, o corpo e a beleza idealizada e a construção da identidade feminina. A série é composta por fotografias que misturam elementos de fantasia e realidade, criando um mundo onde a beleza é celebrada de forma diversa e inclusiva. A exposição segue até dia 5 de fevereiro.
O projeto Diversidade Periférica traz mensalmente para o Memorial Minas Gerais Vale uma programação artística-cultural com conteúdos que mergulham na trajetória ancestral dos becos e vielas do espaço de saber chamado Favela, e também das comunidades de periferia de Belo Horizonte e vizinhanças.
Patrícia Alencar, curadora do Diversidade Periférica, é mineira nascida na Favela do Morro do Papagaio, em Belo Horizonte. É ativista social, gestora cultural, arte educadora e dançarina, engajada na luta contra o racismo e pela igualdade social, desenvolve suas atividades desde de 1998. Hoje é uma das Diretoras da CUFA (Central Única de Favelas), co-fundadora da Frente Favela Brasil e também faz parte da Associação Sócio Cultural Bataka. Produziu eventos de relevância para Belo Horizonte, como o Dia das Favelas, Taça das Favelas, Carnafavela, Hip Hop Rua, entre outros. Sua atuação tem como premissa a transformação social por meio das artes e por meio do protagonismo de moradores de favelas.
Serviço: Memorial Minas Gerais Vale
Endereço: Praça da Liberdade, nº 640, esquina com Rua Gonçalves Dias, Savassi
Dezembro – O Memorial Vale terá funcionamento especial no período de 06/12 a 22/12, com horário estendido: terça, quarta, sexta e sábado: das 10h às 20h30, com permanência até as 21h e na quinta-feira, das 10h às 21h30, com permanência até as 22h. O Memorial estará fechado nos dias 24/12, 25/12, 31/12 e 1º/01/2023. Os horários de funcionamento em dias de jogos do Brasil podem ser consultados por meio do Qrcode.
Entrada Gratuita
Memorial Minas Gerais Vale
O Memorial Minas Gerais Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, já recebeu mais de 1,1 milhão de pessoas, de todos os lugares do Brasil e de outros continentes. São mais de 1.600 eventos realizados e cerca de 200 mil pessoas em visitas mediadas. Integra o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, um dos maiores complexos de cultura do Brasil. Caracterizado como um museu de experiência, com exposições que utilizam arte e tecnologia de forma intensa e criativa, é um dos vencedores do Travellers’ Choice Awards do TripAdvisor. Na curadoria e museografia de Gringo Cardia, cenários reais e virtuais se misturam para criar experiências e sensações que levam os visitantes do século XVIII ao século XXI. Mais que um espaço dedicado às tradições, origens e construções da cultura mineira, o Memorial é um lugar de trânsito e cruzamento entre a potência da história e as pulsações contemporâneas da arte e da cultura, onde o presente e o passado estão em contato direto, em permanente renovação. É vivo, dinâmico, transformador e criador de confluências com artistas independentes e com diversos segmentos da cultura mineira.