Geral

Documentário sobre vida de atletas refugiados olímpicos estreia na Mostra Internacional de Cinema de SP

 

Esperança e resiliência definem as histórias dos atletas refugiados que participaram das Olimpíadas de Tóquio e seguem treinando para os Jogos Olímpicos do próximo ano

São Paulo, 20 de outubro de 2023 – Amanhã (21), o documentário We Dare to Dream (Ousamos Sonhar) terá sua estreia no Brasil na 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Ao abordar a história de atletas refugiados do Irã, da Síria, do Sudão do Sul e de Camarões, o documentário dá luz à vida dessas pessoas, que foram forçadas a se deslocar, mas que não desistiram de buscar seus sonhos e novas oportunidades de mostrarem seus talentos em diferentes países ao redor do mundo.

Dirigido pela síria Waad al-Kateab, We Dare to Dream conta histórias urgentes e inspiradoras de atletas refugiados olímpicos e toca em temas como resiliência, inspiração, perda, pertencimento e esperança. Esta última palavra foi escolhida para definir a campanha global da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) sobre a garantia de direitos das pessoas refugiadas, Esperança Longe de Casa.

O documentário acompanha a história de Anjelina Nadai Lohalith, Cyrille Tchatchet II, Kimia Alizadeh, Saeid Fazloula e Wael Fawaz Al-Farraj. O que eles têm em comum? Todos se dedicam diariamente por oportunidades de integração em países que os acolheram, tendo sido forçados a se deslocar por perseguições relacionadas a sua raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opinião política.

Ao longo de 98 minutos, o documentário evidencia o deslocamento forçado destas pessoas que já eram atletas antes de se tornarem refugiadas. As dificuldades de chegar a um novo local de acolhida e o fato de deixar para trás a vida anterior não impediram que conquistassem lugar nas Olimpíadas como parte da Equipe Olímpica de Refugiados, uma iniciativa dos Comitês Olímpico e Paralímpico Internacionais, com apoio do ACNUR desde as tratativas iniciais em 2014.

A edição dos Jogos Rio 2016 marcou a estreia da Equipe Olímpica de Refugiados com 12 atletas. Já a última edição dos jogos em Tóquio, em 2021, contou com 35 atletas que participaram de mais de uma dezena de modalidades esportivas.

“O ACNUR celebra e apoia as Equipes Olímpica e Paralímpica de Refugiados, confiando no papel social do esporte e no chamado ´espírito olímpico´ para inclusão das pessoas refugiadas que não puderam representar seus países de origem, mas que mostram nos países de acolhimento o valor que toda pessoa refugiada tem para agregar com sua resiliência, conhecimentos, talentos e determinação”, afirma Davide Torzilli, Representante do ACNUR no Brasil.

Em meio a um número crescente de pessoas refugiadas no mundo, que já ultrapassa 110 milhões, o filme We Dare to Dream dá voz aos que viveram na pele as consequências da guerra, das perseguições e das violações de direitos humanos. No entanto, para além dos desafios, o documentário destaca a esperança como uma forma de continuar a vida em outros países e a persistência dos atletas ao buscar seus sonhos por meio do esporte.

O ACNUR desenvolve diversas inciativas esportivas no Brasil e no mundo com parceiros que também acreditam no potencial do esporte como meio facilitador do processo de integração local, de saúde física e mental, assim como de sociabilidade entre seus praticantes.

 

Sobre a diretora e o documentário

A diretora do filme, Waad al-Kateab, é jornalista e nasceu na Síria em 1991. Em 2016, ela começou a registrar a guerra em Aleppo, em uma série jornalística exibida na televisão. Ao lado de Edward Watts, dirigiu o primeiro documentário, “Para Sama” (2019), que retratou cinco anos de sua vida em meio ao conflito na Síria e foi indicado ao Oscar na mesma categoria. “Ousamos Sonhar” é seu segundo longa-metragem.

O documentário We Dare to Dream é uma produção da Violet Films, produzido em 2023 no Reino Unido e tem 98 minutos de duração.

 

Sessões na 47ª Mostra Internacional de São Paulo:

  • Sábado, 21 de outubro de 2023, 19:10 Cinemateca Sala Grande Otelo
  • Terça-feira, 24 de outubro de 2023, 19:30 CineSesc
  • Sábado, 28 de outubro de 2023, 19:00 Circuito SPCine Biblioteca Roberto Santos

 

Cena do filme
Visualizar todas as imagens em alta resolução