Dr. Laércio e Fabrício visitam desjejum nas escolas municipais
Ação complementa a alimentação dos estudantes, que muitas vezes saem de casa sem ter feito a primeira refeição do dia
O prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro, e o vice-prefeito Fabrício Lopes, realizaram uma visita às escolas municipais Monteiro Lobato e Promorar. O propósito foi conhecer de perto o projeto-piloto de desjejum recentemente implantado nessas instituições de ensino.
A ação visa complementar a alimentação dos estudantes, que muitas vezes chegam à escola sem terem feito a primeira refeição do dia. O desjejum busca proporcionar uma alimentação saudável aos alunos, garantindo um início de dia mais nutritivo e contribuindo para o desenvolvimento e bem-estar das crianças.
Durante a visita, Dr. Laércio reforçou o compromisso da administração municipal em garantir alimentação para todos os monlevadenses. “Estamos comprometidos em proporcionar condições adequadas para o pleno desenvolvimento de nossas crianças. O projeto de desjejum é uma medida que visa não apenas o aspecto nutricional, mas também contribui para um ambiente mais propício ao aprendizado”, enfatizou o prefeito.
O vice-prefeito Fabrício Lopes também destacou a relevância da iniciativa. “O desjejum nas escolas é um passo significativo para assegurar que nossos alunos estejam bem alimentados, o que é fundamental para o rendimento escolar. Estamos atentos às necessidades da comunidade e buscando soluções que impactem positivamente a vida de nossas crianças”, ressaltou.
Mais concentração
Durante a visita, os gestores municipais compartilharam o café com as crianças, interagiram com estudantes e professores, colhendo feedbacks sobre a implementação do projeto-piloto de desjejum.
Érick Soares, aluno do 4º ano da escola Monteiro Lobato, e Delais Louisianne Freitas dos Santos, do 5⁰ ano, foram unânimes ao elogiar o desjejum. “Dar o pão antes de começar a aula está sendo muito bom, porque algumas crianças não têm condições de comer em casa. Queria agradecer por isso. O desjejum está ótimo”, expressou Érick. Delais complementou: “quando a gente não come, não consegue prestar atenção na aula. Quando comemos, ficamos muito felizes”.
A diretora da escola Monteiro Lobato, Dulcinéia Maria Martins, destacou que a instituição atende 380 crianças do 2º período ao 5º ano. Ela ressaltou que o desjejum contribui para a concentração dos alunos, diminuindo queixas de dor de cabeça e melhorando o desempenho escolar. “Observamos que muitos alunos chegam à escola muito cedo. Às vezes, não se alimentaram adequadamente no jantar. Na jornada de aprendizado, a alimentação desempenha um papel vital, especialmente quando percebemos que alguns estudantes expressam desconforto devido à fome. A escola desempenha um papel fundamental nessa contribuição”, ressaltou.
Na Escola do Promorar, 189 alunos do 3º ao 5º ano estão sendo beneficiados com o café da manhã. O diretor da unidade, Márcio Egídio, destaca que a iniciativa trouxe não apenas alimentação, mas também entusiasmo e concentração aos estudantes. “Essa ação é muito importante, pois muitos alunos, por vezes, chegam à escola com fome, o que impacta diretamente no rendimento acadêmico. O desjejum veio para somar, proporcionando maior concentração na sala de aula e contribuindo para que a aprendizagem seja efetivada com sucesso. Afinal, quem está com fome não consegue prestar a devida atenção. Consideramos que foi um ganho significativo para nossa escola”, reforçou Márcio Egídio.
“Para mim, o desjejum na escola está sendo muito bom. Não gosto de comer em casa, então quando chego tomo o café da manhã e me concentro melhor nas aulas. Fica mais fácil estudar direitinho. Estou gostando dessa mudança”, falou o aluno do 4º ano, João Gabriel Escobar. O amigo dele, Sailon Samuel Santos de Freitas, do 5º ano, também aprovou a iniciativa. “O café da manhã na escola é importante porque nos fornece energia e nutrientes para começar o dia com mais disposição”, finalizou.
Também participaram da visita às escolas a assessora da Secretaria Municipal de Educação, Nair de Cássia, o chefe de Gabinete, Geraldo Giovani Silva, e a assessora de Comunicação, Elisângela Bicalho.
FOTOS: KÁTIA PASSOS ACOM/PMJM