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Em fevereiro tem planejamento estratégico do seu negócio!

 

 

 

*Por Hugo Rosso, diretor de Operações Acadêmicas da Digital House e especialista em Marketing Digital

 

Desde pequeno, ouço que o ano só começa no Brasil em fevereiro ou depois do Carnaval. Já adulto, descobri que pode até ser verdade para muitas empresas, cujo ano fiscal só começa em março. O que não quer dizer que as coisas estejam paradas e os negócios não estejam sendo fechados. Muito pelo contrário. O fato é que ainda estamos no começo do ano e é nesse embalo que gostaria de dividir com vocês alguns insights importantes na elaboração de um planejamento estratégico de marketing eficiente para o novo ano.

Primeiro o essencial: tenha clareza do propósito de seu negócio e do legado que busca construir. Sem isso, você pode acabar criando um plano incrível, mas que lhe levará na direção errada. Utilizar ferramentas como Lean Canvas, ou até o mesmo Business Model Canvas, pode ajudar a entender melhor o seu negócio e estruturar o seu planejamento estratégico.

Depois faça uma boa análise de mercado. Já pensou em participar de um jogo, mas sem conhecer as regras? Começar um planejamento sem conhecer o mercado tem efeito parecido, porque conhecer o mercado significa mapear e compreender melhor quais são suas deficiências, características, concorrentes, experiência entregue aos clientes e oportunidades.

Com base na análise, é possível traçar o perfil de um determinado público e construir uma persona. E aqui vão algumas dicas para essa etapa:
a) Pense no ser humano como um todo: seus hábitos, estilo de vida, trabalho, rotina e família. Isso ajudará a enxergar não apenas quem é a sua persona, mas entender qual o valor que o negócio/produto pode gerar para ela e adequar a linguagem e o conteúdo a ser produzido para as ações de planejamento.
b) Mesmo produto, diferentes personas, diferentes propostas de valor: nem sempre o nosso produto terá a mesma proposta de valor para todas as personas. Ter essa clareza ajudará na definição do planejamento e nas futuras ações de posicionamento e comunicação.
c) Além de definir quais personas queremos impactar, também precisamos mapear quais não são interessantes para o negócio.
Com as personas definidas, é hora de adequar a linguagem e o conteúdo a ser produzido para as ações de planejamento. É hora de pensar nos seus objetivos.

Este é um ponto fundamental para elaborar um plano de marketing. Ao colocar um objetivo, é preciso especificar claramente o que deseja com as suas estratégias, para que as ações sejam assertivas e focadas. Neste contexto, ao definir as metas, o profissional também pode pensar nas métricas e KPIs (indicadores de performance) aplicáveis a cada caso.

A metodologia SMART (Específico, Mensurável, Atingível, Realista e Oportuno) garante não apenas a clareza sobre quais são as metas, mas também que elas foram estabelecidas de forma que seja possível atingi-las. Isso faz com que toda organização possa trabalhar de forma transparente e orientada por objetivos comuns.

Com as metas estabelecidas, elabore um cronograma de ações. Este é um ponto fundamental para criar uma sinergia no marketing digital, como uma maneira de potencializar cada ação realizada. Pensando nos diferentes canais escolhidos para utilização, optar por um cronograma que explore o máximo de alcance é muito importante.

Com o cronograma finalizado, é hora de por a mão na massa! A produção de conteúdo a ser veiculado é uma das etapas mais importantes de todo o processo. Considere todas as pesquisas e pontos levantados para criar diferentes e assertivos formatos de acordo com o público.

Por fim, mas não menos importante, monitore os resultados. É preciso pensar como cada ação será acompanhada e verificada nesses termos. Para isso, é preciso definir as ferramentas de monitoramento. O Google Analytics é um exemplo bastante utilizado e efetivo nos planejamentos.

Esses são apenas alguns insights para você começar seu planejamento. Se quiser, pode conferir aqui um conteúdo mais extenso sobre marketing digital que produzi recentemente para a Digital House.

Bem, eu fico por aqui e desejo um “Feliz Ano Novo” para todos vocês!

 

 

Sobre a Digital House

 

Fundada em 2015, a Digital House é uma instituição educacional cuja missão é transformar as vidas das pessoas por meio da formação em disciplinas digitais. Com alunos em todo o Brasil e na América Latina, a DH é a comunidade de educação referência na região.

Com cursos 100% a distância e aulas ao vivo, a Digital House desenvolve junto aos seus alunos um trabalho focado na prática e no preparo para a vida profissional, com acompanhamento e suporte do Departamento de Carreiras para a inserção no mercado de trabalho e com taxa de empregabilidade de 95%, segundo último levantamento interno realizado.

A escola oferece eventos gratuitos e programas in-company adaptados às necessidades de cada empresa, bem como cursos intensivos e programas executivos em cinco áreas do conhecimento: Programação (Web Full Stack, Desenvolvimento Mobile Android, Desenvolvimento Mobile iOS); Marketing Digital (Básico e Avançado); Dados (Data Analytics e Data Science); UX (Experiência do Usuário); e Negócios (Gestão de Produtos Digitais, Gestão de RH Digital, Imersão em Transformação Digital, Agile for Business, Gestão de Marketing Digital e Consultor de Vendas Mercado Livre).

 

Para aqueles que buscam uma formação mais aprofundada como desenvolvedor, a edtech também oferece o Certified Tech Developer , criado em parceria com o Mercado Livre e Globant. Com duração média de 2 anos, o curso é baseado no conceito acadêmico centrado em metodologias ágeis para programação, conhecimento técnico e outras habilidades exigidas na profissão de desenvolvedor ou programador.