Encontro nacional capacita gestores de juventude
Evento acontece em Brasília (DF), até sexta-feira (10), com a participação de representantes de 19 estados
Representantes de 19 estados estão reunidos, em Brasília (DF), para participar do Encontro Nacional de Gestores de Juventude. Promovido pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), o evento teve início nesta quinta-feira (9) e segue até sexta-feira (10). A programação conta com palestras e capacitações sobre a elaboração de políticas públicas, além de tutorias visando ao desenvolvimento de projetos estratégicos voltadas ao público jovem.
A ministra substituta Tatiana Alvarenga esteve presente na abertura da reunião. “O nosso grande desafio é integrar, unificar e pensar em projetos para empregabilidade e capacitação para os jovens. Ao mesmo tempo, temos que olhar para os jovens que se desmotivaram com a pandemia e que estão se suicidando e automutilando. Agradeço, em nome da ministra Damares Alves, a presença de todos e esperamos que seja um encontro muito produtivo”, disse a gestora.
Para a titular da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ/MMFDH), Emilly Coelho, o encontro é uma oportunidade de integrar e capacitar quem entrega a política pública na ponta. “É uma grande oportunidade da gente se reunir e é muito importante porque quem executa a política para a juventude são os gestores. Estamos cumprindo nosso papel de capacitar, dar formação e apoio para que eles aprimorem suas gestões e auxiliem os jovens”, explicou a secretária.
Também participante do evento, o titular da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA/MMFDH), Maurício Cunha, destacou a transversalidade do tema. “Temos uma interface muito importante e temos políticas integradas. O que nós almejamos é que essa integração chegue também aos estados. Amanhã vamos ter uma mesa redonda, na qual irei apresentar nossos programas e projetos que fazem interface com a juventude e que vamos poder pensar juntos”, antecipou.
O coordenador de políticas públicas para juventude do Paraná, Samuel Tives, falou da expectativa sobre o encontro. “Esse encontro vai nos proporcionar um intercâmbio com outros gestores e poderemos levar ideias novas para nossos estados, além das iniciativas que o Governo Federal tem para nos oferecer”, afirmou.
Créditos Fotográficos : Tyba.com.br