Energia limpa: ANDRITZ desenvolve equipamentos capazes de substituir o uso de quase cinco milhões de toneladas de petróleo por ano
Tecnologia é voltada para peletização de biomassa, uma alternativa
importante para reduzir a emissão de gases de efeito estufa, que contribuem para o aquecimento global e para as mudanças climáticas
Considerada fonte de energia limpa, a biomassa é produzida a partir de diversos materiais renováveis, como serragem, cascas, cavacos de madeira, palha, bagaço e diversos outros resíduos agrícolas. A utilização do material representa uma importante alternativa sustentável, pois oferece redução de emissões de carbono, se comparada aos combustíveis fósseis. Entre as empresas que vêm desenvolvendo equipamentos e soluções voltados para a utilização de biomassa está a ANDRITZ Feed and Biofuel, considerada uma das principais fornecedoras mundiais de tecnologia e serviços para as indústrias de biocombustíveis.
O gerente de vendas da ANDRITZ, Eduardo Soffioni, explica que os equipamentos desenvolvidos pela empresa para produzir pellets de biomassa trazem resultados significativos. “A quantidade de combustível com emissões neutras de CO2 produzido com máquinas da ANDRITZ substitui quase cinco milhões de toneladas de petróleo por ano. Nós temos a capacidade de entregar soluções completas para a conversão de subprodutos agrícolas e florestais em pellets de combustível densos e uniformes para geração de energia e calor em qualquer escala de produção, e ainda fomentar a calefação de residências particulares com a utilização dos pellets como fonte de energia“, afirmou Soffioni. Entre muitos outros processos produtivos, a peletização pode elevar ainda mais o valor e aplicabilidade destes produtos.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), somente em 2018, a produção nacional dos insumos naturais energéticos da biomassa foi de 91,3 milhões de toneladas equivalentes de petróleo. A ampliação do seu uso é uma estratégia importante para que o Brasil cumpra com as metas ambientais estipuladas, como as do Acordo de Paris, que propôs a redução de 37% de suas emissões até 2025, além de medidas adicionais em energias renováveis e eficiência energética.
Entre os equipamentos desenvolvidos pela ANDRITZ para peletização de biomassa estão os moinhos de martelo, que atuam na redução de tamanho dos materiais, incluindo moagem e trituração, e os condicionadores, projetados para misturar e condicionar simultaneamente a alimentação de uma peletizadora. Segundo Soffioni, a empresa vem se esforçando para desenvolver ainda mais iniciativas sustentáveis, “focando na governança corporativa responsável e na busca de um futuro seguro e viável”.
GRUPO ANDRITZ
O grupo internacional de tecnologia ANDRITZ oferece um amplo portfólio de plantas, equipamentos, sistemas, serviços e soluções digitais inovadoras para uma ampla gama de indústrias. A sustentabilidade é parte integrante da estratégia de negócios e da cultura corporativa da empresa. Com seu extenso portfólio de produtos e soluções sustentáveis, a ANDRITZ pretende fazer a maior contribuição possível para um futuro sustentável e ajudar seus clientes a atingirem suas metas de sustentabilidade. A ANDRITZ é líder de mercado global em todas as suas quatro áreas de negócios – Papel e Celulose, Metais, Hidrelétrica e Separação. Liderança tecnológica e presença global são pilares da estratégia do grupo, que está focada no crescimento sustentável de longo prazo. O grupo tem cerca de 29.100 colaboradores e mais de 280 unidades em mais de 40 países.
ANDRITZ FEED & BIOFUEL
A ANDRITZ Feed & Biofuel é um dos fornecedores líderes mundiais de soluções de processo, tecnologias e serviços para as indústrias de ração animal, ração aquática, petfood e biocombustíveis. As tecnologias e serviços se concentram na utilização máxima de matérias-primas, maior eficiência e sustentabilidade da produção, bem como o menor custo total de propriedade possível, ao mesmo tempo em que alcançam os mais altos níveis de segurança, qualidade e controle, desde a matéria-prima até o produto final.