Equipes volantes percorrem a BR-040 para manter segurança e condições de tráfego no período chuvoso
Equipes volantes percorrem a BR-040 para manter segurança e condições de tráfego no período chuvoso
Atuação contínua da EPR Via Mineira se concentra em pontos estratégicos entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, especialmente em Nova Lima, Itabirito, Congonhas, Conselheiro Lafaiete e Barbacena
A EPR Via Mineira intensificou, nesta sexta-feira (23), a circulação de equipes volantes ao longo da BR-040, no trecho entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, reforçando os serviços no pavimento para manter as condições de tráfego e ampliar a segurança viária durante o período chuvoso. As frentes de trabalho atuam especialmente em Nova Lima, Itabirito, Congonhas, Conselheiro Lafaiete e Barbacena, que registram maior volume de água e tráfego, inclusive de veículos pesados.
A estratégia amplia a presença operacional em campo, permitindo monitoramento permanente e resposta rápida às alterações provocadas pelas chuvas. “A presença constante de água na pista, somada ao alto volume de tráfego, especialmente de veículos pesados, acelera processos naturais de desgaste do pavimento. Por isso, intensificamos as intervenções pontuais para garantir a convivência segura no trânsito”, explica Vitor de Castro, engenheiro de pavimento da EPR Via Mineira.
Durante a execução dos serviços, podem ocorrer interdições parciais e momentâneas, com baixo impacto no tráfego. Todos os pontos em obras permanecem devidamente sinalizados. “Contamos com a colaboração dos motoristas para seguir as orientações, reduzir a velocidade e manter a atenção redobrada. Essas atitudes preservam vidas de quem viaja e dos trabalhadores que atuam na pista”, finaliza Vitor. O atendimento aos usuários funciona 24 horas pelo telefone 0800 003 1040.
Após essa etapa e com a estabilização do período chuvoso, a concessionária avança para novas frentes de obras estruturantes, com serviços definitivos previstos em contrato. Entre os destaques, está o início da duplicação da BR-040 em Congonhas, previsto para o segundo semestre, marcando mais uma etapa da transformação do corredor entre Belo Horizonte e Juiz de Fora.

