Geral

Escola da Serra (BH) lança livro colaborativo sobre a função do ambiente na prática pedagógica


“Espaço Educador” será lançado no dia 14/09 e foi escrito juntamente com o escritório de arquitetura Mach e o coletivo Micrópolis

A Escola da Serra tem um projeto inovador, sempre buscando uma educação instigante e atrativa para crianças e adolescentes. Parte importante desta proposta é o espaço oferecido aos alunos – é fundamental que seja atrativo e convidativo para crianças e jovens, que estimule a convivência, a interação e a criatividade, o contato com a natureza e o movimento corporal. E que também abra possibilidades para os educadores proporem atividades.  

“As transformações e descobertas que fizemos foram tão enriquecedoras para a construção da nossa concepção de educação que entendemos que seria interessante registrá-las para apresentar a proprietarios de escolas, educadores, empreendedores que pensam em abrir uma escola e, principalmente, às escolas que venham se filiar a nossa rede. Para enriquecer ainda mais essa maneira de lidar com o espaço como elemento educador, agregamos outras soluções interessantes adotadas por escolas ao redor do planeta. Este livro, portanto, é a nossa contribuição para a busca permanente de coerência entre os espaços e as pessoas para formar um todo educativo” explica Sérgio Godinho, diretor geral da Escola da Serra.

Pesquisas, leituras, entrevistas e conversas  com as escolas afiliadas de Pouso Alegre e Birigui, assim como outros espaços escolares deram origem ao livro “Espaço Educador”, uma parceria da Escola da Serra com Mach Arquitetos, Coletivo Micrópolis, o arquiteto Alceu Brito e a Crivo Editorial. 

No dia 14/09 (quinta-feira), às 19h, ele será lançado na Escola da Serra, em um evento aberto ao público. Na ocasião, acontece também uma roda de conversa com autores, sarau literário e feira de produtos artesanais feitos pelos próprios alunos. 

Este é o segundo livro lançado pela Escola da Serra. O primeiro é uma parceria com o tradutor Stefano Mimiza, a educadora Viviane Maia e a Crivo Editoral – a tradução do livro “As crianças pensam grande”, do educador italiano Franco Lorenzoni . Em 2024 será lançado um livro que conta a história da Escola da Serra. 

Sobre a Mach

A Mach é uma empresa de arquitetura e urbanismo fundada em 1990 pelos arquitetos Mariza Machado Coelho e Álvaro Hardy (Veveco). Em 2005, Fernando Maculan passa a integrar a sociedade com Mariza. 

Em 2021, a empresa acolhe dois novos sócios-diretores – os arquitetos urbanistas Luciana Czechmeister e Rafael Yanni. O campo de atuação da MACh é bastante amplo, e abrange projetos educacionais, residenciais, comerciais, culturais, esportivos e urbanos, ao lado de intervenções no patrimônio histórico edificado e projetos de grande complexidade. A cultura tem sido, nos últimos anos, a área que reúne as mais numerosas realizações do escritório, entre expografia, cenografia, arquitetura de museus e instituições culturais. No campo social, destaca-se a atuação da MACh em projetos em favelas e periferias, notadamente o Aglomerado da Serra e o Morro das Pedras, que teve como desdobramento mais recente (2017) a criação do Coletivo Levante.

Sobre a Micrópolis

Micrópolis é uma empresa que atua na intersecção entre os campos da arquitetura, do design e da educação. Uma das nossas principais áreas de atuação consiste em traduzir narrativas, territórios e comunidades em projetos gráficos e editoriais de alta qualidade. Em cada um desses projetos, buscamos realizar um processo meticuloso de compreensão das demandas das instituições, pessoas e espaços envolvidos. Através do poder do design, criamos novas conexões entre as pessoas e seus territórios, abrindo caminhos para a criação de novas camadas de significados, sentidos e possibilidades.

Sobre a Escola da Serra 

A Escola da Serra é reconhecida pelo MEC como “referência em inovação e criatividade na educação básica” graças ao seu projeto pedagógico que aposta no estudante como protagonista do seu aprendizado. Esse conceito educacional preconiza o respeito aos ritmos individuais, a solidariedade, a cooperação e a autonomia, descomprimindo o ambiente escolar e impregnando-o de serenidade, afeto e alegria. O currículo, enriquecido com componentes voltados ao desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, do autoconhecimento, da sociabilidade, da ousadia e da participação, faz com que os alunos realizem aprendizagens significativas para toda a vida, capacitando-os a lidar com os desafios e oportunidades do mundo de hoje.

Certos da possibilidade de implementar um Projeto Pedagógico que determine uma outra educação, muito além dos modelos convencionais,, desde 2004, a Escola da Serra está comprometida em formar pessoas ativas em sua comunidade, autônomas e protagonistas de seu projeto de vida. Cidadãos sensíveis às desigualdades e injustiças, responsáveis pelo mundo que vivem com uma perspectiva crítica bem desenvolvida.

Serviço 

Lançamento “Espaço Educador”,

Data: 14 setembro 

Horário: 19h

Local: Escola da Serra – R. do Ouro, 1900 – Serra

https://escoladaserra.com.br
https://www.instagram.com/escola_da_serra

Imagens relacionadas


Escola da Serra
Miguel Aun
baixar em alta resolução


Escola da Serra
Miguel Aun
baixar em alta resolução


Escola da Serra
Miguel Aun
baixar em alta resolução


Sergio Godinho – diretor geral
divulgação
baixar em alta resolução