Especialista alerta para o impacto emocional e psicológico de desastres aéreos na vida das pessoas
Nos últimos anos, temos sido bombardeados por notícias alarmantes de quedas de aeronaves no Brasil e no Mundo. O mais recente aconteceu nesta sexta-feira (7), quando um avião de pequeno porte bateu em um ônibus e acabou pegando fogo na Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo. Outras quedas impactantes este ano ocorreram em Ubatuba, litoral de São Paulo, em Washington, EUA, e na Filadélfia, com explosões e mortes, que causaram efeitos negativos ao redor do mundo. Em 2024, 153 pessoas morreram em acidentes aéreos ocorridos no último ano, segundo dados da Força Aérea Brasileira compilados pela CNN, sendo o ano mais fatal neste tipo de tragédia
Com tantas notícias negativas é comum que as pessoas desenvolvam o medo de viajar de avião por achar que ele vai cair, problema conhecido como aerofobia, além de outros problemas como ansiedade e ataque de pânico. No entanto, com o mundo globalizado, o avião se tornou um meio de transporte eficiente, especialmente no âmbito corporativo, fazendo com que empresas também precisem se preocupar com a questão e saúde mental de seus funcionários.
Pensando nisso, Érica Siu, CEO da Caliandra Saúde Mental, além de alertar para o impacto emocional e psicológico dessas tragédias na sociedade, compartilha dicas para que as empresas possam ajudar seus funcionários, especialmente aqueles que precisam viajar de avião a trabalho.
O que acha de trazer esta abordagem e conversar mais com a Dra. Érica sobre isso?
Sobre a Caliandra Saúde Mental
Fundada pelos psiquiatras Dr. Arthur Guerra de Andrade e Dra. Camila Magalhães Silveira, a Caliandra Saúde Mental é referência na gestão de crises que impactam a saúde emocional, desde crises situacionais (como luto, suicídio, assédio) a coletivas, incluindo desastres naturais, acidentes aéreos, crises econômicas, entre outros. A Caliandra oferece programas personalizados, a partir de soluções integradas de cuidados em saúde mental com a prevenção, que é realizada a partir do letramento e sensibilização, com treinamentos de lideranças, rodas de conversas e palestras.
A Caliandra conta com um Ambulatório Virtual para atendimentos eletivos em saúde mental e nutrição, oferecendo consultas com psiquiatras, psicólogos e nutricionistas, além do serviço SOS Saúde Mental 24 x 7, que garante acolhimento emocional emergencial, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, proporcionando um atendimento ágil e eficaz em momentos críticos.