Ex-chefe da Ciretran e dois despachantes são presos em operação da PC contra fraudes no setor de trânsito em Ipatinga
Além das três prisões, 25 mandados judiciais de busca e apreensão foram cumpridos.
Por g1 Vales de Minas Gerais
Um ex-chefe da Circunscrições Regionais de Trânsito (CIRETRAN) e dois despachantes documentalistas foram presos preventivamente na manhã desta terça-feira (7), durante a “Operação Ponto Final”, deflagrada pela Polícia Civil em continuidade às investigações de fraudes no setor da 1ª Delegacia Regional de Ipatinga.
As investigações, que tiveram inquérito instaurado no final de 2022, apontaram para diversas irregularidades, como fraude na transferência de propriedades de veículos clonados e durante o procedimento de alteração de dados, além de fraudes na obtenção de segunda via do recibo de Certificado de Registro de Veículos.
Também ficou constatado pela PC, durante as investigações, que os envolvidos inseriram dados falsos em sistemas de informática do DETRAN-MG, praticaram falsidade ideológica, violação de sigilo profissional qualificada, receptação qualificada de veículo furtado, coação no curso do processo e associação criminosa.
De acordo com a Polícia Civil, essas irregularidades teriam a participação efetiva de dois despachantes documentalistas e servidores administrativos da Delegacia Regional de Ipatinga, além de um empregado de uma estampadora de placas veiculares, um Centro de Formação de Condutores, um proprietário de agência de veículo automotores e outras pessoas, também identificadas.
Além das três prisões, 25 mandados judiciais de busca e apreensão foram cumpridos durante a “Operação Ponto Final”, nas casas e nos endereços profissionais dos investigados. De acordo com a PC, foram apreendidos equipamentos eletrônicos, aparelhos celulares, documentos e outros materiais para a continuidade das investigações.
A operação foi coordenada pelos delegados Augusto Frade, Lívia Athayde e pelo promotor de justiça, Jonas Junio Linhares Costa Monteiro. Ao todo, 42 policiais civis do 12º Departamento de Ipatinga e da Corregedoria geral da Polícia Civil de Belo Horizonte participaram da ação.