Faz mal de verdade? Especialista indica quais conhecimentos populares são falsos e quais têm fundamento
“Comer manga com leite faz mal”. Quase todo mundo ouviu isso quando era criança. Mas será que é verdade? A resposta é: Não. Esse pensamento teve origem na época em que o Brasil ainda era colônia. O leite era muito caro e os senhores de engenho criaram essa história para evitar que fosse bebido pelos escravos — que comiam mangas a maior parte do tempo.
Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade Pitágoras, Bruna Carvalho, esse é um dos inúmeros casos de crendices populares sem fundamento. Ela alerta que é sempre interessante investigar antes de tomar alguma decisão que não tenha um embasamento sustentável.
A especialista listou, abaixo, quais são os mitos e as verdades relativos à nossa saúde.
– Ler no escuro estraga a vista?
Até certo ponto pode ser considerado como mito, pois ler em lugares mais escuros não faz mal para a saúde dos olhos de maneira definitiva. Mas faz mal à saúde: aumenta o cansaço da visão e causa dores de cabeça.
– Ficar vesgo no vento deixa a pessoa vesga para sempre?
Enviesar os olhos de modo voluntário não causa danos. No entanto, se estiver ocorrendo de maneira involuntária, a pessoa pode ter estrabismo e é recomendado consultar um médico.
– Pisar no chão gelado pode dar friagem? E dormir com o cabelo molhado deixa gripado?
A afirmação é verdadeira até certo ponto. Se você estiver em uma condição aquecida e pisar em uma superfície gelada, isso pode sim causar uma alteração brusca de temperatura corporal e um efeito de “friagem”. Mas gripes e resfriados (e a maioria das doenças respiratórias) são causadas por vírus e não por oscilações de temperatura.
– Ficar muito perto da TV prejudica a visão?
Em linhas gerais é um mito, mas a necessidade de ficar próximo da televisão ao assistir programas por não conseguir ler a legenda ou ver a imagem desfocada pode indicar a existência de um problema de visão.
– Faz mal a mulher lavar o cabelo quando está menstruada?
Este mito é antigo e data desde o tempo em que ficar com o cabelo molhado por muito tempo era considerado causa de resfriado. No entanto, lavar o cabelo durante o ciclo menstrual não causa nenhum mal à saúde – nada mais é do que um hábito de higiene.
Sobre a Faculdade Pitágoras
Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância.
Presente nos estados de Minas Gerais, Maranhão, Goiás, Ceará, Pará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Acre, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Paraná e São Paulo, a Faculdade Pitágoras presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade Pitágoras oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.
A Faculdade Pitágoras nasceu herdando a tradição e o ensino de qualidade oferecido pelo Colégio Pitágoras, fundado em 1966, que também deu origem ao grupo Kroton. Para mais informações, acesse o site da Pitágoras e o Blog Pitágoras.
Sobre a Kroton
A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 936 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp,