Geral

FGV contribui para a reparação integral de Brumadinho com o pagamento do Novo Auxílio Emergencial a mais de 163 mil pessoas atingidas

FGV contribui para a reparação integral de Brumadinho com o pagamento do Novo Auxílio Emergencial a mais de 163 mil pessoas atingidas

Maior desastre ambiental do Brasil completa 7 anos, mantendo pagamento às populações impactadas pela tragédia, e história ganha documentário inédito

A Fundação Getulio Vargas (FGV) atua desde 2021 como entidade gestora do Programa de Transferência de Renda (PTR), maior programa de transferência de renda privado da América Latina. Entre novembro de 2021 e outubro de 2024, a instituição pagou mais de R$ 5,3 bilhões a mais de 163 mil pessoas atingidas. Desde dezembro de 2025, a pedido do Juízo da 2ª Vara de Fazenda Pública de Belo Horizonte, a FGV se tornou responsável pelo pagamento do Novo Auxílio Emergencial (NAE).

Conforme decisão judicial, até que sejam construídos e deliberados novos critérios, têm direito ao recebimento do NAE as mesmas pessoas já recebiam o PTR. Até o momento, já foram pagas duas parcelas, totalizando quase R$ 250 milhões pagos aos beneficiários do programa.

O pagamento do NAE vem sendo feito pela FGV sem remuneração, aproveitando a equipe ainda dedicada ao processo de encerramento do PTR. A medida reforça o compromisso institucional com a efetividade da reparação e com a preservação dos direitos das populações impactadas pela tragédia.

Uma pesquisa realizada pela instituição investigou o desenvolvimento socioeconômico de municípios após a tragédia do rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão. O trabalho concluiu que esse recurso teve impacto positivo no desenvolvimento da região. Entre os indicadores que mostram o impacto socioambiental positivo estão a melhoria de 20% em saúde, 15% em infraestrutura (urbanização e saneamento) e 25% em assistência social na região após a tragédia, impulsionando o desenvolvimento sustentável e o bem-estar das comunidades afetadas.

O desastre provocou o vazamento de 12 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério. A avalanche atingiu 290 hectares de área, matou 272 pessoas, contaminou rios e solo, impactou permanentemente o meio-ambiente, a economia e a sociedade nos municípios atingidos.

Documentário sobre maior programa de transferência de renda privado da América Latina mostra impacto positivo no território atingido

Como marco da conclusão do trabalho do PTR, a FGV lança em seu site o documentário “Dinheiro é Semente – Histórias de reparação em Brumadinho”. Dirigido por Taís Vilela, o filme retrata o impacto do programa na vida dos beneficiários. Gravado em diferentes regiões do estado — como o Quilombo da Pontinha (Paraopeba), Três Marias, Vau das Flores, Curvelo, São Joaquim de Bicas, Poções de Paineiras (Paineiras), Toca de Cima e a Aldeia Kamakã Kaê Há Puá (Esmeraldas) —, o filme mostra que o alcance do PTR vai muito além das famílias que recebem o benefício.

O programa movimenta o comércio local, fortalece economias comunitárias e amplia o acesso a bens e serviços antes inacessíveis. “Mais do que um relato sobre economia, o filme é sobre justiça, dignidade e reparação”, afirma André Andrade, gerente executivo FGV PTR.

Um dos depoimentos é o de Grazielle Gonçalves, técnica de enfermagem, que colocou uma meta em prática com a renda adicional. “Depois do PTR eu tenho meta. Minha meta é minha obra. A hora que eu vejo tudo é tão gratificante. Se você pensa no futuro, você pode mudar muita coisa na sua vida”, conta.

No Quilombo da Pontinha, quem conta sobre transformação é Maria Raimunda, aposentada. “Para mim mudou tudo. A gente tinha um sonho de ter uma casa, uma vida melhor e não tinha como. Meu projeto de vida era ter uma cozinha e um carro”, lembra. Euler Moreira, marido de Maria Raimunda, comemora a compra do automóvel.

A iniciativa é uma parceria do Centro de Estudos de Reparação e Recuperação da Fundação Getulio Vargas e da Escola de Comunicação da Fundação Getulio Vargas. O documentário está disponível para o público em https://www.youtube.com/watch?v=lgK0XqO_LfU.

Visualizar todas as imagens em alta resolução