Franchising avança em Minas Gerais e regista um aumento de 19,8% no faturamento
Empresários falam sobre a importância do Estado para o crescimento e fortalecimento de marcas
Segundo dados da Pesquisa Trimestral de Desempenho realizada pela Associação Brasileira de Franchising, as franquias cresceram 16,8% em faturamento no segundo trimestre desse ano, no comparativo do mesmo período do ano passado, a receita passou de R$41.140 bilhões para R$ 48.052 bilhões.
Terceiro maior mercado de franchising do país, Minas Gerais, arrecadou R$ 3,78 bilhões nesse período, e de acordo com a ABF, o Estado cresceu mais que a média do país, cerca de 19,6%. Sabendo desse mar azul para investimentos, diversas marcas de franquias focaram sua expansão na região e hoje já colhem frutos da produtividade.
Líder em franquias de ensino profissionalizante em gastronomia, o Instituto Gourmet, possui nove unidades em funcionamento na região e com a criação de novos modelos de negócios – a partir de R$ 190 mil, estão em busca de investidores nas cidades com até 100 mil habitantes.
“Enxergamos um excelente potencial no Estado de Minas Gerais, nossas unidades estão performando muito bem e com o amadurecimento da rede, nesses últimos anos, analisamos com mais atenção dados como perfil do consumidor, densidade na região e número de habitantes. Com a pandemia, percebemos que era o momento de expandir para cidades do interior”, comenta Patricia Rocha, gerente de expansão da marca.
Com mais de 50 anos no mercado, a Seguralta está presente em todo país com mais de 1.700 unidades e oferece quatro modelos de negócios: home office, office, basic e standard. Hoje, a marca possui 94 unidades no Estado.
Com o setor de gastronomia em alta, uma receita 22,3% maior que o ano anterior e atividades como delivery se destacando no setor, redes como a Brasileirinho Delivery, Caipira no Box e Duckbill ganham notoriedade na região. Com quatro modelos de negócios, a Duckbill possui 12 unidades na região; o Brasileirinho Delivery conta com 3 em funcionamento e o Caipira in Box, 1 unidade.
Pioneira em soluções completas de crédito rural, a Sonhagro, conta com três unidades no Estado. Romário Alves, fundador da marca, conta que a região possui um grande diferencial para investimento. “Se compararmos a safra de 2021/2022 com a de 2019/2020, vamos perceber que está havendo um crescimento significativo, mostrando assim, que os produtores rurais de Minas Gerais não desanimaram pela situação da pandemia”.
Presente no segmento de Casa e Construção, que obteve um crescimento de 10,5% no acumulado de 12 meses, a Love Gifts, rede de franquias de presentes criativos e decoração, conta com 5 unidades na região. Fábio Farias, CEO da marca, conta que a região possui um vasto potencial para quem deseja empreender. “Somos uma marca com um grande apelo comercial e acredito que temos muito o que agregar na região levando alegria em formato de presente para a população de Minas”.
A Mary Help, primeira franquia do Brasil a realizar intermediação de serviços domésticos, para as mais variadas necessidades – desde limpeza, até personal organizer, higienização e impermeabilização de estofados e tecidos – conta com 4 unidades no Estado e traz uma novidade: a rede oferece também, de forma gratuita, a intermediação de serviços e reparos, como pedreiros, pintores, eletricistas, dentre outros.
Com modelos de negócios a partir de R$ 9 mil, a SuperGeeks, maior escola de programação e robótica para crianças e adolescentes, conta com 4 unidades e funcionamento no Estado. Já a Fast Escova, maior rede de franquias de escovaria do Brasil, conta com 7 unidades em funcionamento e mais 11 a serem inauguradas.
Marcas como a Arena Baby – rede de brechó e outlet infantil –, e Marketing Bag – rede de franquias de publicidade em saco de pão, que já possuem unidades em implantação no Estado, estão em busca de novos franqueados. Já a Alergoshop, primeira rede de franquias do país voltada totalmente para produtos hipoalergênicos, e a Espaço Make, uma das maiores redes de franquia de quiosques de maquiagens multimarcas por R$10, estão em busca de investidores na região.
Para mais informações:
Alergoshop: https://alergoshop.com.br/
Instituto Gourmet: https://institutogourmet.com/
Seguralta: www.seguralta.com.br
Brasileirinho Delivery: https://www.
Caipira no Box: https://caipirainbox.com.br/
Duckbill: http://www.duckbillcookies.
Sonhagro: https://sonhagro.com/
Love Gifts: https://lovegifts.com.br/
Mary Help: https://www.maryhelp.com.br/
SuperGeeks: https://supergeeks.com.br/
Fast Escova: fastescova.com.br
Arena Baby: https://arenababy.com.br/
Marketing Bag: https://www.mktbag.com.br/
Espaço Make: www.espacomakefranquia.com.br
Imagens relacionadas
![]() Franquias Divulgação baixar em alta resolução |