Polícia

Homem é preso por ordem do STF por declarações dadas na Internet

 

A Polícia Federal prendeu nesta sexta-feira (22/07) mais um cidadão apenas por palavras. Após ordem do ministro Alexandre de Moraes, Ivan Pinto (foto), foi preso e ficou em silêncio durante seu depoimento.

Ivan informou que “seu advogado estava no interior de Minas Gerais e não poderia acompanhá-lo durante a presente oitiva. E, a partir disso, preferia manter-se em silêncio e não responder as perguntas formuladas”.

Ivan Pinto – que se apresenta como “Terapeuta Papo Reto”, especializado na recuperação de pacientes com vícios em álcool e drogas – disse nas redes sociais que era preciso “caçar” ministros do Supremo e “pendurá-los” de cabeça para baixo.

Moraes justificou a alegação de que Ivan representa uma ameaça por conta de um vídeo, publicado no início deste mês, em que ele anuncia que mantém um grupo de Telegram chamado “Caçadores de ratos do STF”, com o objetivo de “cercar estes juízes e desembargadores vagabundos e não permitir que eles andem entre nós” e fazer “a sua revolta virar ação prática.” Não há, porém, nenhum indício de que ele pretendia cometer qualquer violência real.