Ibirité: decisão autoriza que menor sequestrado em Manaus viajasse para BH e revesse a mãe
Órgão responsável pela tutela dos incapazes em Amazonas acompanhou o cumprimento da medida
Uma mulher, venezuelana, refugiada no Brasil, residente em Minas Gerais, moveu uma ação judicial sob a alegação de que separada do filho pelo suposto pai, que reteve a criança no estado do Amazonas.
A situação chegou ao conhecimento do Poder Judiciário Mineiro, tendo o Tribunal de Justiça de Minas Gerais firmado a competência da Comarca de Ibirité para processar e julgar a demanda.
Distribuído o feito à 3ª Vara Cível, a juíza Juliana de Almeida Teixeira Goulart deferiu a tutela de urgência de busca e apreensão do menor, em 16 de maio de 2025, determinando a imediata expedição de carta precatória ao Estado do Amazonas para cumprimento da ordem judicial.
A Defensoria Pública, que assiste a mãe da criança, afirmou que recebeu informações sobre o paradeiro dela no Estado do Amazonas, solicitando autorização para que o menor, de apenas dois anos, viajasse desacompanhado da representante legal.
Decisão autoriza menor viajar de um Estado brasileiro para outro para se encontrar com a mãe ( Crédito : Foto ilustrativo/Envato elements )
Isto porque a mãe não detém condições financeiras para custear a viagem e buscar seu filho.
Em 11/06, a juíza Patrícia Froes Dayrell autorizou que a criança viajasse desacompanhada da representante legal, desde que a diligência fosse feita por órgão responsável do Amazonas.
A decisão judicial se pautou na garantia à tutela do direito da criança de “ser criado e educado no seio de sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente que garanta seu desenvolvimento integral”, previsto no art. 19 do ECA. A legislação de regência ainda prevê que a falta de recursos não pode constituir impeditivo para que a criança permaneça no seio familiar (art. 23).
A criança desembarcou no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. nesta quinta-feira (12/06), tendo sido imediatamente entregue à mãe.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais

