Médio Piracicaba

Igrejas serão reabertas a partir de 03 de Julho

Igrejas poderão ser reabertas, mas fiéis terão de agendar presença em missas

O bispo da Diocese de Itabira e Coronel Fabriciano, dom Marco Aurélio Gubiotti, liberou ontem o início do processo de reabertura das igrejas em um decreto publicado no site da instituição religiosa. Pela proposta, um número muito reduzido de fiéis poderá participar das celebrações em um primeiro momento e apenas com agendamento para garantir o acesso às missas.
A reabertura tem data prevista para 3 de julho – sexta-feira da próxima semana – em quase todas as cidades da diocese. “Em decorrência do crescente quadro de infectados na Região Metropolitana do Vale do Aço, somado ao número de óbitos, as paróquias situadas nas cidades de Coronel Fabriciano, Ipatinga, Timóteo e Santana do Paraíso, poderão iniciar o processo de efetivação das medidas previstas no protocolo a partir do dia 17 de julho de 2020”, destaca o decreto do bispo.
O vigário episcopal e assessor de comunicação da diocese, padre Ueliton Neves da Silva, explicou que o decreto do bispo não é fixo. “Ele não pode ser engessado porque a primeira determinação dele é que devemos seguir as determinações das autoridades municipais. Então, se a situação se agravar em qualquer cidade, pode ser que a reabertura não aconteça na data prevista, seguindo o que o Município definir”, afirmou o padre. Basicamente, o que dom Marco Aurélio permitiu é que os párocos realizem as missas, mas obedecendo o que dizem decretos municipais.
Para estudar a reabertura, a igreja precisou reunir uma equipe de especialistas para estudar o risco de proliferação do coronavírus. “O bispo montou uma equipe com um médico e um infectologista para poder estabelecer o protocolo de medidas de prevenção e ele é completo, vai desde as celebrações litúrgicas até a preparação de todos os espaços e os procedimentos dos fiéis para participação das missas”, informou Ueliton Neves.

 

Fonte : DiariodeSaoGonçalo