Saúde

IMPORTANTE: VEM AÍ A VACINA CONTRA O CÂNCER

 

As empresas farmacêuticas Moderna e Merck se preparam para lançar o primeiro teste de fase três de uma vacina de RNA mensageiro contra o câncer depois que um estudo sugeriu que ela poderia ser usada para tratar um tipo agressivo de câncer de pele.

Dados divulgados pela Moderna nesta semana mostraram que uma combinação da vacina experimental da empresa contra o câncer e o medicamento de imunoterapia Keytruda da Merck reduziu em 44% o risco de morte ou recorrência de melanoma em pacientes de alto risco, em comparação com o tratamento que usou apenas Keytruda.

O estudo randomizado de fase dois recrutou 157 pacientes que já haviam se submetido a cirurgia relacionada ao melanoma e os acompanhou durante um ano. Alguns participantes receberam nove doses da vacina contra o câncer, de codinome mRNA-4157/V940, juntamente com o Keytruda. Outros receberam apenas Keytruda, que é o tratamento padrão para melanoma de alto risco.

Stéphane Bancel, executivo-chefe da Moderna, disse que os resultados encorajaram a Merck e a Moderna a embarcar num estudo maior de fase três que os reguladores tendem a exigir antes de aprovar um novo tratamento.

A grande maioria dos medicamentos que tiveram sucesso nos estudos de fase dois falharam no estágio de testes seguinte.

As empresas também testariam a combinação em outros tipos de câncer. “Acreditamos que isso deve funcionar em muitos tipos de tumor, não apenas no melanoma”, disse Bancel em entrevista.

Os cientistas há muito estudam o potencial de usar a tecnologia de mRNA —que é mais conhecida por ter sido utilizada com sucesso em imunizantes contra a Covid— para fornecer uma vacina que ensina o sistema imunológico do corpo a atingir tumores cancerígenos.

Fonte #diáriodequixadá