Geral

Inaugurado novo fórum da Comarca de Nanuque

 

O 1º vice-presidente, desembargador José Flávio de Almeida, representou o presidente Gilson Lemes na solenidade

not----inauguracao-forum-de-nanuque----14.03.22.jpg

O 1º vice-presidente do TJMG, desembargador José Flávio de Almeida, descerrou a fita de inauguração junto com a juíza Aline Gomes (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

 

 

O 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Jose Flávio de Almeida, representando o presidente do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes, inaugurou, nesta segunda-feira (14/3), o novo Fórum Doutor Juvêncio Jacinto Oliveira Filho, na Comarca de Nanuque, Vale do Mucuri. Com isso, o antigo fórum, que não atendia mais as necessidades do Poder Judiciário, dá lugar a um edifício moderno, amplo e mais adequado à comarca.
O 1º vice-presidente do TJMG, desembargador José Flávio de Almeida, chegou ao fórum acompanhado do vice-corregedor-geral de Justiça, desembargador Edison Feital Leite, dos desembargadores Wanderley Salgado de Paiva e Rui Almeida Magalhães; do presidente da Associação dos Magistrados Mineiros, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos; e do juiz convocado para 2ª Instância, Marco Antonio Melo. A comitiva foi recebida pela diretora do foro de Nanuque, juíza Aline Gomes, e por autoridades da região.

Novo prédio

 

Após a execução do hino nacional, pela banda da Policia Militar de Teófilo Otoni, o desembargador José Flávio de Almeida descerrou a fita de inauguração ao lado da juíza Aline Gomes. O novo fórum é preparado para acomodar até quatro varas. Possui dois pavimentos interligados por um elevador e escadas e tem acessibilidade para idosos e portadores de deficiência.
Além disso, tem amplo estacionamento para carros, motos e bicicletário. Também conta com sistema de ar condicionado, sistema de segurança, amplas salas para magistrados, servidores, arquivos, Cejusc e moderno tribunal do júri.
O novo fórum foi abençoado pelo padre Geraldo Divino dos Santos e pelo pastor Rayssan Guimarães.

 

not----inauguracao-forum-de-nanuque--PLACA-DESCERRAMENTO--14.jpg

Descerramento da placa inaugural do Fórum Doutor Juvêncio Jacinto Oliveira Filho, na Comarca de Nanuque, Vale do Mucuri (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

 

 

 

Compromisso

 

O 1º vice-presidente do TJMG, desembargador José Flávio de Almeida, agradeceu a presença de todos e destacou a satisfação de estar presente no evento. “Atuei como magistrado na comarca de Pedra Azul, Vale do Jequitinhonha, e me sinto em casa na região”, disse.
Ele leu o discurso do presidente do TJMG, Gilson Lemes, que destacou as principais metas de sua gestão, uma delas, a conclusão e inauguração de novos fóruns pelo interior de Minas Gerais, o que reforça o compromisso do Tribunal de Justiça de Minas Gerais em dar melhores condições de trabalho a magistrados e servidores, além de proporcionar maior conforto ao jurisdicionado.
O fórum de Nanuque é o 11º a ser inaugurado desde o início da atual gestão, em julho de 2020. Já foram inaugurados novos fóruns em Carmo do Rio Claro, Miraí, Guaranésia, Araguari, Mariana, Varginha, Capelinha, Matozinhos, Sao Romão e Abaeté. E uma série de novos edifícios do Judiciário mineiro ainda serão entregues ao longo desta administração, até 30 de junho de 2022.

not----inauguracao-forum-de-nanuque--jose-flavio---14.03.22.jpg

Ao ler discurso do presidente Gilson Lemes, a quem representou na solenidade, o desembargador José Flávio de Almeida lembrou que o fórum de Nanuque é o 11º a ser inaugurado desde o início da atual gestão (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

 

 

 

Agradecimentos

 

Ao final do discurso, o 1º vice-presidente, Jose Flávio de Almeida, agradeceu a todos que contribuíram para a construção do novo fórum, com destaque para a juíza Aline Gomes dos Santos Silva; para o atual prefeito de Nanuque, Gilson Coleta; e para o ex-prefeito da cidade, Roberto de Jesus, que ocupava o cargo à época da doação do terreno para construção do novo fórum.
Gratidão

 

Titular da comarca de Nanuque desde 2018, a juíza Aline Gomes Santos Silva tem uma relação muito próxima com o Judiciário local, mesmo antes de entrar para a magistratura. Em 2002, ela atuou como oficial de apoio judicial, após passar no concurso público para o TJMG.
Em 2013, ela ingressou na magistratura, atuando nas comarcas de Malacacheta e Pedra Azul, antes de chegar à Comarca de Nanuque, em 2017, em passagens que foram lembradas com muita emoção durante a cerimônia. A magistrada é natural de Araçuaí, Vale do Jequitinhonha, mas, coincidentemente, passou grande parte da infância, adolescência e fase adulta na própria Nanuque.
“Neste ano, a Comarca de Nanuque completou 64 anos de instalação, ocorrida no dia 23 de fevereiro de 1958. Fomos agraciados com um novo prédio, o qual tenho a gratidão de inaugurar enquanto diretora do foro”, destacou a magistrada.
Ela lembrou que o fórum antigo não tinha condições de atender o jurisdicionado com conforto. Afirmou ainda que o fórum antigo não possuía sala apropriada para coleta de depoimento especial de vítimas vulneráveis, sendo necessário improvisar o espaço que abrigava o setor da Assistência Social. “Outro ponto negativo do fórum antigo eram as salas de audiências e gabinetes, extremamente pequenas, não comportando a realização de audiências com muitas partes, principalmente em razão do período da pandemia da covid-19”, acrescentou.

not2----inauguracao-forum-de-nanuque----14.03.22.jpg

Para a juíza Aline Gomes dos Santos, novo fórum oferecerá aos usuários excelente estrutura de trabalho e atendimento a todas as necessidades (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

 

 

Estrutura

 

Para a juíza Aline Gomes, o novo prédio do fórum oferecerá a todos os usuários excelente estrutura de trabalho e atendimento. “Na nova estrutura, teremos condições de promover atendimento mais humanizado e digno aos que buscam a justiça para suas demandas, destacando-se espaço dedicado ao depoimento especial de vítimas vulneráveis, salas separadas para testemunhas, além de maior quantidade de salas para atendimentos pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania”.
Ela também destacou o fato de o novo prédio possuir total acessibilidade para pessoas com limitações físicas. “O prédio do fórum representa o cuidado que o Tribunal de Justiça de Minas Gerais dedica a todos os jurisdicionados da Comarca de Nanuque e região do Vale do Mucuri”, encerrou.

not----inauguracao-forum-de-nanuque---FACHADA----14.03.22.jpg

Novo fórum é preparado para acomodar até quatro varas, com dois pavimentos interligados por um elevador e amplas escadas, totalmente voltado para acessibilidade de idosos e portadores de deficiência (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

 

 

Além da cidade de Nanuque, fazem parte da comarca a cidade de Serra dos Aimorés e o distrito de Vila Pereira. A economia local está embasada no comércio, prestação de serviços e indústrias (frigorífico, fábrica de açúcar, usina de álcool anidro e usina hidrelétrica). O destaque, contudo, é a agropecuária, com a criação de gado bovino de corte e leite.

Presenças

 

Também estiveram presentes na cerimônia o prefeito de Nanuque, Gilson Coleta, o presidente da Câmara Municipal de Nanuque, vereador José Oswaldo dos Santos, juízes da comarca de Nanuque e Teófilo Otoni, representantes do Ministério Público, Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil em Nanuque, e das Polícias Civil e Militar.

Veja neste álbum mais imagens da inauguração.

 

Ouça o podcast produzido pela equipe de rádio do TJMG: anexo 1.mp3

 

imprensa@tjmg.jus.br
Instagram – Oficial – TJMG

Facebook — Oficial — TJMG

Twitter – Oficial – TJMG

Flickr – Oficial — TJMG