Indústria nacional de produtos para laboratório clínico projeta mais de US$ 1 milhão em exportações após participação na ADLM 2024
Em três dias de feira, setor fechou US$ 100 mil em negócios e espera gerar mais de US$ 1 milhão em contratos de exportação nos próximos 12 meses
São Paulo, agosto de 2024 – O pavilhão nacional na ADLM (antiga AACC – Annual Scientific Meeting & Clinical Lab Expo), organizado pelo Brazilian Health Devices (BHD), projeto setorial da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em Chicago, nos Estados Unidos, resultou em US$ 100 mil em contratos imediatos. A expectativa é que os negócios gerados nos próximos 12 meses ultrapassem US$ 1 milhão.
A feira, realizada de 30 de julho a 1º de agosto, contou com a presença de duas fabricantes brasileiras de produtos para laboratório. “Nossa quinta participação na ADLM demonstrou o enorme potencial da produção nacional de itens para laboratório. Vale destacar que, só em 2023, os Estados Unidos, que são os maiores compradores dos dispositivos médicos brasileiros, importaram mais de US$ 15 milhões em produtos laboratoriais brasileiros”, comenta Larissa Gomes, gerente de Projetos e Marketing Internacional da ABIMO.
Confirmando a percepção da executiva, Marcus Figueiredo, CEO da Hilab, declarou que as expectativas foram superadas. “Foi uma ótima feira, com muitas oportunidades de negócios para a Hilab. A continuidade da participação brasileira no evento é extremamente importante para o andamento dos negócios”, diz. A ADLM é considerada a principal exposição global de medicina laboratorial.
Além dos Estados Unidos, países como Arábia Saudita, Bolívia, Colômbia, Guatemala, México e Venezuela demonstraram interesse na produção nacional.
Sobre a ABIMO
A ABIMO – Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos representa a indústria brasileira de produtos para a saúde que promove o crescimento sustentável nos mercados nacional e internacional. Fundada em 1962, a instituição conta com mais de 300 associadas e surgiu a partir da ideia de 25 fabricantes de produtos médicos e odontológicos com o objetivo de fortalecer, organizar e regulamentar o segmento. Nesses anos de trabalho, a ABIMO expandiu suas operações de suporte à cadeia produtiva através de conselhos e grupos de trabalho, os quais respondem por todos os aspectos técnicos, operacionais e associativos do setor.
Sobre o BRAZILIAN HEALTH DEVICES
O projeto setorial Brazilian Health Devices, executado pela ABIMO em parceria com a ApexBrasil, tem como missão fomentar as exportações de artigos e equipamentos da área da saúde. Brazilian Health Devices é a marca que reúne as indústrias exportadoras do setor e as representa internacionalmente. Durante o ano de 2023 o projeto atendeu 137 empresas brasileiras fabricantes de dispositivos médicos que exportaram US$ 106,6 milhões em produtos para mais de 137 países.
O Brazilian Health Devices está aberto a receber novas indústrias de dispositivos médicos que buscam a internacionalização. As empresas interessadas em entender o funcionamento do projeto devem entrar em contato pelo telefone (11) 3285-0155 ou pelo e-mail export@abimo.org.br.
Sobre a APEXBRASIL
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

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