Médio PiracicabaPolíciaPolítica

João Monlevade – Policiais Militares e Prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo tratam de possível adesão ao Programa de Vigilância Colaborativa para reforço da Segurança Pública

17 Cia PM Ind

Data 13 de maio de 2025.

Hora 15h00min

Local Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo.

Síntese

Na tarde desta terça-feira, o Prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo, Raimundo Nonato Barcelos (Nozinho), recebeu em seu gabinete o Subcomandante da 17ª Cia PM Ind, Capitão Marlon e o Tenente Daniel Andrade, para tratar da possível adesão do município ao Programa de Vigilância Colaborativa.

A iniciativa, já adotada com sucesso em diversas cidades do médio Piracicaba, consiste na integração de câmeras de monitoramento, pertencentes a instituições públicas e privadas, à malha de vigilância da Polícia Militar.

Por meio de um sistema digital seguro, as imagens captadas por equipamentos instalados em pontos estratégicos são compartilhadas em tempo real, possibilitando uma atuação mais ágil e eficaz das forças de segurança.

O Tenente Daniel Andrade salientou que “o Projeto Vigilância Colaborativa não apenas amplia a capacidade de resposta da polícia, mas também aumenta a sensação de segurança da população, inibe ações criminosas e facilita a investigação de delitos”.

Entre os principais benefícios técnicos do programa estão:

✅ Monitoramento contínuo de áreas públicas com acesso remoto pelas equipes policiais;

✅Aumento da efetividade operacional, com envio de viaturas a locais de ocorrência em tempo real;

✅ Melhoria na elucidação de crimes, graças ao registro audiovisual de eventos suspeitos;

✅ Fortalecimento da parceria entre comunidade e polícia, promovendo um modelo de segurança participativa.

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo avalia, junto à Polícia Militar, os trâmites técnicos e administrativos necessários para a adesão ao projeto, com o objetivo de garantir maior proteção à população e fomentar políticas públicas voltadas à prevenção da violência.

Polícia Militar de Minas Gerais – Rumo aos 250 anos

Deixe um comentário