João Monlevade recebe Circuito Festival da Vida 2025 com atrações culturais e carro da Stock Car em exposição
João Monlevade recebe Circuito Festival da Vida 2025 com atrações culturais e carro da Stock Car em exposição
Evento levou arte, inclusão e cultura à Praça do Povo no marco dos 90 anos da ArcelorMittal na região
A Praça do Povo, em João Monlevade, foi palco de uma grande celebração cultural, com a realização do Circuito Festival da Vida 2025. O evento gratuito reuniu milhares de pessoas em uma programação diversificada e formada por artistas dos municípios de João Monlevade, Itabira e Bela Vista de Minas, selecionados por meio de edital, que contou com o patrocínio da Fundação ArcelorMittal. O evento foi realizado em uma data especial, que coincidiu com a celebração dos 90 anos de operações da ArcelorMittal nas unidades Mina do Andrade e Usina de Monlevade, unidades com forte vínculo histórico com a região.
Ao longo do dia, o público pôde conferir apresentações de música, dança, teatro, cortejos, feira de artesanato, gastronomia e estandes interativos. Ao todo, foram contempladas nove categorias artísticas, com premiação em forma de cachês que variaram entre R$ 1,5 mil e R$ 4 mil, conforme a modalidade.
Entre os grupos e artistas vencedores que se apresentaram, destaque para a tradicional Associação Cultural do Congado de Laranjeiras, a Primeira Guarda de Congado de João Monlevade, reconhecida como Patrimônio Imaterial do município, que promoveu um cortejo de dança e música. No palco musical, marcaram presença o cantor e compositor Rômulo Ras, em show de MPB; a cantora Amanda Mihai, com repertório de R&B e soul; e duo autoral Pedro Henrique Venâncio e Clotilde.
O Festival da Vida em Monlevade também exibiu o espetáculo de dança “Fragmentos”, da escola de arte Freedom Move, uma reflexão poética sobre a passagem do tempo; e, para as crianças, a peça teatral “Pequenos Números, Grandes Cenas”, da companhia teatral O Salto, conduzida pelos palhaços Fubá e Marceleza.
Paralelamente, a artista plástica Claide Maria expôs a série “Enigma”, composta por 11 telas e painéis, enquanto a muralista e artesã Isabella Gregório (Bellart) apresentou a mostra “Mosaico Sustentável”, com peças produzidas a partir de plástico e outros materiais recicláveis. A pintora Divina, por sua vez, realizou uma intervenção de pinturas ao vivo.
O evento contou também com ações de sustentabilidade, inclusão e educação, além de cenografia especial e experiências para toda a família. Um dos destaques foi a exposição do carro da Stock Car, veículo oficial do atual campeão da categoria, Gabriel Casagrande, patrocinado pela ArcelorMittal. Os visitantes puderam entrar no carro, tirar fotos e conhecer de perto os detalhes dessa competição de alto desempenho, em mais uma iniciativa que conectou esporte, tecnologia e cultura.
Marcos Simoni, gerente-geral da ArcelorMittal Mina do Andrade, destacou a importância da iniciativa. “Eventos como o Circuito Festival da Vida reafirmam nosso compromisso com o fortalecimento da cultura local, a comunidade e o futuro. Celebrar os 90 anos da nossa atuação ao lado da população é motivo de orgulho e renovação dos nossos laços com a região.”
Com 90 anos de história, a Mina do Andrade foi homenageada durante o festival por sua contribuição ao desenvolvimento de Bela Vista de Minas e região. Desde sua inauguração, em 1935, a unidade teve papel essencial na formação urbana e econômica do Médio Piracicaba. Atualmente, além de fornecer minério de ferro para a usina da ArcelorMittal em Monlevade, a mina segue investindo em responsabilidade social, inovação e segurança, apoiando projetos que fortalecem o vínculo com a comunidade.
O Circuito Festival da Vida foi uma realização da New View Entretenimento, com patrocínio da Fundação ArcelorMittal, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e apoio da Prefeitura Municipal de João Monlevade. Também contou com a parceria do Festival Gastronômico Mistura, promovido pela Prefeitura de João Monlevade, por meio da Fundação Casa de Cultura.




