Geral

Jornada inicia nova temporada com o tema “Racismo Estrutural”

Tribunal Superior do Trabalho

 

O episódio abre a quinta temporada do programa e está disponível no canal oficial do TST, no Youtube.

A quinta temporada do programa Jornada estreia nesta segunda-feira (6/11) e estará disponível no canal oficial do TST, no Youtube. O primeiro episódio aborda as origens e as consequências do racismo estrutural na sociedade brasileira, sobretudo no mercado de trabalho. O programa mostra relatos de trabalhadores vítimas de atos discriminatórios em razão da cor da pele. Entre os entrevistados, estão o vidraceiro Robert Jesus Santos e a advogada Dandara Pinho.

No episódio, a promotora de Justiça Lívia Sant’Anna Vaz, do Ministério Público da Bahia, analisa como as relações raciais do passado e do presente estão intimamente enraizadas e como o racismo estrutural está impregnado na justiça brasileira. O ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Alberto Bastos Balazeiro explica quais são as penalidades previstas para atos racistas no país.

Já a juíza auxiliar da Presidência do TST Adriana Melônio destaca o papel da Justiça do Trabalho na luta contra a discriminação racial no mercado de trabalho, bem como as estratégias que considera importantes para ampliar a presença de negras e negros em cargos de liderança.

O programa também ouviu a professora e doutora em antropologia Jamile Borges, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ela faz um panorama histórico das desigualdades raciais implementadas no Brasil, que contribuíram para manter a exclusão de negras e negros mesmo após a abolição da escravatura.

Jornada é uma produção da Coordenadoria de Rádio e TV do TST. Exibido por temporadas, os episódios abordam temas relativos ao mercado de trabalho e aos direitos trabalhistas.

Serviço – Programa Jornada

Periodicidade: quinzenal, sempre às segundas-feiras.
Horário: 15h
Estreia: segunda, 06/11
Onde assistir: TST Tube

Programe-se:

06 de novembro/2023 – tema: Racismo estrutural – a porta fechada para o mercado de trabalho

20 de novembro/2023 – tema: Trabalho doméstico escravo – da origem aos quartinhos de empregadas

04 de dezembro/2023 – tema: Inteligência artificial – benefícios e riscos aos trabalhadores

18 de dezembro/2023 – tema: Profissões do futuro – as ocupações mais valorizadas para os próximos anos

 

Tribunal Superior do Trabalho

Coordenadoria de Rádio e TV
crtv@tst.jus.br
(61) 3043-4264