Geral

Memorial Vale apresenta: “Central do Amor”, de Marina Gomes

Últimos dias para ver a exposição de Fatine Oliveira “Corpos Sem Filtro – narrativas visuais de mulheres com deficiência”

Marina Gomes apresenta no Memorial Vale no dia 2 de setembro, sábado, às 16 horas, o show “Central do Amor”, um convite para embarcar numa viagem onde o amor é o tema principal. “Central do Amor” é o segundo álbum da cantora mineira, lançado em maio de 2023. A banda que acompanha Marina é formada por Daniel Filho (violão), Karen Fidelis (contrabaixo) e Ney Corrêa (bateria). O evento integra o projeto Memorial Mulheres, que tem curadoria de Juliana Nogueira. A entrada é gratuita e é preciso retirar os ingressos uma hora antes do evento, pois os lugares são limitados.

Nascida em Divinópolis, cidade do interior de Minas Gerais, a compositora, cantora e instrumentista Marina Gomes atua há 14 anos no cenário da música. Lançou seu primeiro disco “O samba é meu guia” em 2015 e já se envolveu com diversos projetos musicais como: Samba da Silva, Samba da Madrugada, Roda Viva, entre outros. É fundadora no projeto Samba da Criação, roda de samba que valoriza os compositores de Minas Gerais. É integrante dos grupos de choro Abre a Roda – Mulheres no Choro e Choro Vadio. Também é integrante e fundadora da banda Pagode das Mina e do projeto Afobei. Ninguém imagina que brote daquela mulher pequena de aparência delicada, uma voz tão poderosa, de emoção densa, que domina e transforma com naturalidade o samba, seu balanço e suas divisões. Para saber mais sobre a artista, acesse no Instagram: @amarinagomes.

Exposição Corpos sem Filtro, de Fatine Oliveira

Está em cartaz até dia 3 de setembro o trabalho de pesquisa de Fatine Oliveira: “Corpos Sem Filtro – narrativas visuais de mulheres com deficiência”, em uma bela exposição na sala do Cyber Café. A exposição foi construída com base na pesquisa de mestrado desenvolvida e defendida por Fatine Oliveira na UFMG em julho de 2021. O trabalho articulado pela pesquisadora foi estimulado pela invisibilidade experimentada por mulheres com deficiências físicas e/ou raras que usam a plataforma Instagram para abordar o cotidiano que as envolve por meio de registros fotográficos dos corpos. Longe de reforçar discursos capacitistas ou focar em narrativas de superação, a exposição convida os visitantes a observar como os afetos perpassam os percursos de mulheres com deficiência que optam por se apresentar nas plataformas digitais. A exposição integra o projeto Novos Pesquisadores, do Educativo do Memorial Vale e tem entrada gratuita.

Serviço: Memorial Minas Gerais Vale

Endereço: Praça da Liberdade, nº 640, esquina com Rua Gonçalves Dias, Savassi

Horário de funcionamento: Terça, quarta, sexta e sábado: das 10h às 17h30, com permanência até as 18h. Quinta, das 10h às 21h30, com permanência até as 22h. Domingo, das 10h às 15h30, com permanência até as 16h. Entrada Gratuita

Memorial Minas Gerais Vale

O Memorial Minas Gerais Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, já recebeu mais de 1,1 milhão de pessoas, de todos os lugares do Brasil e de outros continentes. São mais de 1.600 eventos realizados e cerca de 200 mil pessoas em visitas mediadas. Integra o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, um dos maiores complexos de cultura do Brasil. Caracterizado como um museu de experiência, com exposições que utilizam arte e tecnologia de forma intensa e criativa, é um dos vencedores do Travellers’ Choice Awards do TripAdvisor. Na curadoria e museografia de Gringo Cardia, cenários reais e virtuais se misturam para criar experiências e sensações que levam os visitantes do século XVIII ao século XXI. Mais que um espaço dedicado às tradições, origens e construções da cultura mineira, o Memorial é um lugar de trânsito e cruzamento entre a potência da história e as pulsações contemporâneas da arte e da cultura, onde o presente e o passado estão em contato direto, em permanente renovação. É vivo, dinâmico, transformador e criador de confluências com artistas independentes e com diversos segmentos da cultura mineira.