Música

Memorial Vale recebe a pianista Igara vencedora do prêmio BDMG instrumental

Imagens em vídeo

A musicista diamantinense, Igara, se apresenta no dia 10 de março (domingo), às 11h, dentro da programação que celebra o mês das mulheres no Memorial Vale. A artista reúne em seu show um repertório que une as influências da música instrumental brasileira com a sua própria obra. Em 2023, Igara foi vencedora do prêmio BDMG instrumental e esteve presente com seu trabalho em programações relevantes, como o Instrumental Sesc Brasil, Savassi Festival e BH Instrumental, e tem sido mencionada como uma das principais revelações atuais da cena belo-horizontina. Piano, clarineta, vibrafone, berimbau, congas, baixo elétrico, bateria e violão são os instrumentos do sexteto que a acompanha no show. A entrada é gratuita e a retirada dos ingressos pode ser feita uma hora antes dos eventos.

O Memorial Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, fica na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, e tem entrada gratuita. Saiba mais em https://memorialvale.com.br/pt/ .

Igara vem de uma família de musicistas. Começou a tocar piano aos três anos de idade e se formou pelo Conservatório Estadual de Música Lobo de Mesquita, onde desenvolveu-se no piano erudito. Mudou-se para Belo Horizonte em 2015, quando continuou seus estudos de forma autodidata. Em 2021, participou do programa Jovem Instrumentista. Seu primeiro lançamento autoral, um EP intitulado “O Piano, os Cavalos e o Mar”, foi lançado em fevereiro de 2024. A apresentação integra o projeto Memorial Instrumental, com curadoria de Juliana Nogueira.

Serviço: Memorial Minas Gerais Vale

Endereço: Praça da Liberdade, nº 640, esquina com Rua Gonçalves Dias, Savassi.

Horário de funcionamento: Quarta, sexta e sábado: das 10h às 17h30, com permanência até as 18h. Quinta, das 10h às 21h30, com permanência até as 22h. Domingo, das 10h às 15h30, com permanência até as 16h. Entrada Gratuita

Memorial Minas Gerais Vale

O Memorial Minas Gerais Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, já recebeu mais de 1,4 milhão de pessoas, de todos os lugares do Brasil e de outros continentes. São mais de 1.600 eventos realizados e cerca de 200 mil pessoas em visitas mediadas. Integra o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, um dos maiores complexos de cultura do Brasil. Caracterizado como um museu de experiência, com exposições que utilizam arte e tecnologia de forma intensa e criativa, é um dos vencedores do Travellers’ Choice Awards do TripAdvisor. Na curadoria e museografia de Gringo Cardia, cenários reais e virtuais se misturam para criar experiências e sensações que levam os visitantes do século XVIII ao século XXI. Mais que um espaço dedicado às tradições, origens e construções da cultura mineira, o Memorial é um lugar de trânsito e cruzamento entre a potência da história e as pulsações contemporâneas da arte e da cultura, onde o presente e o passado estão em contato direto, em permanente renovação. É vivo, dinâmico, transformador e criador de confluências com artistas independentes e com diversos segmentos da cultura mineira.