Música

Memorial Vale recebe espetáculo  e exibe videodança do Camaleão Grupo de Dança (entrada gratuita)

 

Em programa duplo, o Camaleão Grupo de Dança apresenta-se no Memorial Vale, no domingo, dia 11 de setembro, às 11h, o espetáculo “Verga” e, em seguida, será exibida uma sessão da videodança “Veias Abertas”. Os espetáculos integram o projeto Contemporâneo. A entrada é gratuita com retirada de ingressos uma hora antes do início, sendo no máximo um par de ingressos por pessoa. Os lugares são limitados.

 

O Memorial Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, fica na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, e tem entrada gratuita.

O Camaleão Grupo de Dança foi fundado em 1984 pela diretora Marjorie Quast. O grupo transforma sua dança ao longo dos anos, investindo em novos caminhos e novas possibilidades de pesquisa e criação. Possui 20 montagens assinadas por 13 profissionais nacionais e internacionais, somando mais de 50 prêmios ao longo desses anos.

O espetáculo “Verga” se enverga em movimento contínuo de fusão do conhecimento e da ação, do profano e do sagrado, do feminino e do masculino, da luta e da dança. O trabalho transita entre a resistência e a liberdade, onde resistir não significa apenas reagir, mas também criar. Para discutir essas questões, o grupo se apoia nas linguagens que  vem investigando,   principalmente  a  capoeira. Durante quatro anos, o elenco do Camaleão pesquisou os movimentos da Capoeira através da condução de Mestre Agostinho (Grupo Ginga – BH/MG). “Verga” leva para as ruas, praças e locais abertos uma maneira criativa de resistir. O espetáculo, que conta com direção artística e coreográfica de Inês Amaral, foi construído através de um processo de criação colaborativo.

“Veias Abertas” é um videodança que mostra – através dessa energia que move o mundo -, um corpo que percorre as águas, as montanhas, a terra, as comunidades, a história. Queremos saber como correm as águas, porque seu movimento nos instiga a refletir sobre os nossos próprios movimentos e vislumbrar o nosso futuro. As paisagens nos comovem. Expressam o potencial da terra e a nossa própria natureza. Somos corpos, somos águas. O movimento corre como Rio, como o sangue nas veias.  Este curta metragem surgiu a partir de expedições por cidades ribeirinhas do Rio das Velhas. Além de percorrer essas regiões, se relacionar com as comunidades, com o Rio, a obra se estende sobre a importância da preservação dos rios, tendo como foco o Rio das Velhas, que é o principal abastecedor de água da região metropolitana de BH.

“Veias Abertas” tem direção geral de Marjorie Ann Quast, direção artística de Inês Amaral, direção de vídeo e coreográfica de Jorge Garcia e roteiro de Jorge Garcia, Inês Amaral, Luciana Lanza, Fábio Costa, Eliatrice Gischewski, Samuel Samways e Glaydson Oliveira (Índio). A produção é de Alexandre Abrahão e o social media de Yasmine Rodrigues.

Serviço: Memorial Minas Gerais Vale

Endereço: Praça da Liberdade, nº 640, esquina com Rua Gonçalves Dias, Savassi

Funcionamento – Terça, quarta, sexta e sábado: das 10h às 17h30, com permanência até as 18h.

Quinta, das 10h às 21h30, com permanência até as 22h.

Domingo, das 10h às 15h30, com permanência até as 16h.

 

Entrada Gratuita