Música

MEMORIAL VALE RECEBE “LUCAS TELLES QUARTETO”, DA ORQUESTRA OURO PRETO

Nesta quinta-feira, dia 20 de abril, às 19h30, o Memorial Vale recebe o primeiro evento de uma série que será apresentada pela Orquestra Ouro Preto, com curadoria do maestro Rodrigo Toffolo. Serão concertos de câmara com músicos atuantes em Minas Gerais. O primeiro será o Lucas Telles Quarteto, que apresentará o concerto “Autoral”, com composições próprias, que passa por inspirações na música popular urbana, como choro, samba, forró e bossa nova. O quarteto é formado por Bruno Vellozo (contrabaixo acústico), Abel Borges (percussão), Marcelo Chiaretti (flautas) e por Lucas Telles, que é violonista, produtor musical e compositor. O evento é gratuito e é preciso retirar ingressos uma hora antes, com no máximo um par de ingressos por pessoa, pois os lugares são limitados.

Lucas Telles Quarteto, em seu concerto “Autoral” apresentará um repertório com obras que dialogam com diversas vertentes da cultura brasileira, passeando tanto por inspirações na música popular urbana, como choro, samba, forró e bossa nova, quanto em manifestações regionais como congado, maracatu, jongo, guarânia e cateretê. Esses gêneros são relidos pelo compositor de forma contemporânea, unindo influências de diferentes estéticas como a música camerística de concerto e a espontaneidade criativa do jazz. Além de abraçar a abrangente cultura musical brasileira, o repertório criado pelo premiado violonista e compositor ainda insere o violão em diferentes funções e cores timbrísticas, prestando homenagem e contribuindo para a expansão do legado do tradicional violão brasileiro, que vem cada vez mais se consolidando mundialmente como uma escola única em virtuosismo técnico, sonoridades variadas, harmonias inventivas e rítmica contagiante.

Serviço: Memorial Minas Gerais Vale

Endereço: Praça da Liberdade, nº 640, esquina com Rua Gonçalves Dias, Savassi

Horário de funcionamento: Terça, quarta, sexta e sábado: das 10h às 17h30, com permanência até as 18h. Quinta, das 10h às 21h30, com permanência até as 22h. Domingo, das 10h às 15h30, com permanência até as 16h. Entrada Gratuita

Memorial Minas Gerais Vale

O Memorial Minas Gerais Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, já recebeu mais de 1,1 milhão de pessoas, de todos os lugares do Brasil e de outros continentes. São mais de 1.600 eventos realizados e cerca de 200 mil pessoas em visitas mediadas. Integra o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, um dos maiores complexos de cultura do Brasil. Caracterizado como um museu de experiência, com exposições que utilizam arte e tecnologia de forma intensa e criativa, é um dos vencedores do Travellers’ Choice Awards do TripAdvisor. Na curadoria e museografia de Gringo Cardia, cenários reais e virtuais se misturam para criar experiências e sensações que levam os visitantes do século XVIII ao século XXI. Mais que um espaço dedicado às tradições, origens e construções da cultura mineira, o Memorial é um lugar de trânsito e cruzamento entre a potência da história e as pulsações contemporâneas da arte e da cultura, onde o presente e o passado estão em contato direto, em permanente renovação. É vivo, dinâmico, transformador e criador de confluências com artistas independentes e com diversos segmentos da cultura mineira.