MEMORIAL VALE SE DESPEDE DE 2021 COM MUITA MÚSICA
GUSTAVITO, TADEU FRANCO E BLACK PIO SÃO DESTAQUES
A última semana do Memorial Vale está quase totalmente musical. A cada dia uma atração, gravada especialmente para o YouTube do Memorial Vale. Também haverá documentário sobre dublagem e oficina para construir câmera fotográfica digital. As exposições já em andamento seguem no site e está aberta a exposição “Imaginante de Minas, século 20”, que marca o retorno das exposições presenciais, faz parte das comemorações dos 10 anos de atividade do Memorial Vale e fica em cartaz até o dia 3 de abril de 2022.
Imaginante de Minas, século 20
Com curadoria de Júlio Martins e Maria Angélica Melendi, “Imaginante de Minas, século 20” reúne mais de 30 artistas para traçar uma visão diversa das experiências em artes visuais desenvolvidas nas terras mineiras ao longo do século 20”. O título se inspira em uma série de pinturas de Alberto da Veiga Guignard, marco importante, mas não único, da modernidade artística mineira, e aponta para desdobramentos improváveis nas poéticas dos artistas das décadas de 1960 a 1990.
O público poderá ver seis obras de Guignard, três pinturas e três desenhos, e obras de Adalgisa Martins, Amílcar de Castro, Arlindo Daibert, Assis Horta, Beatriz Dantas e Paulo Emílio Lemos, Cao Guimarães, Celso Renato, Farnese de Andrade, Franz Weissmann, Genesco Murta, George Helt, G.T.O., Inimá de Paula, Jeanne Milde, Lorenzato, Lótus Lobo, Manfredo Souzaneto, Marco Sampaio, Marco Paulo Rolla, Marcos Benjamin, Marta Neves, Maria Lira Marques, Mary Vieira, Maurino de Araújo, Raymundo Colares, Renato de Lima, Roberto Vieira, Rosângela Rennó, Solange Pessoa e Zina Aita.
Horário especial
O espaço funciona nos dias 28 e 29 de dezembro de 12h até 20h30, com permanência até 21 horas. E fica fechado nos dias 30 e 31/12, 1º e 2 de janeiro. Nos demais dias, funcionamento normal: terça a sábado, das 10h às 17h30, com permanência até as 18h e domingo, das 10h às 15h30, com permanência até as 16h.
Confira os detalhes da programação:
27/12 – MINIDOCUMENTÁRIO “O ATOR DUBLADOR”, COM RODRIGO MANGAH
No dia 27 de dezembro, segunda-feira, às 19h30, o ator Rodrigo Mangah apresenta, no YouTube do Memorial Vale, o minidocumentário que mostra os bastidores do processo de produção da dublagem mineira como proposta de formação para artistas. A ideia é compartilhar as experiências e falar da preparação técnica para exercer a profissão em Minas Gerais. A apresentação integra o projeto “Gerais Cultura de Minas” e foi selecionada pela Convocatória de Programação do Memorial Vale 2021.
Será compartilhada as fases de produção da dublagem, desde a tradução até a exibição do conteúdo ao público e dentro disso, mostrar como é a preparação técnica para trabalhar com a dublagem. Toda a proposta será realizada em um estúdio profissional com dubladores
convidados. Dubladores convidados: Alessandra Carneiro, Ana Brandão, Dora Sá, Gustavo Marquezini, Marcelo do Vale, Rafaela Lobo e Ricardo Righi.
Rodrigo Mangah é ator, diretor de dublagem e dublador na Scriptus Comunicação, gestor cultural do Grupo Contracena e do Núcleo de Atuação e Pesquisa e parceiro do Grupo Atrás do Pano-MG.
27/12 a 29/12 – OFICINA “CONSTRUÇÃO DE CÂMERA FOTOGRÁFICA ARTESANAL”, COM ALEXANDRE LOPES
De 27 a 29 de dezembro, segunda a quarta-feira, às 19 horas, o fotógrafo Alexandre Lopes realiza, no YouTube do Memorial Vale, a oficina “Construção de Câmera Fotográfica Artesanal”. Em apresentações de vídeo, será demonstrada a construção de uma câmera fotográfica de filme 35 mm, com breve histórico de processos e uma análise atual da produção analógica de imagens. A aula integra o projeto “Mostra de Fotografia” e foi selecionada pela Convocatória de Programação do Memorial Vale 2021.
Alexandre Lopes se define como fotógrafo bad influencer e retratista. Para conhecer mais o seu trabalho, siga no Instagram: @alopesfoto e @studiofotico.
28/12 – SHOW “CERRADO, VIBRAFONE MINEIRO”, COM JOÃO PAULO DRUMOND
No dia 28 de dezembro, terça-feira, às 19 horas, o músico João Paulo Drumond apresenta no YouTube do Memorial Vale o show “Cerrado, vibrafone mineiro”. As músicas desse concerto tem como inspiração imagética o folclore Brasileiro, mais especificamente mitos do cerrado. Em um passeio pelo parque nacional da serra do cipó, observando a exuberante beleza, ocorreu a ideia: “e se eu transformasse isso que vejo em música?” Assim, as composições para vibrafone solo trazem brasilidade na sua identidade musical e carregam histórias que permeiam essas terras. O evento foi selecionado pela Convocatória de Programação do Memorial Vale 2021 e integra o projeto “Gerais Cultura de Minas”, do Memorial Vale.
João Paulo Drumond vem desenvolvendo uma extensa pesquisa em torno da performance de gêneros de música popular brasileira no vibrafone, um instrumento que não faz parte da formação tradicional das manifestações culturais do nosso país. Seu trabalho vem sendo reconhecido pelo caráter inovador, de constante busca por uma identidade do vibrafone brasileiro.
Natural de Belo Horizonte, João Paulo Drumond iniciou seus estudos musicais no piano aos 7 anos. Aos 13, começou os estudos na bateria. Em 2006, concluiu seu curso de música no Centro de Formação Artística e Tecnológica. Em 2011, completou sua graduação em música/percussão pela Universidade Federal de Minas Gerais e, logo após, obteve seu diploma de especialização em vibrafone/marimba com menção honrosa, sob a tutela de Emmanuel Séjourné, Estrasburgo/França. Atua ativamente em inúmeras gravações e concertos.
28/12 – SHOW “CALMARIA”, COM AMORINA, EM PIANO E VOZ
No dia 28 de dezembro, terça-feira, às 20 horas, a pianista e cantora Amorina realiza, no YouTube do Memorial Vale, o show Calmaria, em que ela aposta em releituras de algumas de suas canções em piano e voz. Acompanhada pelo pianista Thiago Quintino, a artista apresenta um trabalho envolvente, potente e sensível, num mergulho intimista, mas não menos intenso, que evidencia a poética de suas canções. O evento foi selecionado pela Convocatória de Programação do Memorial Vale 2021 e integra o projeto “Gerais Culturra de Minas”, do Memorial Vale.
Amorina é cantora, compositora, mulher, negra e LGBTQIA+, é uma das idealizadoras do Sonora – Festival Internacional de Compositoras, maior festival de música feminina do mundo. Além de seu trabalho solo é vocalista de dois blocos da efervescente da cena carnavalesca de BH, que é conduzida pelos aristas independentes da cidade, o Haja Amor e o ClandeTinas (Bloco feminista em apoio a casa Tina Martins de acolhimento a mulheres em situação de risco). Está em processo de lançamento de seu segundo álbum, IPALOLO. Que traz uma sonoridade afro-pop-eletrônica e surgiu de uma pesquisa recente, unindo música eletrônica a elementos da música africana, afro-mineira e pop. O álbum começou a ser lançado em 2020 mas teve seu cronograma suspenso em função da pandemia.
29/12 – PALESTRA “O SOM DO ROSÁRIO”, COM ALDO CESAR DA SILVA
No dia 29 de dezembro, quarta-feira, às 16 horas, o músico e professor de tuba e congadeiro Aldo Cesar da Silva fará, no YouTube do Memorial Vale, a palestra “O Som do Rosário”. O objetivo da palestra é trazer o público para dentro da tradição do reinado ou congado mineiro, a partir da visão e vivência de um capitão de Moçambique, que experimenta música acadêmica, com seus cantos, relatos, louvores e construção de saberes que emergem a partir dos “Sons do Rosário”. O oficina foi selecionada pela Convocatória de Programação do Memorial Vale 2021 e integra o projeto “Gerais Cultura de Minas”, do Memorial Vale.
Aldo Cesar da Silva é Mestre em Ensino das Práticas Musicais pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Unirio (2018) e Pós-Graduando em Regência pela Alphas Cursos. Graduado em Música – Instrumentos de Corda, Sopro e Percussão pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Concluiu o Curso Livre Técnica Avançada para Tuba na EMESP Tom Jobim – Escola de Música do Estado de São Paulo (2018). Atualmente é Tuba solo da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG), da Babadan Banda de Rua, da Orquestra Já Te Digo, do Quarteto 4X4 e Trio Orisun. É professor de Tuba e Bombardino da Prefeitura de Sarzedo, no Projeto Música de Sarzedo e Banda São Jose de Melo Franco, Brumadinho-MG. Atuou como Tubista convidado na Orquestra Filarmônica de Minas Gerais; na Orquestra Sinfônica da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, no Grupo de Metais Itaratã; na gravação do CD SKANK 30 ANOS e no Coral de Trombones e Tubas da UFMG. Atuou como professor de Prática Instrumental de Tuba e Bombardino no COLTEC/ ESMUFMG. Foi Presidente do Conselho de Promoção da Igualdade Racial de Brumadinho-MG e é Capitão Regente da Guarda de Moçambique de Nossa Senhora do Rosário do Bairro Santa Efigênia de Brumadinho-MG. Desenvolve intensa pesquisa sobre a diáspora africana no Brasil desde os tempos do antigo Reino de Daome (atual Continente Africano).
29/12 – SHOW ANDRÉ SIQUEIRA E TREM DE DOIDO
No dia 29 de dezembro, quarta-feira, às 18 horas, André Siqueira e Trem de Doido faz show no YouTube do Memorial Vale para mostrar um pouco do seu trabalho. Misturando música mineira e a sonoridade das bandas de pífano brasileiras, o flautista André Siqueira oferece uma fusão entre as melodias introspectivas de Minas e o fogo dos ritmos dançantes do país, trazendo uma boa novidade aos apreciadores da música brasileira. O evento foi selecionado pela Convocatória de Programação do Memorial Vale 2021 e integra o projeto “Gerais Cultura de Minas”, do Memorial Vale.
André Siqueira é músico e professor de música. Natural de Varginha MG, iniciou seus estudos na música aos 11 anos com violão, guitarra e gaita. Atualmente desenvolve seu projeto autoral independente André Siqueira e o Trem de Doido e integra o Duo Vera Cruz, trabalho de música instrumental que realiza junto ao pianista Matheus Ribeiro.
30/12 – LANÇAMENTO DO EP DE PAULINHO BREU
No dia 30 de dezembro, quinta-feira, às 18 horas, o cantautor Paulinho Breu lança seu primeiro EP com suas composições no YouTube do Memorial Vale. As canções falam sobre o tempo, abordam questões íntimas e sociais com olhar filosófico e linguagem simples. Para o show de lançamento no formato online convidou a cantora Ísis Ferreira. O evento foi selecionado pela Convocatória de Programação do Memorial Vale 2021 e integra o projeto “Gerais Cultura de Minas”, do Memorial Vale.
Paulinho Breu é músico instrumentista, cantautor e educador musical. Formado em Licenciatura em Música no Instituto Metodista Izabela Hendrix. Como instrumentista e improvisador participou da banda do Arena Instrumental da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, e dos projetos “Cantata” e “Ações Imprevistas”. Como compositor, arranja e interpreta canções autorais e está lançando o seu primeiro EP com canções e arranjos de sua autoria.
30/12 – “O ANO EM QUE A TERRA PAROU”, COM GUSTAVITO
No dia 30 de dezembro, quinta-feira, às 20 horas, o cantautor Gustavito apresenta o show “O Ano em Que a Terra Parou”, com composições autorais escritas durante a pandemia. O show em formato voz e violão traz canções inéditas que vieram ao mundo nos meses vividos em quarentena, abordando reflexões sobre esse momento histórico tão peculiar. O evento acontece no YouTube, foi selecionado pela Convocatória de Programação do Memorial Vale 2021 e integra o projeto “Gerais Cultura de Minas”, do Memorial Vale.
Gustavito, é um nome da cena musical independente de Minas Gerais, onde atua há uma década. Em 2021 o artista lança o álbum duplo de música medicina “AHO AHA”, com 3 videoclipes. Para o próximo ano prepara o álbum “Destino do Clã”, em parceria com Nanan e Luiz Gabriel Lopes, além do primeiro álbum do grupo “Pena de Pavão de Krishna”, do qual é cantor e compositor há dez anos, aliando o carnaval à espiritualidade e à música autoral. Em 2020 lançou single com video-clipe da canção “Lembrete”. Lançou 4 discos: “Universo Reflexo” (2019), em parceria com Thiago Braz; “Llorizon” (2017), uma residência artística franco-brasileira; “Quilombo Oriental” (2015); e “Só o Amor Constrói” (2012). Em sua trajetória circulou por diversos estados do Brasil e por outros países. Foi vencedor do prêmio “Circuito Música Acústica”, tendo realizado apresentação convidando Tom Zé; em 2019 se apresentou no “Mundo Sol”, festival dedicado inteiramente às músicas de rezo.
30/12 – TADEU FRANCO ACÚSTICO
No dia 30 de dezembro, quinta-feira, às 21 horas, o cantor Tadeu Franco apresentará, no YouTube do Memorial Vale, músicas já gravadas por ele, passeando pelas obras do Clube da Esquina, dando novo toque ao som de Lô e Tavito, além de novas e belas composições próprias. Uma noite musical de baladas, romantismo e samba. O músico, que completou 35 anos de carreira, preparou um repertório mostrando a riqueza, a poesia e a grandeza da música brasileira. Com jeito brejeiro, ele faz apanhados particulares para, enfim, chegar ao universal, acrescentando o toque mineiro de se fazer música brasileira. O evento foi selecionado pela Convocatória de Programação do Memorial Vale 2021 e integra o projeto “Gerais Cultura de Minas”, do Memorial Vale.
Tadeu Franco iniciou sua carreira em Belo Horizonte e estreia no Projeto Fim de Tarde, no Palácio das Artes. Se apresentou em diversos teatros da Capital. Gravou com Milton Nascimento e Simone a música “Comunhão”, de Milton e Fernando Brant e participou do Fantástico por duas vezes. Em 1984 lança o disco “Cativante”, com produção e direção de Milton Nascimento, arranjos de Wagner Tiso e Túlio Mourão. É premiado em festivais de Boa Esperança, Juiz de Fora, Avaré, Lambari. Em 1990 lança, no Brasil e na França, o CD “Alma Animal”, pelo selo “Paixão Brèsil”. Em 1995 grava o CD “Orlando”, pela Velas. No repertório dezesseis músicas consagradas pelo “Cantor das Multidões”, Orlando Silva. Na TV a Cabo, Canal 30, CBH, apresenta, durante nove meses, do ano 2000, o Programa Tadeu Franco e Companhia. Em 2006 lança o CD autoral “Em Nome do Amor”. Em outubro de 2008 lança o também autoral “Pop Roça”. Como autor tem músicas gravadas por Sá e Guarabira, Pena Branca e Xavantinho e Beto Guedes. Fez vários especiais nas TV Minas, rádios Inconfidência e Alvorada. Atualmente tem projetos para lançamento de novo CD e DVD.
31/12 – PEÇA MUSICAL “PARA FONES DE OUVIDO”, COM NATHALIA FRAGOSO
No dia 31 de dezembro, sexta-feira, às 18 horas, a musicista Nathalia Fragoso apresenta a peça musical “Para Fones de Ouvido” no YouTube do Memorial Vale. Como uma alternativa à impossibilidade de realização de concertos com a presença do público, a compositora propõe uma escuta dos sons ao redor através de fones, de forma que estes transportem o ouvinte para dentro do ambiente criado na peça. O evento foi selecionado pela Convocatória de Programação do Memorial Vale 2021 e integra o projeto “Contemporâneo”, do Memorial Vale.
Nathalia Fragoso atua com composição, interpretação e improvisação. É Bacharel em Composição, Mestre em Música e Doutoranda pela Escola de Música da UFMG.
31/12 – SHOW BANTO DE BLACK PIO E A INFLUÊNCIA DA CULTURA BANTO, COM BLACK PIO
No dia 31 de dezembro, sexta-feira, às 20 horas, o artista Black Pio apresenta, no YouTube do Memorial Vale, o show-documentário “Banto de Black Pio e a Influência da Cultura Banto”. A apresentação é um documentário que permeia entre falas e músicas autorais do artista. O evento foi selecionado pela Convocatória de Programação do Memorial Vale 2021 e integra o projeto “Gerais Cultura de Minas”, do Memorial Vale.
Nascido Ronaldo da Silva Pio no Aglomerado Morro das Pedras em Belo Horizonte em 1960, Black Pio é cantor, músico, arranjador e pesquisador de cultura afro-brasileira.
EXPOSIÇÕES EM ANDAMENTO
ATÉ 07/01/22 – EXPOSIÇÃO “SOBRE PEDRAS E NUVENS”, DE MAÍRA MANCINI
Até 7 de janeiro o Memorial Vale apresenta a exposição de fotografias de Maíra Mancini: “Sobre Pedras e Nuvens”, elaborada nos tempos de pandemia. Trata de questões humanas universais e, ao mesmo tempo, subjetivas, em meio a angústias e autorreflexões sobre sentimentos que vivenciamos: de medo, isolamento, tensões e buscas por sentido. O evento foi selecionado pela Convocatória de Programação do Memorial Vale 2021 e integra o projeto “Mostra de Fotografia” do Memorial Vale.
“Assim como as grandes guerras e outros momentos na história influenciaram trabalhos de artistas, pelo estilo ou tema, a pandemia que se iniciou em 2020 marcará para sempre nossas vidas”, reflete Maíra. A exposição, através de uma série de 12 fotografias dípticas, propõe a mistura de opostos: o peso e leveza desses dias, a pedra — rígida e áspera — e a nuvem — fluida e penetrável.
Maíra Mancini é mestranda em artes na EBA-UFMG, arquiteta e artista visual, possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016) e graduação sanduíche em Paisagismo pela University College Dublin (2015). Atualmente também estuda Artes Plásticas na Escola Guignard, UEMG. Possui experiências interdisciplinares nas áreas de Arquitetura, Urbanismo e Design.
ATÉ 16/01 – EXPOSIÇÃO “RELANCEAR(SE) COMO TENTAR (SE) ESCONDER (D)O TEMPO”, DE ÍCARO MORENO
Até 16 de janeiro o artista Ícaro Moreno realiza no site do Memorial Vale a exposição “Relancear(se): como tentar (se) esconder (d)o tempo”. O trabalho é uma foto-performance combinada com texto, um conjunto de investigações poéticas que o artista tem desenvolvido em torno da noção da latência das imagens. “Eu produzo o gesto de guardar uma imagem de mim mesmo dentro de um cofre ordinário, prometendo às futuras gerações de minha família o segredo de sua abertura”, fala Ícaro Moreno. O evento foi selecionado pela Convocatória de Programação do Memorial Vale 2021 e integra o projeto “Mostra de Fotografia”, do Memorial Vale.
Ícaro Moreno é doutorando e Mestre em Artes Plásticas, especialista em História da Cultura e da Arte e graduado em Comunicação Social (Jornalismo). Trabalha como artista visual, fotógrafo e diretor de fotografia, tendo exposto em cidades como São Paulo, Belo Horizonte, Belém, Teresina, Tiradentes, Paraty, Araras, Juiz de Fora, dentre outras. Atua também como professor, tendo ministrado cursos em várias faculdades, tais como PUC-MG, INAP, UNI-BH, UNA, CENEX (EBA-UFMG), Núcleo FAC, Escola de Artes Lúcia Castanheira e Escola de Imagem. Outras atividades incluem mais de 10 performances musicais em shows de música autoral independente ao redor de Minas Gerais e a representação, como jurado, do setor de artes visuais na Lei de Incentivo à Cultura (LMIC) em Belo Horizonte.
Memorial Minas Gerais Vale – 10 anos com você
O Memorial Minas Gerais Vale está completando 10 anos com muitas histórias para contar. O museu já recebeu mais de 1,1 milhão de pessoas, de todos os lugares do Brasil e de outros continentes. São mais de 1.600 eventos realizados e cerca de 200 mil pessoas em visitas mediadas. Integra o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, um dos maiores complexos de cultura do Brasil. Caracterizado como um museu de experiência, com exposições que utilizam arte e tecnologia de forma intensa e criativa, é um dos vencedores do Travellers’ Choice Awards do TripAdvisor. Na curadoria e museografia de Gringo Cardia, cenários reais e virtuais se misturam para criar experiências e sensações que levam os visitantes do século XVIII ao século XXI.
Mais que um espaço dedicado às tradições, origens e construções da cultura mineira, o Memorial é um lugar de trânsito e cruzamento entre a potência da história e as pulsações contemporâneas da arte e da cultura, onde o presente e o passado estão em contato direto, em permanente renovação. É vivo, dinâmico, transformador e criador de confluências com artistas independentes e com diversos segmentos da cultura mineira.
Assista o vídeo de 10 anos do Memmorial Vale em nosso canal no YouTube: https://youtu.be/4cd-uC97y7Y
Circuito Liberdade
O Memorial Minas Gerais Vale é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.
Memorial Vale na web:
http://www.memorialvale.com.br
https://www.facebook.com/memorialvale
https://www.instagram.com/memorial.vale
https://www.youtube.com/user/memorialvale
www.memorialvale.com.br/visite/visita-virtual/
Hashtags usadas nas postagens do Memorial Vale na quarentena:
#MemorialValeEmCasa
#MuseumsAndChill
#MemorialValeNosUne
#ValePatrocina