Geral

Memorial Vale traz oficinas, palhaços, brincadeiras e livro para encantar o mês das crianças

 

O mês das crianças no Memorial Vale traz atrações que envolvem toda a família. No dia 21 acontece a oficina de animação com smartphone de Daniel Herthel. A poeta Thais Guimarães lança no dia 22, o livro infantil “Um Pássaro Para Sonhar”, ilustrado por Silvana de Menezes. No dia 26 é a vez de “A presepada”, que é uma performance do palhaço Amendoim, do artista Guilherme Luz. Todas as atrações são gratuitas.

 

Contação de histórias e visita mediada à exposição Araetá

Educativo do Memorial Vale convida o público a participar de duas ações junto da exposição “Araetá a literatura dos povos originários” aos sábados e domingos. Às 11 horas e às 15 horas há visitas mediadas à exposição para que os visitantes possam descobrir a riqueza da literatura brasileira protagonizada pelos autores indígenas. Às 13 horas a equipe do Educativo oferece um momento de contação de histórias a partir dos livros presentes na exposição.

 

O Memorial Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, fica na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, e tem entrada gratuita. Saiba mais em https://memorialvale.com.br/pt/ .

 

Dia 21 de outubro (sábado) – às 10h30

Oficina Animação com Smartphone, com Daniel Herthel

No dia 21 de outubro, sábado, às 10h30 o artista plástico Daniel Herthel fará uma oficina de animação com smartphone no Memorial Vale. A proposta da oficina é apresentar uma experiência em animação para o público visitante do Memorial com o objetivo de fornecer princípios e um método de execução em que o participante consiga replicar e praticar em casa usando materiais comuns e um smartphone. A atividade integra o projeto Sensações Memoráveis, que tem curadoria de Marco Paulo Rolla. É preciso fazer inscrição prévia (gratuita) pelo telefone (31) 3343-7317, pois as vagas são limitadas.

 

Daniel Herthel é formado em escultura pela escola de Belas Artes da UFMG , atuou em diversas áreas artísticas: Com desenho, escultura e fotografia participou de exposições e bolsas artísticas como o Rumos, do Itaú Cultural, a Bolsa Pampulha, do MAP e do programa Artist Links, do Conselho Britânico em Londres. Na TV, participou de produções de animação e teatro de bonecos como As Metas do Milênio para a TV Futura, São João do Nordeste para a Globo Nordeste e do Programa infantil Dango Balango da TV Cultura. No cinema, trabalhou de contrarregra a diretor de arte sendo co-autor das premiadas animações Casa de Máquinas, O Caminhos das Gaivotas e O Quebra Cabeças de Tarik. Entre todas estas atividades encontrou no fazer manual um ponto em comum. Para saber mais sobre o artista acesse @herthel.

 

Dia 22 de outubro (domingo) – às 10h30

Lançamento do livro infantil “Um Pássaro Para Sonhar”

A poeta Thais Guimarães lança no Memorial Vale no dia 22 de outubro, domingo, às 10h30 o livro infantil “Um Pássaro Para Sonhar”, ilustrado por Silvana de Menezes. A obra conta a história de um pássaro criado pela imaginação e convida os leitores para um voo feito de poesia. A publicação foi realizada com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. É preciso retirar ingressos uma hora antes do evento, um por pessoa, pois os lugares são limitados.

 

Um Pássaro Para Sonhar é uma história poética, escrita em versos, com uma linguagem musical e de grande apelo comunicativo para crianças a partir de 2 anos. A narrativa se desenvolve em torno de um pássaro criado pela imaginação – uma temática que oferece possibilidades para explorar a fantasia por meio de sonoridades e cores. Com delicadeza, é mostrado o desejo do pássaro de encontrar o amor, formar família e ter coragem para viver, construir e escrever a sua própria trajetória, incentivando os pequenos leitores para que façam também seus voos criativos e inventem seus próprios pássaros. O texto, da poeta Thais Guimarães, é iluminado pelas ilustrações de Silvana de Menezes, trazendo como pano de fundo as cores de Van Gogh. O livro tem 32 páginas e está sendo lançado pela editora Tercetto.

 

Thais Guimarães é poeta e escritora. Tem as seguintes publicações: “Jogo de Cintura; “Jogo de Facas” e “Notas de Viagem” (coleção Leve um Livro), dentre outras. Ganhou 1º lugar na Off-FLIP/2019 com “A Poetisa” (plaquete). Ganhou um Prêmio Jabuti com o infanto juvenil “Bom dia, Ana Maria”. Em 2021, publicou o infantil “Senhor Relógio”, livro selecionado em vários editais no Brasil e recém aprovado no PNLD/2023. Desde os anos 1980, ministra oficinas de escrita criativa para distintos públicos, sobretudo para professores. Seu livro mais recente “Um Pássaro Para Sonhar”, que está sendo lançado, motivou a criação de uma oficina poética homônima, com foco na fantasia. Para saber mais sobre a artista, acesse @thaiscguimaraes_

 

Dia 26 de outubro (quinta-feira) – 19 horas

Espetáculo “A Presepada”, com Guilherme Luz

O Memorial Vale recebe no dia 26 de outubro, quinta-feira, às 19 horas, o espetáculo “A presepada”, que é uma performance do palhaço Amendoim, do artista Guilherme Luz. O palhaço Amendoim quer encontrar sua dignidade, que ele ainda não sabe como ela é; então ele sai em sua busca e vai resgatá-la. Ele busca no público através de jogos e perguntas que levam ao caminho que ele precisa percorrer para alcançar seu objetivo. Utilizando da técnica de improvisação, promove risos e a interação com o público. A apresentação é gratuita e integra o projeto Convocatória 2022 do Memorial Minas Gerais Vale. É preciso retirar os ingressos uma hora antes do evento, podendo ser retirado um ingresso por pessoa, pois os lugares são limitados.

 

Guilherme Luz é ator e palhaço formado pelo Teatro Universitário da UFMG e graduado da Escola de Belas Artes em Artes Cênicas. É integrante do Grupo FazMeRir e realiza o trabalho de palhaçaria com os Palhaços Freelancer, grupo de estudos desenvolvido há 7 anos realizando apresentações em eventos e mostras artísticas.

 

 

Serviço: Memorial Minas Gerais Vale

Endereço: Praça da Liberdade, nº 640, esquina com Rua Gonçalves Dias, Savassi.

Horário de funcionamento: Terça, quarta, sexta e sábado: das 10h às 17h30, com permanência até as 18h. Quinta, das 10h às 21h30, com permanência até as 22h. Domingo, das 10h às 15h30, com permanência até as 16h. Entrada Gratuita

 

Memorial Minas Gerais Vale

O Memorial Minas Gerais Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, já recebeu mais de 1,1 milhão de pessoas, de todos os lugares do Brasil e de outros continentes. São mais de 1.600 eventos realizados e cerca de 200 mil pessoas em visitas mediadas. Integra o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, um dos maiores complexos de cultura do Brasil. Caracterizado como um museu de experiência, com exposições que utilizam arte e tecnologia de forma intensa e criativa, é um dos vencedores do Travellers’ Choice Awards do TripAdvisor. Na curadoria e museografia de Gringo Cardia, cenários reais e virtuais se misturam para criar experiências e sensações que levam os visitantes do século XVIII ao século XXI. Mais que um espaço dedicado às tradições, origens e construções da cultura mineira, o Memorial é um lugar de trânsito e cruzamento entre a potência da história e as pulsações contemporâneas da arte e da cultura, onde o presente e o passado estão em contato direto, em permanente renovação. É vivo, dinâmico, transformador e criador de confluências com artistas independentes e com diversos segmentos da cultura mineira.