Microsoft anuncia chip de computação quântica alimentado por novo estado da matéria
Microsoft anuncia chip de computação quântica alimentado por novo estado da matéria
Olá,
A Microsoft anunciou hoje a criação do Majorana 1, um novo chip de computação quântica alimentado pelo primeiro topocondutor do mundo. Este chip ajudará a construir computadores quânticos significativos em anos, não décadas.
Mais detalhes sobre a notícia:
- A Microsoft criou topocondutores (
Supercondutores Topológicos) – uma categoria especial de material que pode alcançar um novo estado da matéria – não um sólido, líquido ou gás, mas um estado topológico. Este novo estado da matéria possibilita o seguinte:
-
- Chip quântico: A Microsoft está criando sistemas quânticos que podem escalar para 1 milhão de qubits em um único chip que cabe na palma da mão. Este é um design inovador de arquitetura de qubits.
-
- Núcleo Topológico: Com base neste novo estado da matéria, a Microsoft criou 8 qubits topológicos, que são menores, mais rápidos e mais estáveis, cabendo em 1/100 de milímetro. Esses qubits são confiáveis por design, com resistência a erros baseada em hardware embutida, e são controlados digitalmente.
A Microsoft também está compartilhando validação acadêmica e governamental. A Nature publicou um artigo revisado por pares validando a aposta da Microsoft na abordagem de qubits de topocondutor. Além disso, a Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa dos EUA (DARPA – U.S. Defense Advanced Research Projects Agency) selecionou a abordagem de topocondutor da Microsoft para desbloquear o caminho do país para a computação quântica em escala utilitária e tolerante a falhas.
Para acessar os blogs, pesquisas, vídeos e imagens, visite o microsite de notícias que inclui uma história da Microsoft Source em português e o Blog do Azure Quantum em inglês.