Mostra “Cata” coloca em evidência o trabalho de mulheres catadoras de resíduos
Mostra “Cata” coloca em evidência o trabalho de mulheres catadoras de resíduos
Exposição pode ser vista no Memorial Vale durante todo o Mês da Mulher, até o dia 31 de março
Em cartaz no Memorial Vale, a exposição CATA – Mudanças Climáticas e Catadoras, da artista plástica e fotógrafa Verônica Alkmim França, foi prorrogada até o dia 31 de março para possibilitar que o público conheça o trabalho realizado pelas catadoras, no mês dedicado à mulher. CATA é composta por 24 imagens feitas em várias cooperativas que retratam a intimidade das mulheres na coleta de resíduos. A curadoria da mostra é da própria fotógrafa e da socióloga Sonia Maria Dias. Em seguida, CATA segue para exposição na The University of Sheffield, na Inglaterra, com abertura em 17 de abril.
O Memorial Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, fica na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, e tem entrada gratuita. Saiba mais em https://memorialvale.com.
Durante o projeto CATA, sete catadoras participaram de uma oficina de imagem com a técnica Cianotipia, na qual os resíduos foram matéria-prima para uma nova experimentação. As catadoras produziram imagens que podem ser vistas na Midiateca e nos vídeos junto a exposição. A mostra reflete o encontro entre as artes plásticas, a sociologia e a educação popular através da cooperação entre a rede internacional Mulheres no Trabalho Informal Globalizado e Organizado (WIEGO em inglês) e a Universidade de Sheffield.
Serviço: Memorial Minas Gerais Vale
Endereço: Praça da Liberdade, nº 640, esquina com Rua Gonçalves Dias, Savassi.
Horário de funcionamento: Quarta, sexta e sábado: das 10h às 17h30, com permanência até as 18h. Quinta, das 10h às 21h30, com permanência até as 22h. Domingo, das 10h às 15h30, com permanência até as 16h. Entrada Gratuita.
Memorial Minas Gerais Vale
O Memorial Minas Gerais Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, já recebeu mais de 1,4 milhão de pessoas, de todos os lugares do Brasil e de outros continentes. São mais de 1.600 eventos realizados e cerca de 200 mil pessoas em visitas mediadas. Integra o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, um dos maiores complexos de cultura do Brasil. Caracterizado como um museu de experiência, com exposições que utilizam arte e tecnologia de forma intensa e criativa, é um dos vencedores do Travellers’ Choice Awards do TripAdvisor. Na curadoria e museografia de Gringo Cardia, cenários reais e virtuais se misturam para criar experiências e sensações que levam os visitantes do século XVIII ao século XXI. Mais que um espaço dedicado às tradições, origens e construções da cultura mineira, o Memorial é um lugar de trânsito e cruzamento entre a potência da história e as pulsações contemporâneas da arte e da cultura, onde o presente e o passado estão em contato direto, em permanente renovação. É vivo, dinâmico, transformador e criador de confluências com artistas independentes e com diversos segmentos da cultura mineira.