Geral

Mulheres na Restauração Florestal da Mantiqueira

 

 
 

 

Mulheres na Restauração Florestal da Mantiqueira

 

 

No sul de Minas Gerais, em nove municípios da Região da Mantiqueira, as mulheres estão liderando a pauta da Restauração Florestal. Da gestão pública, ao trabalho de campo elas estão presentes e atuantes em todas as frentes de trabalho ocupando cada vez mais espaço e fortalecendo a agenda da restauração e conservação florestal que faz frente aos efeitos das mudanças climáticas.

 

O movimento das mulheres na restauração é algo que está acontecendo de forma natural e está servindo de inspiração para as novas gerações e demonstra a importância de todos, sejam mulheres ou homens, se engajarem nas questões ambientais e assumam seus papéis na conservação ambiental.

 

Na Mata Atlântica, esse trabalho vem sendo realizado dentro do Conservador da Mantiqueira, iniciativa de diversas organizações da qual The Nature Conservancy Brasil (TNC) faz parte. O projeto, que desde 2015 ajuda a restaurar e proteger áreas de 425 municípios da região, oferece aos produtores habilitados oportunidades de receber antecipadamente recursos gerados por serviços ambientais, desde que eles façam a conservação do solo e a restauração florestal. O objetivo é restaurar um milhão e meio de hectares até 2030.

 

O ambiente ainda é mais masculino, mas as mulheres trazem a ótica do cuidado e da diplomacia para lidar com a agenda da restauração e o olhar ao bem comum para a sociedade, além de demonstrar o comprometimento com ações que tenham continuidade ao longo do tempo e se traduzam em efetiva restauração ambiental.

 

 

Fontes para a matéria

 

Adriana Kfouri, gerente do projeto de restauração na Mantiqueira da TNC Brasil. Adriana lembra que, segundo estudos da ONU, as mulheres são as mais afetadas pelas mudanças climáticas e elas estão se engajando cada vez mais na restauração florestal visando contribuir com a recuperação ambiental e a conservação da biodiversidade. Sobre o trabalho do Conservador da Mantiqueira, Adriana destaca que “as soluções baseadas na natureza podem fornecer, até 2030, mais de um 1/3 das soluções necessárias às reduções de emissões de gases de efeito estufa”.

 

Priscila Bueno, atualmente chefe do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Agropecuária e Sustentabilidade de Santa Rita de Caldas/MG: uma das principais articuladoras do Conservador da Mantiqueira no sul de Minas. Priscila conta que a atração de mulheres ao projeto ocorreu de forma natural e hoje elas são fontes de inspiração e as principais responsáveis por dar visibilidade ao projeto. “As mulheres tem se inserido de maneira efetiva e com muita propriedade e trazem o cuidado e a diplomacia natural do feminino. Nosso objetivo é trabalhar em conjunto, para dar escala à restauração e ampliar cada vez mais para mais municípios”.

 

Teodora Tavares, produtora rural de Caldas/MG. Foi uma das primeiras da região a entrar no projeto. Sempre foi ligada à área de meio ambiente e gestão ambiental e quando voltou para sua cidade natal estava decidida a conservar as nascentes que tinha na propriedade. A resolução veio por dois motivos: fazer a sua parte para recuperar e conservar mananciais e florestas e deixar um legado para as futuras gerações. “Hoje nós estamos vivendo uma destruição ambiental em massa, a gente não pode mudar o mundo, mas fazer a nossa parte a gente pode, eu já estou fazendo a minha e espero ser exemplo para outras mulheres e também outros homens”.

 

Flávia Balderi, secretária-executiva e coordenadora do viveiro da Copaíba, que atua no sul de Minas Gerais e leste de São Paulo na recuperação ambiental da Mata Atlântica. A instituição tem 80% de mulheres no quadro, especialmente nos cargos de coordenação. Segundo Flávia, a participação feminina tem crescido em quantidade e aceitação. “Há dez anos era mais difícil a mulher ter essa abertura no campo, mas hoje vemos uma maior aceitação e respeito ao trabalho, além de um aumento no número de proprietárias rurais tomadoras de decisão sobre a propriedade”.

 

 

TNC

 

The Nature Conservancy (TNC) é uma organização global de conservação ambiental dedicada à proteção das terras e águas das quais toda a vida depende. Guiada pela ciência, a TNC cria soluções locais inovadoras para os principais desafios do mundo, de forma que a natureza e as pessoas possam prosperar juntas. Trabalhando em 76 países, a organização utiliza uma abordagem colaborativa, que envolve comunidades locais, governos, setor privado e a sociedade civil. No Brasil, onde atua há mais de 30 anos, o trabalho da TNC concentra-se em solucionar os complexos desafios de conservação da Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica a partir de uma abordagem sistêmica, com foco na implementação e geração de impacto, para mitigar as mudanças climáticas e a perda da biodiversidade

 

 

Créditos da Imagem Projeto Pentagrama