Geral

O impacto da pandemia da Covid-19 impôs desafios nunca antes enfrentados pelas startups, mas com resiliência e inovação, as empresas conseguiram enfrentar as adversidades, se reinventar e crescer

 

 

Na história do capitalismo, poucos eventos tiveram tamanho impacto na economia global como o trazido pela pandemia da Covid-19. Não se tem notícia de um acontecimento que tenha feito governos, empresas e cidadãos em diferentes partes do globo pararem suas atividades simultaneamente, como ocorreu em março de 2020. De forma inédita, o mundo adotou como estratégia o isolamento social para combater o avanço de um vírus desconhecido.

 

As restrições da pandemia não frearam o mercado de startups no Brasil em 2021, que continuou crescendo. De acordo com a Associação Brasileira de Startups, de 2015 até 2019, o número saltou de uma média de 4.100 para 12.700 startups criadas, representando um aumento de 207%. Hoje, o país tem 14.065 startups distribuídas em 78 comunidades e 710 cidades brasileiras. Um case de sucesso é a Tallos, startup cearense de tecnologia, que foi criada em 2017 e fecha o ano com números relevantes e consolidação no mercado em que atua.

 

“Em 2020, por causa da pandemia, tivemos um ‘boom’ de crescimento. Nosso grande desafio para o ano seguinte foi manter esse crescimento. Mas conseguimos ir além, em 2021, nós crescemos cinco vezes mais e fortalecemos a nossa base de clientes, investimos em inovação, no produto e reforçamos o nosso modelo de negócios. Somos uma startup e naturalmente evoluímos em um ritmo mais acelerado”, destaca Arthur Frota, CEO da Tallos.

 

O time da Tallos aumentou em 450% este ano. Com esse crescimento, a empresa passou a ocupar a cobertura em um prédio comercial, localizado no Polo Industrial de Maracanaú, para conseguir ter espaço suficiente para a equipe. A base de clientes da startup aumentou em 200% e ela fechou parcerias com grandes empresas, como: Betânia Lácteos, Hard Rock, Sapataria Nova e Casa Freitas, além de terem construído conexões importantes com o Cubo Itaú e o Cesar Labs, Hubs de inovação de destaque na América Latina.

 

A Tallos também se destacou no Ranking 100 Open Startups. A principal plataforma de conexão entre corporações e startups, divulgou em outubro deste ano, o Ranking 100 Open Startups 2021, que reconhece as startups mais atraentes para o mercado corporativo no Brasil e a Tallos se destacou alcançando a 9ª colocação na categoria de Customer Service. O ranking é construído com base no feedback de clientes. De acordo com dados da premiação, apesar da pandemia, a atividade de inovação aberta com startups dobrou no último ano. Para a edição 2021, foram declarados 26.348 relacionamentos de open innovation entre corporações e startups, enquanto em 2020 foram 13.433 relações declaradas.

Empreender para crescer

 

O empreendedorismo sempre fez parte da história da startup cearense, desde a sua fundação. Ela tem uma cultura ágil, que incentiva a criatividade em todas as áreas da empresa e isso é fielmente representado pelo Arthur Frota, que em 2021 recebeu o prêmio de Mindshifters da RD Station, uma das maiores empresas de automação em Marketing e CRM do Brasil. O termo em inglês “mindshifter” sintetiza características presentes em todas as iniciativas, que são inspirar, provocar e transformar. As indicações ficaram abertas ao público por meio de formulário e a RD Station recebeu no total 700 indicações. Entre os mais votados, Arthur foi reconhecido como uma das 10 mentes que mais se destacaram na área de Vendas do Brasil.

 

Em 2021, a Tallos ajudou empresas a revolucionar o atendimento digital. Foram 15 milhões de atendimentos realizados por meio de sua plataforma, 250 milhões de interações, sendo destas mais de 25 milhões com a ajuda da TAI, Inteligência Artificial própria da startup, que está presente em todos os estados do Brasil e este ano iniciou seu processo de expansão para a América Latina.

 

Investimentos realizados

 

“No decorrer deste ano diversos investimentos foram realizados na Tallos: novas contratações, tecnologias e sistemas foram adquiridos para fortalecer os processos e aumentar o desempenho de soluções para os clientes. O principal ativo de investimentos em 2021 foi em pessoas e no aumento da senioridade do time, o que resultou na aquisição de profissionais nas áreas de TI, marketing e planejamento, por exemplo. Fortalecemos massivamente o nosso time de tecnologia, não só em pessoas, mas todo um novo desenho de processo foi feito, com apoio de consultorias reconhecidas nacionalmente, olhando para uma cultura de projetos ágeis”, afirma Eduardo Forte, Co Founder da Tallos.

 

Amanda Martins, Diretora Administrativa da Tallos, destacou: “Outro investimento importante que fizemos este ano foi no posicionamento de marca, com o foco em intensificar o nome ‘Tallos’ nacionalmente, além de termos realizado ações e eventos internos, com o objetivo de fortalecer nossos valores e cultura junto aos nossos colaboradores. Essas ações refletiram em prêmios angariados este ano, como o GPTW”, finaliza.

 

A Tallos integra o ranking “100 Melhores Pequenas Empresas para Trabalhar” no Brasil da consultoria global Great Place To Work (GPTW), a mais importante premiação mundial de Gestão de Pessoas. O resultado é fruto de avaliações e percepções dos próprios colaboradores sobre seu ambiente de trabalho e as práticas da empresa, mensuradas em pesquisa realizada em 2021. A cearense aparece na 64ª posição do ranking nacional. No ranking regional, a Tallos ficou em quarto lugar no Ceará.

 

Perspectivas para 2022

 

Para 2022, a Tallos projeta um crescimento superior a 100% na base de clientes de 2021. A ideia é otimizar a esteira de inbound marketing, inovar cada vez mais no produto, investir em tecnologias, Inteligência Artificial e otimização de processos. Além disso, a startup quer focar em segmentos estratégicos e um time formado por pessoas que são referência no mercado

impacto da pandemia da Covid-19 impôs desafios nunca antes enfrentados pelas startups, mas com resiliência e inovação, as empresas conseguiram enfrentar as adversidades, se reinventar e crescer

Na história do capitalismo, poucos eventos tiveram tamanho impacto na economia global como o trazido pela pandemia da Covid-19. Não se tem notícia de um acontecimento que tenha feito governos, empresas e cidadãos em diferentes partes do globo pararem suas atividades simultaneamente, como ocorreu em março de 2020. De forma inédita, o mundo adotou como estratégia o isolamento social para combater o avanço de um vírus desconhecido.

 

As restrições da pandemia não frearam o mercado de startups no Brasil em 2021, que continuou crescendo. De acordo com a Associação Brasileira de Startups, de 2015 até 2019, o número saltou de uma média de 4.100 para 12.700 startups criadas, representando um aumento de 207%. Hoje, o país tem 14.065 startups distribuídas em 78 comunidades e 710 cidades brasileiras. Um case de sucesso é a Tallos, startup cearense de tecnologia, que foi criada em 2017 e fecha o ano com números relevantes e consolidação no mercado em que atua.

 

“Em 2020, por causa da pandemia, tivemos um ‘boom’ de crescimento. Nosso grande desafio para o ano seguinte foi manter esse crescimento. Mas conseguimos ir além, em 2021, nós crescemos cinco vezes mais e fortalecemos a nossa base de clientes, investimos em inovação, no produto e reforçamos o nosso modelo de negócios. Somos uma startup e naturalmente evoluímos em um ritmo mais acelerado”, destaca Arthur Frota, CEO da Tallos.

 

O time da Tallos aumentou em 450% este ano. Com esse crescimento, a empresa passou a ocupar a cobertura em um prédio comercial, localizado no Polo Industrial de Maracanaú, para conseguir ter espaço suficiente para a equipe. A base de clientes da startup aumentou em 200% e ela fechou parcerias com grandes empresas, como: Betânia Lácteos, Hard Rock, Sapataria Nova e Casa Freitas, além de terem construído conexões importantes com o Cubo Itaú e o Cesar Labs, Hubs de inovação de destaque na América Latina.

 

A Tallos também se destacou no Ranking 100 Open Startups. A principal plataforma de conexão entre corporações e startups, divulgou em outubro deste ano, o Ranking 100 Open Startups 2021, que reconhece as startups mais atraentes para o mercado corporativo no Brasil e a Tallos se destacou alcançando a 9ª colocação na categoria de Customer Service. O ranking é construído com base no feedback de clientes. De acordo com dados da premiação, apesar da pandemia, a atividade de inovação aberta com startups dobrou no último ano. Para a edição 2021, foram declarados 26.348 relacionamentos de open innovation entre corporações e startups, enquanto em 2020 foram 13.433 relações declaradas.

Empreender para crescer

 

O empreendedorismo sempre fez parte da história da startup cearense, desde a sua fundação. Ela tem uma cultura ágil, que incentiva a criatividade em todas as áreas da empresa e isso é fielmente representado pelo Arthur Frota, que em 2021 recebeu o prêmio de Mindshifters da RD Station, uma das maiores empresas de automação em Marketing e CRM do Brasil. O termo em inglês “mindshifter” sintetiza características presentes em todas as iniciativas, que são inspirar, provocar e transformar. As indicações ficaram abertas ao público por meio de formulário e a RD Station recebeu no total 700 indicações. Entre os mais votados, Arthur foi reconhecido como uma das 10 mentes que mais se destacaram na área de Vendas do Brasil.

 

Em 2021, a Tallos ajudou empresas a revolucionar o atendimento digital. Foram 15 milhões de atendimentos realizados por meio de sua plataforma, 250 milhões de interações, sendo destas mais de 25 milhões com a ajuda da TAI, Inteligência Artificial própria da startup, que está presente em todos os estados do Brasil e este ano iniciou seu processo de expansão para a América Latina.

 

Investimentos realizados

 

“No decorrer deste ano diversos investimentos foram realizados na Tallos: novas contratações, tecnologias e sistemas foram adquiridos para fortalecer os processos e aumentar o desempenho de soluções para os clientes. O principal ativo de investimentos em 2021 foi em pessoas e no aumento da senioridade do time, o que resultou na aquisição de profissionais nas áreas de TI, marketing e planejamento, por exemplo. Fortalecemos massivamente o nosso time de tecnologia, não só em pessoas, mas todo um novo desenho de processo foi feito, com apoio de consultorias reconhecidas nacionalmente, olhando para uma cultura de projetos ágeis”, afirma Eduardo Forte, Co Founder da Tallos.

 

Amanda Martins, Diretora Administrativa da Tallos, destacou: “Outro investimento importante que fizemos este ano foi no posicionamento de marca, com o foco em intensificar o nome ‘Tallos’ nacionalmente, além de termos realizado ações e eventos internos, com o objetivo de fortalecer nossos valores e cultura junto aos nossos colaboradores. Essas ações refletiram em prêmios angariados este ano, como o GPTW”, finaliza.

 

A Tallos integra o ranking “100 Melhores Pequenas Empresas para Trabalhar” no Brasil da consultoria global Great Place To Work (GPTW), a mais importante premiação mundial de Gestão de Pessoas. O resultado é fruto de avaliações e percepções dos próprios colaboradores sobre seu ambiente de trabalho e as práticas da empresa, mensuradas em pesquisa realizada em 2021. A cearense aparece na 64ª posição do ranking nacional. No ranking regional, a Tallos ficou em quarto lugar no Ceará.

 

Perspectivas para 2022

 

Para 2022, a Tallos projeta um crescimento superior a 100% na base de clientes de 2021. A ideia é otimizar a esteira de inbound marketing, inovar cada vez mais no produto, investir em tecnologias, Inteligência Artificial e otimização de processos. Além disso, a startup quer focar em segmentos estratégicos e um time formado por pessoas que são referência no mercado