OFICINAS E GRANDES ENCONTROS NO MEMORIAL VALE NA PRIMEIRA SEMANA DE DEZEMBRO
O mês de dezembro começa no Memorial Vale com 2 oficinas de teatro e também dança, sarau, concerto, exposição, filme, contação de histórias, shows e um delicioso encontro online e ao vivo entre Déa Trancoso, Regina Machado, Ná Ozzetti e Mônica Salmaso. O evento Dança em Trânsito será presencial e integra as comemorações dos 10 anos do Memorial Vale. As demais atrações continuam online, nas redes sociais e no YouTube. O Memorial Vale está aberto para visitação e terá horário de funcionamento especial para o fim de ano: de 8 a 22/12, de terça a sábado, das 12h às 20h30, com permanência até as 21h. Domingo, o horário permanece o mesmo, das 10h às 15h30, com permanência até as 16h.
Confira os detalhes da programação:
01/12 – OFICINA: “IMPROVISAÇÃO: A EMPOEIRADA IDEIA DE PREENCHER BURACOS E FAZER QUALQUER COISA”, COM RAFAEL ELEOTÉRIO
Dia 1º de dezembro, quarta-feira, de 20h às 22 horas, o professor de teatro Rafael Eleotério fará uma oficina online para artistas e não artistas interessados em técnica teatral com ênfase em improvisação, tendo como base de estudo as metodologias teatrais desenvolvidas por Keith Johnstone sobre a espontaneidade e o desbloqueio das capacidades criativas do ator/improvisador. A oficina será via Zoom. Inscrições: enviar nome, idade e telefone para o e-mail: rafateatro@outlook.com, até o dia 1º/12, às 12h. A aprentação integra o projeto “Contemporâneo” e foi selecionada pela Convocatória de Programação do Memorial Vale 2021.
Nessa oficina a ideia é propor – a partir de jogos práticos e discussões – as possibilidades de se criar a partir de um repertório, afim de desbloquear as capacidades criativas do ator, para que improvisar seja algo prazeroso e não um pesadelo.Quando se fala em improvisar, muitas pessoas se sentem inibidas, incapazes de lidar com o inesperado e criar dentro de suas possibilidades e repertório. Alguns ainda partem da empoeirada ideia de que improvisar é começar do nada e preencher buracos. Será?
Rafael Eleotério é ator, produtor, dublador e professor de teatro, desenvolve sua pesquisa no campo da improvisação tendo como base de estudo as metodologias desenvolvidas por Keith Johnstone sobre o que desrespeita a espontaneidade e o desbloqueio das capacidades criativas do ator/improvisador.
1/12, 2/12 e 3/12 – OFICINA “DA MINHA TELA EU VEJO: TEATRO E EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO”, COM RAYSNER DE PAULA
Nos dias 1, 2 e 3 de dezembro, às 20 horas, o professor de teatro Raysner de Paula fará a oficina online “Da minha tela eu vejo: teatro e educação em tempos de ensino remoto”. A proposta é estabelecer um espaço de convívio virtual criativo voltado para interessados em exercitar as potencialidades imaginativas por meio da vivência, partilha e reflexão de práticas artísticas e inventivas mediadas por tecnologias de comunicação. Serão três encontros de duas horas que acontecerão a partir de videoconferência, em que experimentaremos exercícios criativos – atos performativos inspirados em jogos teatrais, improvisação e invenção de narrativas ficcionais para serem vividas por meio do ambiente virtual, em diálogo com as culturas da infância e juventude. O encontro será via Google Meet. Para se inscrever, é preciso enviar e-mail para: paraoraysner@gmail.com até 1º/12, às 17h30. O evento foi selecionado pela Convocatória de Programação do Memorial Vale 2021 e integra o projeto “Contemporâneo”, do Memorial Vale.
Raysner de Paula é artista, pesquisador e professor de Teatro. Nos últimos anos tem atuado como professor de Teatro na Educação Básica e conduzido projetos de formação no campo da Dramaturgia abertos às juventudes.É co-criador da plataforma “Da minha tela eu vejo”: processo criativo compartilhado com crianças e professores que leva em conta o uso criativo da tecnologia, a ocupação artística do espaço virtual e a criação de gestos artísticos ricos em teatralidade possíveis de serem gestados no tecnovívio. Concomitantemente, desenvolve trabalhos como dramaturgo e já teve seus textos levados à cena por diferentes grupos do Brasil e publicados pelas editoras Persperctiva e Javali.