Geral

Onde começar a investir em 2026? Cidades emergentes podem render mais, diz especialista

Onde começar a investir em 2026? Cidades emergentes podem render mais, diz especialista

Com o metro quadrado nas alturas em Balneário Camboriú, a rentabilidade migra para cidades limítrofes, as quais trazem modelos imobiliários distintos como lançamentos horizontais. A vizinha Tijucas (SC) é a bola da vez para quem busca ticket de entrada mais acessível e o ciclo de valorização de bairros planejados. A cidade oferece oportunidades para investimento em projetos de alto padrão previstos para lançamento no próximo ano.

——-
FOTOS PARA DOWNLOAD:
https://drive.google.com/drive/folders/1tqnzWKeI8omdlU6zGWmuj6jRvYgFmv0W?usp=sharing
——

Dezembro, 2025 – Enquanto o metro quadrado em Balneário Camboriú atingiu o patamar médio acima de R$ 14,8 mil (o mais caro do país), a vizinha Tijucas mantém crescimento ordenado e já sente os reflexos das cidades com recordes de valorização. Balneário Camboriú, distante cerca de 32 km, sugere que Tijucas possui uma margem significativa para desenvolvimento. O especialista em mercado imobiliário e diretor da Novo Ambiente Urbanismo, Ricardo Laus, destaca que, apesar de empreendimentos em Tijucas apostarem em um modelo diferente de Balneário Camboriú para traçar comparativos, muitos focado em projetos horizontais e na sustentabilidade, é natural um efeito de “transbordamento dessa valorização” e 2026 será a oportunidade de capturar esse ciclo.

“Tijucas vive um ritmo acelerado de crescimento urbano, em uma localização estratégica próxima de grandes centros e regiões já consolidadas, com acesso direto pela BR-101 e novos projetos que priorizam o planejamento ordenado da cidade. Para quem está começando a investir no setor imobiliário, isso significa entrar em um ciclo de valorização ainda em construção, com tíquete mais acessível do que mercados maduros, mas com um potencial relevante de ganho de capital e renda futura em uma área que vem recebendo novas empresas e geração de empregos”, afirma Laus.

Um dos projetos que entrarão nesse ciclo de crescimento, com lançamento previsto para o início de 2026, é o Rio Parque, primeiro bairro-parque de Tijucas. O projeto terá 460 mil metros quadrados com investimento inicial da urbanizadora estimado em R$ 50 milhões. O projeto vai integrar moradias, comércio, serviços, áreas de lazer, marina e um parque linear de aproximadamente dois quilômetros ao longo dos rios Tijucas e Oliveira. O bairro planejado de alto padrão ainda prevê drenagem, cabeamento subterrâneo, ruas arborizadas e forte integração com a natureza. A implantação será feita em duas etapas, com conclusão total prevista até meados de 2030.

“Comprar um terreno em um bairro planejado é uma estratégia ainda mais vantajosa para o investidor iniciante, porque ele entra no projeto num estágio inicial e participa de todo o ciclo de amadurecimento do entorno, com uma rentabilidade que pode chegar a 30% ao ano”, diz Laus.

Sobre a Novo Ambiente Urbanismo

A Novo Ambiente Urbanismo foi idealizada por Ricardo Laus, profissional com mais de 20 anos de experiência no setor e participação em projetos que somam mais de 4 mil lotes entre lançados e entregues. Ao lado de Jaqueline de Souza Laus, responsável pelas áreas de marketing e relações institucionais, a empresa atua no desenvolvimento de bairros planejados com foco em qualidade de vida, integração com a natureza e alto potencial de valorização. Naturais de Tijucas (SC), os fundadores acompanham de perto a evolução da cidade e têm como missão contribuir para um crescimento urbano sustentável e bem estruturado.

www.novoambienteurbanismo.com

Visualizar todas as imagens em alta resolução