Geral

Outono: descubra como harmonizar diferentes estilos de cerveja com pratos preparados com frutas, legumes e verduras da estação

 

Alguns estilos da bebida podem proporcionar uma verdadeira experiência gastronômica e surpreender com combinações inusitadas e diferenciadas

Conhecida por ser a estação que antecede o inverno, o outono começa no Brasil no dia 20 de março. O período é marcado principalmente pela temperatura mais amena, pela diminuição da umidade do ar, pela queda das folhas e pela maior incidência de ventos. Se no verão a preferência é por pratos mais leves ou então bebidas e sobremesas geladas, no outono, receitas mais elaboradas e refeições quentes acabam tendo mais saída.

Apesar de ser bastante lembrada e consumida no verão, a cerveja também combina bastante com o outono e os pratos consumidos durante esse período. Alguns estilos da bebida podem proporcionar uma verdadeira experiência gastronômica e surpreender com combinações inusitadas e diferenciadas. Para quem quer aproveitar o outono para saborear uma cerveja com pratos típicos dessa estação, Alexandre Vaz, mestre cervejeiro da Ashby, explica como realizar diferentes harmonizações, confira:

Pato com laranja

Sim, a laranja é uma fruta típica de outono. Mas se engana quem pensa que ela só pode ser utilizada na produção de sucos ou sobremesas, é possível inovar e servi-la até com proteína. Sendo assim, um pato com laranja pode ser apreciado junto com uma cerveja de fruta (fruit beer) feita com cerveja de trigo e suco de frutas de framboesa e pêssego. Exótica e super aromática, a acidez e o dulçor da laranja, a saborosa gordura do pato e a refrescância das frutas da cerveja fazem com que essa combinação seja única.

Bolinho de brócolis com queijo

O Brócolis é uma das verduras da estação. Sendo assim, uma dica de receita é o bolinho de brócolis com queijo. O prato combina com a famosa cerveja de trigo Weiss. Feita com maltes de trigo e de cevada, ela não é filtrada, o que a deixa naturalmente turva e acumula leveduras no fundo da garrafa. A alta carbonatação e o álcool ajudam a limpar o paladar – e também a “quebrar” o gosto de frituras.

Bolo de cenoura

Um clássico da gastronomia que agrada adultos e crianças, o bolo de cenoura é perfeito para um dia de outono com a família reunida. Pode parecer improvável, mas é possível harmonizar o bolo com uma cerveja Porter. Essa cerveja possui no aroma notas de chocolate, creme e café. Devido aos maltes tostados, é possível perceber aromas de biscoito e caramelo. 

 

 

Hambúrguer de batata-doce

Buscando uma receita de hambúrguer além da clássica com carne-bovina? Uma versão feita com batata-doce é capaz de surpreender o paladar de quem provar. Para acompanhar o prato, uma American Pale Ale é a mais indicada. De cor âmbar– resultado da combinação entre o malte de cevada e os lúpulos cítricos e florais norte-americanos – ela é bem macia no paladar. O malte presente na cerveja age em conjunto com o sabor do hambúrguer. Além disso, o amargor moderado suaviza a gordura do queijo e dos molhos.

Risoto de Palmito

Leve e saboroso, o risoto de palmito é uma ótima opção de prato para o outono. E um prato leve combina perfeitamente com uma cerveja leve, como é o caso da Pilsen. Refrescante e dourada, no paladar, é possível sentir um malte bem suave. No aroma, as notas de pão são sutis e deliciosas – e ainda há nuances bem leves de cereais.

 

 

Sobre a Ashby

Foi no ano de 1993 que Scott Ashby, americano que chegou ao Brasil em 1992, decidiu montar, na cidade Amparo, SP, a primeira Micro Cervejaria do Brasil, a fim de trazer ao país o conceito de cervejas especiais dos EUA. Scott, físico, apaixonado por cervejas, ingressou no curso Cervejeiro na Universidade da Califórnia no ano de 1990 e, logo em seguida começou a trabalhar na cervejaria americana Wasatch, onde permaneceu por dois anos. Antes disso, Scott já era homebrewer e produzia cervejas para seus amigos, que rapidamente consumiam toda a produção caseira.

E a diferenciação da empresa já começou quando pensou em montar uma fábrica na cidade de Amparo, SP, circuito das Águas Paulistas. Como essas bebidas são compostas por 95% de água, a qualidade desta na fabricação é extremamente relevante. Por isso, a Ashby, escolheu estrategicamente o melhor lugar para suas instalações. As águas de Amparo, além de conservar a pureza que brota da terra, têm um equilíbrio excelente entre sais e minerais tornando-a perfeita para a fabricação de chopes e cervejas de qualidade ímpar.

Foi graças à Ashby que o cenário do mercado nacional começou a experimentar um novo conceito de cervejas diferenciadas, o que antes era privilégio para poucos.

 

 

Imagens relacionadas


baixar em alta resolução

baixar em alta resolução

baixar em alta resolução

baixar em alta resolução

baixar em alta resolução

baixar em alta resolução