Médio PiracicabaMúsica

Paixão por tambores melhora desempenho escolar de menina de seis anos em Bela Vista de Minas

 

Aulas de música fazem parte do programa “Cidadãos do Amanhã”, que conta com o apoio da Fundação ArcelorMittal, que completa 35 anos em 2023

 

Crédito: Fundação ArcelorMittal

Crédito: Fundação ArcelorMittal

Pequenos detalhes podem fazer grandes diferenças. A garotinha Eloah Cardoso Moura, de apenas 6 anos, apresentou um salto qualitativo em sala de aula ao conhecer a percussão nas aulas de música da Associação Casa Nova, uma instituição apoiada pela Fundação ArcelorMittal, que faz parte do programa Cidadãos do Amanhã. Ali, a menina se apaixonou pelos tambores e, por meio deles, ganhou maior expressividade e maior foco e interesse pelos estudos. “A Eloah virou outra pessoa, as aulas de música a transformaram”, reconhece Indiamara Cássia Cardoso, mãe da menina.
Eloah sempre demonstrou ser esperta. Moradora do bairro Lages, em Bela Vista de Minas, à beira da BR-381, um local sem áreas de lazer ou de convivência para as crianças, ela aproveitou ao máximo desde que passou a conviver com as instrutoras, os colegas e as facilidades que encontrou na Associação Casa Nova. Lá, por exemplo, ela aprendeu letra cursiva antes de entrar para o Ensino Fundamental. Mas ao chegar a essa fase em seu percurso formativo, apresentou dificuldades. Além de ser hiperativa, Eloah não se concentrava nas tarefas. Cesta vez, a professora chamou a mãe e disse que sua filha tinha grande dificuldade para escrever, desenhar linhas retas e colorir.
“Fiquei bastante preocupada”, lembra Indiamara. “Até que um dia escutei sons de instrumentos aqui na Associação e fui ver do que se tratava: era uma aula de música, onde as crianças tocavam tambores. Pensei em colocar a Eloah para treinar e ela adorou tanto que não gostava de faltar às aulas. E por trabalhar bastante com as mãos, sua coordenação motora melhorou muito. A professora ficou espantada e me perguntou se eu a tinha colocado em alguma aula de reforço”, relata a mãe.
Além da melhora na escola, Eloah ganhou em capacidade de socialização. “Uma vez teve um evento bacana, uma palestra com um psicólogo aqui na associação Casa Nova e eu a levei. Achei que ela iria ficar quieta, porque ela era a única criança presente, mas ela participou de verdade, interagindo com o palestrante sobre o assunto que estava sendo tratado”, espanta-se Indiamara. “Achei muito interessante isso tudo.”
Por meio da Associação Casa Nova, Eloah já fez teatro e hoje também joga futebol. Mas ela é ligada mesmo em música. “Ninguém tira os tambores da mão dela”, relata a mãe.
Fundação ArcelorMittal: educação, cultura e esportes

Apoiar e promover oportunidades para pessoas como Eloah é o propósito da Fundação ArcelorMittal, que completa 35 anos de atividades neste ano de 2023. Núcleo de investimento e transformação social do Grupo ArcelorMittal no Brasil, com atuação em projetos nas áreas da educação, cultura e esportes, a instituição já alcançou mais de 11 milhões de pessoas em todo o país com suas iniciativas desde a sua criação em 1988.
Para contribuir para a democratização do acesso à cultura, por exemplo, a Fundação ArcelorMittal investe em projetos como o “Diversão em Cena”, o maior programa de formação de público para teatro infantil realizado em diversas cidades de todas as regiões do país. A Fundação ArcelorMittal é a maior incentivadora do esporte em Minas Gerais e está entre as cinco maiores do Brasil, atuando por meio das Leis de Incentivo.
Na educação, a Fundação ArcelorMittal promove a maior iniciativa de difusão da abordagem STEAM do país, que desenvolve conhecimento por meio de metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em projetos, a partir da resolução de problemas reais do dia a dia. Os projetos valorizam a contribuição coletiva dos alunos e a aplicação de conhecimentos e habilidades de diferentes áreas.